Água
Água

Água

A fluidez da água e a força mecânica dos moinhos transforma a argila em um pó finíssimo
Volume total de água industrial reciclada e reutilizada (m3)

As operações da Portobello em Tijucas, Santa Catarina, operam com um circuito de água 100% fechado, o que garante que todo o insumo utilizado na produção (exceto a parte que evapora) seja tratado e reutilizado. As duas estações de tratamento separam a água limpa do lodo, reaproveitado no processo produtivo. No período, foram recicladas e reutilizadas 378.319 m³ que representaram cerca de 50% do consumo anual. Os demais 50% são provenientes de fontes próprias superficiais e subterrâneas e repõem o volume perdido com a evaporação e as demandas dos banheiros e refeitórios. A Pointer, em Alagoas, opera com a fabricação de cerâmica via seca, que utiliza 70% menos água que o processo via úmida, empregado em Santa Catarina. Este método não usa água para misturar a argila, etapa que mais demanda o insumo no sistema tradicional. A unidade conta com uma tecnologia de tratamento, que retira os resíduos da água, essencialmente argila e esmalte, que são reaproveitados internamente. Depois de tratado, o insumo é direcionado para um lago artificial dentro da fábrica.

A partir de janeiro de 2022, entrará em operação um circuito fechado, que permitirá o retorno para a operação de 100% desta água. No ano, a Pointer consumiu 44.362,4m³ de água. Em 2021, as unidades Portobello consumiram um total de 421.373,51 m³ de água. Os efluentes dos banheiros e refeitórios, 9,05 m³/hora no ano, após tratados segundo os padrões estabelecidos pela Resolução CONAMA 430/2011 e Lei 14.675/2009, foram direcionados para a rede pública de esgoto. A empresa acredita que é possível reduzir o consumo de água, visto que vivenciamos a maior crise hídrica dos últimos 90 anos, com impactos sensíveis em toda a sociedade, inclusive na geração de energia. Dessa forma, iniciou um movimento para alcançar este propósito. Funcionários, de diversas áreas e unidades fabris, atuam como Embaixadores do Meio Ambiente e colaboram com ideias. São ações como troca de equipamentos, identificação e eliminação de vazamentos, entre outras. Em 2021, a iniciativa reduziu o consumo de 15,49 L/m² produzido para 13,47 L/m².

A Portobello também participa ativamente das discussões locais para ampliar a resiliência da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, fazendo parte Comitê da Bacia Hidrográfica, que reúne o poder público, organizações da sociedade civil e outras empresas.