casas cúbicas rotterdam holanda

Arquitetura — As Casas Cúbicas de Rotterdam

Rotterdam é a segunda maior cidade dos países baixos — a primeira é Amsterdam —, localizada na província de Holanda do Sul. É uma cidade holandesa com arquitetura moderna e original.

casas cúbicas rotterdam holanda
Rotterdam

Na cidade, os turistas ficam sempre muito impressionados, pois há muito para ver em Rotterdam além do maior complexo portuário do mundo. Com mais de trinta museus para serem visitados, a arquitetura histórica da cidade contrasta com os arranha-céus e espetaculares construções ultra modernas, onde as Casas Cúbicas se destacam como curiosa atração turística.

casas cúbicas rotterdam holanda
As famosas casas cúbicas.

O projeto foi apresentado em 1978 pelo arquiteto Piet Blom, a construção começou em 1982 e ficou pronta dois anos mais tarde. O desenho assimétrico exclusivo surpreende pela originalidade e agrada os curiosos.

Embora o projeto tenha sido apresentado em 1978, a construção somente teve inicio em 1982, ficando pronta em 1984.

casas cúbicas rotterdam holanda
O projeto foi apresentado em 1978 pelo arquiteto Piet Blom.

O projeto inicial era de 74 casas e um centro cultural, sendo que a versão final e definitiva ficou composta por um centro comercial, uma escola, uma torre de apartamentos e 38 casas, uma das quais podendo ser visitada como museu.

Quem teve oportunidade de conhecer o interior dessas curosisas casas, diz que a sensação é um pouco agoniante, pois as paredes convergem para um ponto e dão a impressão de que tudo está somente encaixado. A única desvantagem, além da possível claustrofobia, é que, apesar de uma área total de 100 metros quadrados, a estrutura angular significa apenas 1/4 do que o espaço é realmente utilizável.

casas cúbicas rotterdam holanda
Interior das curiosas casas.

Estruturalmente, os cubos ficam inclinados em um pólo hexagonal, e são compostos de pisos e pilares de concreto e enquadramentos de madeira. Na parte interior, as casas são divididas em três níveis acessados através de uma escadaria estreita. O nível inferior é uma área triangular utilizada como sala de estar. No nível médio ficam o quarto e banheiro, e o mais alto nível é uma área de reposição usado tanto como um segundo quarto ou outra área de estar. O mobiliário também causa uma sensação estranha dando a impressão que foi colocado a força para encaixar nos espaços angulosos.

Completando o desenho inclinado, as paredes e as janelas estão todas num ângulo de 54,7 graus, proporcionando excelentes vistas sobre a área circundante.

casas cúbicas rotterdam holanda
Destaque para a única casa na cor roxa.

As casas cúbicas também tem o objetivo de representar uma floresta abstrata. De acordo com Blom, o topo triangular de cada casa é suposto representar uma árvore abstrata, que, quando conectada com o seu vizinho, torna-se um mar de árvores em uma floresta amarela.

casas cúbicas rotterdam holanda
A floresta amarela.

 

E você? Moraria em uma delas?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *