Água

Água

A fluidez da água e a força mecânica dos moinhos transforma a argila em um pó finíssimo
Volume de água captado para produção cerâmica (l/m2)
Volume total de água industrial reciclada e reutilizada (m3)

A Água é um recurso essencial e limitado planeta. Por isso, otimizamos sua utilização em ambas as unidades fabris e também nas operações de varejo.

Na unidade fabril de Tijucas (SC), trabalhamos com processo produtivo de Circuito Fechado de Água. Ou seja, toda a água utilizada na produção é tratada e reincorporada ao processo. Há perda apenas da água evaporada, que sai como vapor branco das chaminés da fábrica.

Acompanhamos de perto o consumo de água industrial, por meio do indicador Consumo de Água Potável. Ganhamos o Prêmio Empresa Cidadã 2020, na categoria preservação ambiental, com o case “Uso eficiente da água em sua operação, em novembro de 2020. Para 2021, estamos criando o Projeto Água, em que nossos colaboradores poderão participar mais ativamente da gestão e diminuição do consumo de água industrial.

A nossa evolução tecnológica se dá, também, pela substituição sistemática de equipamentos. Investimos em equipamentos que consomem o menor volume de água possível, como a nova retífica a seco, implantada na etapa de beneficiamento dos produtos. A meta para 2021 é captarmos 13,21 litros de água por m2 de cerâmica produzida.

A água captada vem de fontes próprias, de superfície e subterrâneas, próximas à indústria. Cuidamos da preservação ambiental das áreas que cercam nossas águas. Ainda, participamos do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, apoiando ações e tomadas de decisão. Em 2020, houve maior consumo de água subterrânea e menor consumo de água superficial, devido à estiagem que afetou Santa Catarina.

Na unidade fabril de Marechal Deodoro (AL), trabalhamos com a fabricação de cerâmica via seca, que elimina a necessidade de água no processo de moagem, sendo utilizada apenas nos processos de esmaltação e polimento. Em comparação com a via úmida, utilizada na unidade fabril de Santa Catarina, em 2020, a via seca utilizou 4,39 litros para produzir um metro de quadrado de cerâmica, enquanto na via úmida foram 14,79 litros.

Ainda em Alagoas, a água também vem de fontes próprias, porém todas subterrâneas. Após o uso industrial e sanitário, a água é tratada e descartada, atendendo padrões de gestão ambiental.

Na rede Portobello Shop, incentivamos o consumo consciente de água. Para os próximos anos, estamos trabalhando para a padronização na gestão desse recurso. Orientamos que as caixas sanitárias dos banheiros das lojas sejam dual flush, mais econômicas, e que a lavagem dos vidros seja a seco. Nas lojas em que é possível, há captação de água da chuva.