bancadas-de-porcelanato-cerâmica

As bancadas de porcelanato

Hoje, as queridinhas da vez são as bancadas de porcelanato! Por isso, selecionamos inúmeras sugestões para você decorar a cozinha, os banheiros e até a área de serviço com esse elemento super funcional.

Provenientes das versáteis cozinhas americanas, que fazem parte de uma grande parcela dos novos projetos de casas e apartamentos, as bancadas de porcelanato são uma ótima aposta para integrar os ambientes.

E o estilo não importa! Rústico, sofisticado, minimalista ou vintage, o que vale aqui é a criatividade, o bom gosto e a praticidade de poder ter tudo à mão, sempre.

bancada-de-porcelanato-cozinha-marmi-classico

Na cozinha, o uso de banquetas deixa as bancadas de porcelanato ainda mais convidativas, possibilitando que as pessoas sentem ao seu redor, para conversar enquanto a comida é preparada. Nelas também é possível embutir móveis, nichos e eletrodomésticos para aproveitar ainda mais os espaços do local.

bancada-banheiro-marmi-classico-nero-marquina

No banheiro, as bancadas de porcelanato podem ser as protagonistas que ditam o estilo do ambiente. Por ser um material resistente, com baixo nível de absorção de água, o porcelanato casa perfeitamente com a umidade do banheiro e o assentamento pode ser feito sobre alvenaria ou sobre uma estrutura metálica de sustentação.

6 dicas práticas para decorar com bancadas de porcelanato

O estilo e a sofisticação são essenciais na hora de decorar os ambientes com as bancadas, mas o conforto e a mobilidade não devem ser deixados de lado.

Na cozinha, prefira as banquetas

Uma bancada de cozinha tem entre 85 cm e 93 cm de altura, sendo 90 cm a altura padrão ideal, ou seja, é alta para cadeiras comuns, com 73 cm a 80 cm de altura. Por isso, as banquetas com altura regulável são apostas certeiras. Para saber o número exato de banquetas, calcule 60 centímetros de largura para cada peça.

Não se esqueça do conforto

Quando o balcão serve de mesa de jantar, aposte em banquetas mais confortáveis (com encosto alto e acolchoadas), já que as pessoas vão permanecer mais tempo sentadas. Dê preferência para aquelas feitas de materiais de fácil limpeza, como madeira, plástico reforçado, acrílico ou até mesmo tecidos impermeáveis.

dicas-para-decorar-bancada-de-porcelanato

Preste atenção às dimensões

Se a profundidade for menor que o diâmetro de um prato de refeição normal, a funcionalidade da bancada fica diminuída. Não esqueça que, além das cadeiras, é necessário reservar espaço para as pernas. Um mínimo de 15 cm de área livre abaixo da bancada é o bastante. Já o espaço de circulação mínimo em uma cozinha deve ser de 60 cm.

Aproveite os espaços do banheiro

Se você tem um banheiro ou lavabo pequeno, pode fazer com que a bancada se estenda por cima do vaso sanitário, como uma faixa fina. Desta maneira, o cômodo irá parecer maior e oferecerá um apoio para itens que não caberiam em uma superfície de tamanho reduzido, como enfeites, flores, sabonetes e difusores.

Atente-se ao tamanho dos armários

Os armários que ficam embaixo da bancada devem ter entre 50 cm e 60 cm de profundidade, com base de alvenaria de 5 cm a 7 cm de altura ou suspensos a 10 cm ou 15 cm do piso.

Cuidado ao instalar o cooktop

Se quiser um cooktop na bancada de porcelanato, lembre-se que, antes da instalação, é preciso ter um nicho pronto para ele. Não se esqueça de colocar um exaustor para diminuir odores pela casa.

bancada-de-porcelanato-liverpool-mineral-colorissima
Aqui foram unidos os revestimentos das linhas Liverpool, Mineral e Coloríssima. Um conjunto que deu certo.

 

bancada-de-porcelanato-vila-mada
Essa bancada é revestida pelos azulejos da linha Vila Madá. Resultado alegre e moderno!

 

bancada-de-porcelanato-banheiro
Os banheiros também ficam incríveis com bancadas de porcelanato.

 

bancada-de-porcelanato-madeira
Bancada com porcelanato de madeira. Alternativa sustentável, versátil e durável.

 

bancada-porcelanato-cozinha-
Junto a outros objetos de decoração o revestimento cerâmico traz personalidade ao ambiente.

 

linha-village-bancada-de-porcelanato-ecodiversa-parede
Ficou incrível a Linha Village na bancada e a Ecodiversa revestindo a parede.

 

E então, já se rendeu ao charme das bancadas de porcelanato?

Se você quiser saber mais sobre cada um desses produtos, acesse o site da Portobello.

Um abraço e até mais!

6 Responses
  1. Amei todas as sugestões.
    Estou pra construir e isso só me deixa mais empolgada

    1. Que demais, Adriana!
      Adoramos o seu comentário.
      Se tiver dúvidas, ou quiser mais ideias e sugestões, estamos aqui!
      Grande abraço,
      Equipe Portobello

  2. Boa noite!
    Quero fazer as bancadas e cubas do meu apartamento em porcelanato Portobello e gostaria de saber se vocês possuem profissionais habilitados para estes trabalhos em Florianópolis.
    Obrigada.

  3. Estou construindo e a cozinha da minha casa é grande. Quero construir uma bancada separando a cozinha da sala de jantar. Fica adequado colocar uma mesa na cozinha ou já que tem a bancada não deveria ser colocado mesa na cozinha? Por favor, aguardo uma orientação. Grata!

    1. Olá Andrea!
      É uma questão de estilo.
      A bancada não substitui a mesa e nem ao contrário.
      Na bancada você pode deixar os pratos com as comidas e as bebidas quando for receber visitas.
      Muitas vezes na cozinha você utilizará a mesa para atividades mais práticas do dia a dia.
      Escolheríamos ter as duas!

      Grande abraço!
      Equipe PB

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *