Macunáima

Alex
Atala
Mostra Unlimited 3ª edição
Mostra Unlimited 3ª edição
Assim como Macunaíma, a obra de Mário de Andrade, o projeto Macunáima herda muitas características desse personagem, filho da Floresta Amazônica. Exímio estudioso do folclore brasileiro, da nossa natureza e da população indígena, Alex Atala fez questão de trazer essa pequena diferença na entonação da palavra para o nome do seu projeto, em deferência aos povos originários.

A brilhante carreira como chef, vivendo de forma intensa a cozinha profissional e a familiar, desenvolveu no autor um domínio integral sobre os espaços, talento que foi a alavanca de inspiração, o motivacional para os primeiros esboços do ambiente. Com participação ativa em todas as etapas e tomadas de decisões, Atala também cede um pouco da sua personalidade para a construção de Macunáima, local onde a brasilidade pode ser vista e sentida.

Ao longo do processo de trabalho, o medo se transformou em desafio e paixão que, segundo ele, fizeram nascer o projeto de uma cozinha inovadora e, acima de tudo, confortável. O conforto como novo luxo, de fato, é revelado em pequenos detalhes, com os utensílios à mão, de fácil acesso, vindo até você, por exemplo, através de módulos sobre rodas.

Macunáima evoca as raízes brasileiras e faz brilhar a rusticidade de maneira natural e elegante. Em dois tons de uma reprodução de pedra bem forte, que são as lastras da linha Folk, o espaço é revestido de uma superfície arrojada e atemporal. Para marcar ainda mais a sensação de informalidade e irreverência, há também o contraste de materiais com a escolha de um porcelanato em mármore na cor verde, o Verde Alpi. Um projeto de viés natural e marcante. Um lugar para olhar e reconhecer a si, o Brasil, a sua alma, a sua formação cultural.
Atala Alex
Alex Atala @alexatala
O trabalho que o chef Alex Atala desenvolveu ao longo de uma carreira de mais de 30 anos, focado no aprimoramento de ingredientes, cores e sabores brasileiros, chamou a atenção dos especialistas. O chef possui uma coleção de prêmios nacionais e internacionais. Em 2013, fez parte da lista das 100 pessoas mais influentes da revista TIME. Nos últimos 13 anos, seu restaurante em São Paulo, D.O.M., é destaque frequente na lista de The World’s 50 Best Restaurants pela Restaurant Magazine. Em 2014, Atala recebeu o Prêmio Lifetime Achievement Diners Club na eleição South American 50 Best, pela mesma revista.

Em 2015, Alex se tornou o primeiro chef brasileiro a ter um restaurante de duas estrelas no Guia Michelin. O D.O.M. recebeu a honra e a mantém desde então. Além dele, o chef tem o Dalva e Dito e o Mercadinho Dalva e Dito. Também criado pelas mãos do chef, o Instituto ATÁ é uma iniciativa com a proposta de reunir conhecimento e alimentação, alimentar e cozinhar, cozinhar e produzir, produzir e natureza. Fundado em abril de 2013, o ATÁ é composto por uma equipe multidisciplinar que conta com fotógrafos, empresários, profissionais de publicidade, um antropólogo e um jornalista. Atala ainda é o organizador do Fru.to, seminário que reúne grandes nomes para debater o futuro do sistema alimentar global.

Foto: Marcus Steinmeyer

Vídeo