Elegância e praticidade. Conheça 16 dicas de decoração para sala infalíveis

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Nota 5,00 de 5, a partir de 1 votos).
Loading...

Escolher os detalhes no momento da criação de um ambiente, desde um objeto até a definição do porcelanato, é um exercício de puro prazer. Com algumas orientações simples, é possível unir funcionalidade, praticidade e elegância na decoração para sala, por exemplo.

Versáteis, resistentes e duráveis os porcelanatos são peças fundamentais para criar um ambiente bonito e agradável. Há uma variedade de cores e texturas para deixar o espaço receptivo, confortável e aconchegante.

Abaixo selecionamos sugestões especiais e dicas de decoração para a sala que vão fazer toda a diferença no momento da composição desse ambiente. Como a integração dos cômodos faz parte da maioria dos projetos arquitetônicos, o principal objetivo é harmonizar os ambientes, fazendo com que eles conversem entre si.

1 – Baseie a decoração para sala em uma cor especial

Escolha uma parede ou móvel para trocar a cor e use isso como ponto de partida. Lembre-se dele sempre para compor o restante da decoração e de preferência, busque sempre uma continuidade visual.

2 – Determine a função do ambiente

Avalie como e para que a sala será usada. Se o cômodo vai abrigar a família toda para assistir TV. Ou se é apenas uma sala de estar, onde nem sempre vai ter pessoas circulando.

3 – Recicle o mobiliário

Se você já possuir um móvel, não há necessidade de se desfazer dele. Um sofá, por exemplo, pode ser reformado com a simples troca da cor do tecido. Depois invista em almofadas com estampas diferentes, mas que sigam os tons do decor.

4 – Decore com porcelanato amadeirado

O porcelanato amadeirado cria harmonia entre os ambientes, especialmente se forem abertos como é o caso de muitas construções. A Linha Pau Brasil é apresentada em três versões. O tradicional tom natural, outra com nuance marfim e a versão com a cor mais escura, que foi desenvolvida após a aplicação do extrato de nogueira. A coleção impressiona pela beleza da cor.

5 – Padronize o estilo dos móveis

Para a sala de jantar é fundamental que você siga o estilo de decoração do restante da casa. Se os móveis forem arredondados a mesa deve seguir a mesma linha. Se forem quadrados, o corte precisa ser o mesmo.

6 – Menos é mais

Mantenha um espaço considerável para a boa circulação das pessoas. Não adianta você incluir no decor uma mesa de jantar com seis cadeiras, se as pessoas vão ficar apertadas e desconfortáveis. O importante é criar um clima aconchegante e agradável. As mesas com tampos de vidro são modernas e dão a sensação de que são maiores.

7 – Preocupe-se com as áreas de circulação

Ainda sobre as mesas, o espaço entre a parede e as cadeiras precisa ser no mínimo de 80 cm. Entre as cadeiras, o ideal é que sejam disponibilizadas com uma distância de 50 cm para que os cotovelos não fiquem se esbarrando. No entanto, se o espaço for limitado, 30 cm é o suficiente.

8 – Tons claros para cômodos pequenos

Para um cômodo pequeno, uma dica de decoração para sala é a aplicação de tons claros para criar a sensação de amplitude. As coleções de porcelanato que reproduzem o mármore são elegantes e funcionais. A versão polida da Linha Broadway esbanja classe e sofisticação através de sua superfície em tons claros e grande formato 60 x 60 cm.

9 – Defina uma paleta de cores

Baseie a sua decoração na escolha da paleta de cores e busque por objetos e obras de arte que combinem. Os elementos escolhidos para compor o restante da decoração precisam conversar entre si para que o ambiente não fique carregado demais. Bom senso nesse momento é a palavra-chave.

10 – Um bom tapete faz toda a diferença

O tapete é muito usado nesse tipo de decoração. Você pode seguir a linha tom sobre tom, ou investir nele como protagonista. Usar um tapete de cor mais forte e combinar o restante da decoração tendo ele como o item principal.

11 – Aposte em espelhos

O uso de espelhos é comum na decoração dos ambientes. Na sala de jantar ele é usado com bastante frequência com o objetivo de ampliar o espaço. Tome cuidado com o tamanho para que não fique grande demais e acabe deixando o cômodo carregado.

12 – Invista em móveis de madeira

Para criar uma sala mais aconchegante e charmosa, invista em móveis de madeira. Aqueles que lembram a casa da sua avó, por exemplo.

13 – Decore com quadros

O uso de quadros é outra interessante dica de decoração para a sala de jantar. Certifique-se de ele fique 30 centímetros acima dos convidados quando estão sentados e não seja largo demais. Quanto às molduras, o ideal é que sejam da mesma cor do móvel ou sem moldura, apenas protegidos com vidro.

14 – Tons mais intensos para ambientes contemporâneos

Com tons mais acentuados e textura intensa, a Linha Gotham na versão Cave, é um porcelanato criado através da mistura de um mix de elementos como rochas e pigmentos. Seu grande formato 90 x 90 cm inspira a criação espaços com identidade. Para um ambiente contemporâneo e moderno.

15 – A iluminação faz toda a diferença

A escolha de uma boa iluminação é sem dúvida uma dica de decoração para a sala infalível. Faça uso de pendentes e luminárias e crie a possibilidade de ter uma iluminação indireta. Outra sugestão é rebaixar o teto com gesso e embutir pequenas lâmpadas para a área central.

16 – Não desperdice espaço com aparelhos eletrônicos

Se a sala não dispõe de um espaço amplo e vai comportar os aparelhos eletrônicos como TV e DVD, uma estratégia é instalar pelo menos a televisão na parede. Desta maneira, ela ocupa menos espaço. Os outros dispositivos eletrônicos podem ser acomodados em um aparador, por exemplo. Evite armários grandes para não comprometer a passagem.

A decoração de um ambiente é um exercício perfeito para usar toda a sua criatividade. Trazer a sua personalidade para cada ambiente e deixar ele do jeito que você idealiza é sensacional. A melhor ferramenta em relação às dicas de decoração para sala é seguir o seu estilo. Sempre. Busque no seu coração o que realmente quer sentir no momento que estiver curtindo o cômodo.

Pesquise, estude e, sempre que possível, busque a ajuda de profissionais especializados para te auxiliar nessa tarefa. Em uma das lojas da rede Portobello Shop, por exemplo, você pode conhecer todas as novidades e tendências de 2017 para deixar a sua casa incrível.

Vamos ficar satisfeitos em poder fazer parte desse momento.

Até mais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *