As operações estão organizadas em quatro unidades de negócios distintas: Portobello, Portobello Shop, Pointer e Portobello America.
O Portobello Grupo (PBG S.A.) é líder na indústria de revestimentos cerâmicos no Brasil, além de abastecer o mercado internacional, atendendo a 75 países. Suas operações incluem duas fábricas no Brasil e uma recém-lançada nos Estados Unidos, 25 lojas próprias, 133 franquias, duas unidades da Officina Portobello e nove Centros de Distribuição - sete no Brasil e dois nos EUA. Sediado em Tijucas, Santa Catarina, tem capacidade para produzir 45 milhões de m² de revestimentos cerâmicos anualmente somente no Brasil. Com uma atuação consolidada no segmento do varejo e, avançando na condição de empresa global, adota uma abordagem centrada no cliente e no design, que considera a gestão dos impactos e a geração de valor para os demais públicos de relacionamento..
Manifesto
O ambiente em que vivemos é a essência do nosso negócio.
Acreditamos que o design é a competência que nos torna únicos e inovadores, transforma a vida das pessoas e se manifesta nos nossos produtos, ambientes e experiências com a Marca.
Nosso ambiente de negócios é global, mas o design deve refletir o contexto local.
Nossa cultura, estratégia e gestão devem viabilizar a criação e distribuição do design Portobello, gerando valor para todos os públicos, através do nosso modelo integrado e puxado e com eficiência operacional indicada pelo lucro.
Sustentabilidade
Sustentabilidade para a Portobello significa ter consciência de suas ações, dos impactos de suas escolhas e entender a responsabilidade de ser parte integrante da sociedade e do ecossistema no qual vivemos.
Significa estar comprometida com toda a sua cadeia de produção e distribuição, ajudando a construir um futuro onde todos evoluímos juntos.
Design Portobello
Design natural.
Design autoral.
Moldura do olhar.
Limites que ampliam.
Espaços que acolhem.
Design de fora para dentro, de dentro para fora.
Design Portobello.
Propósito
Viver Design.
Transformar ambientes e emocionar pessoas.
Visão
Ser líder brasileira e protagonista global em soluções de revestimentos para ambientes, através do design e inovação.
Crença
A vida com design é mais inteligente, bonita e segura.
Todos os produtos Portobello são desenvolvidos de forma sustentável, respeitando a biodiversidade e o uso de recursos naturais. Dentro do processo produtivo, vale destacar quatro principais etapas:
Jazidas
A Portobello cuida da regeneração ambiental das jazidas respeitando a vocação natural de cada área. Além de seguir critérios pré-estabelecidos para gestão de impactos sociais e de licenças das jazidas, com auditorias periódicas a fim de promover a preservação da biodiversidade e o controle da qualidade da água.
Água
Além de possuir fontes próprias de captação, a Portobello reutiliza 100% da água no processo produtivo através da aplicação de um circuito fechado, que evita o uso desenfreado de um recurso tão essencial e limitado no planeta. Além disso, a Portobello investe em projetos para uso eficiente da água no processo produtivo.
Energia
O calor do próprio processo de produção das cerâmicas é reutilizado como fonte de energia. A Portobello investe constantemente em energias limpas e em tecnologia para uso cada vez mais racional dos recursos naturais. Atualmente, cerca de 50% da energia elétrica consumida pelo Portobello Grupo é de origem eólica, uma fonte de energia renovável.
Resíduos
99,9% dos resíduos gerados pela Portobello são ressignificados ou reciclados, promovendo uma economia circular e responsável: Uso de resíduos gerados na Portobello na fabricação das próprias embalagens de papelão; uso de resíduos de terceiro para composição das embalagens de plástico e papelão; logística reversa de embalagens dos Centros de Distribuição para a fábrica da Portobello; uso de resíduos plásticos gerados na Portobello para composição das lixeiras utilizadas na indústria.
Portobello em números
+3.434
+ 3.434 colaboradores
30.000
30 milhões de metros quadrados produzidos anualmente
R$ 1.4 BI
R$1.4 bilhões em receita bruta
Linha do tempo Portobello
Com mais de quatro décadas de história, o Portobello Grupo é pautado por iniciativas inovadoras que marcaram a sua trajetória e fizeram alcançar o patamar de um dos líderes globais na produção e comercialização de revestimentos cerâmicos.
2023
Inauguração da fábrica Portobello America em Baxter, Tennessee.
2022
Início da Construção da fábrica Portobello América nos Estados Unidos no estado do Tennessee.
Prêmio iF Design Awards 2022, o Oscar do Design na categoria Produto para o Cobogó Mundaú.
2021
Revestir 100% digital com mais de 40h de transmissão de eventos ao vivo.
Inauguração do Monumento Lastras na fábrica em Tijucas.
2020
Inauguração Fábrica Lastras
Implementação do Coletivo Solidário na rede Portobello Shop, com ações sociais como Campanha do Agasalho, Dia das Crianças, Natal Voluntário e Doação de Sangue.
2019
Aniversário de 40 Anos da Portobello
2018
Lançamento dos Grandes Formatos: 1,20x1,20, 80x1,60 e 1,20x2,40.
Lançamento da Portobello America, nos Estados Unidos
Adesão ao Movimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU
2017
Lançamento projeto Officina Portobello nas lojas de SC
2016
Início do projeto Officina Portobello.
Primeiro Projeto Loja Padrão com certificação Green Building Leed.
2015
Instituição do Portobello Grupo.
Abertura da Pointer, fábrica mais sustentável da América Latina
2013
Lançamento Grandes Formatos
2012
Portobello torna-se a maior empresa de revestimentos cerâmicos da América Latina
2011
Início da produção com a tecnologia de impressão digital
2010
Inovação em produto com o lançamento do porcelanato de espessura reduzida – Extra Fino – simultâneo às marcas italianas
2008
Expansão do Parque Fabril e consolidação da Rede de Lojas Portobello Shop com 100 lojas
Adesão ao Novo Mercado Bovespa
2005
Exportação atinge 60% das vendas
2001
Inovação em produto com o início da produção de porcelanato
2000
Implementação do uso do gás natural nas fábricas, uma fonte de energia limpa para fornos e secadores
1998
Lançamento da Rede de Franquias Portobello Shop
1996
Demos início à primeira etapa do projeto do Loteamento Alamandas, com a construção de 162 casas populares
1995
Implementação do primeiro forno a receber a tecnologia de recuperação de calor, com isso poupamos energia, reduzindo o impacto ambiental da produção
1993
Construção da nova Estação de Tratamento de Efluente industrial, o que possibilitou a separação de partículas sólidas para que fossem recicladas e voltassem à cadeia produtiva como matéria-prima.
1992
Início do outsourcing para trazer ao Brasil a mais nova tipologia cerâmica, o porcelanato importado a Itália.
1991
Inovação em produto com lançamento de revestimentos para fachadas. Abertura de capital
1987
Ampliação do Parque Fabril, atingindo 1 milhão de m2/mês.
1984
Inovação em produto com lançamento da 1ª linha de pisos para alto tráfego, a linha Carga Pesada.
1981
Primeiras exportações.
1979
Início das atividades cerâmicas da Portobello, motivadas não só pela veia comercial, mas pela vontade de transformar a comunidade de Tijucas