Sertões

Francisco
Oliveira
CASACOR | MG 2021
CASACOR | MG 2021 EDIÇÃO MINAS GERAIS
A criação de um lounge cenográfico, no ponto alto do jardim do Palácio das Mangabeiras e tendo a Serra do Curral como horizonte, foi o ponto de partida para elaborar o programa arquitetônico do ambiente de estar e apoio ao bar do restaurante para a interação entre paisagem e pessoas.

Solucionadas as demandas da arquitetura, juntamente com o tema da CASACOR Minas 2021, “A Casa Original”, o olhar do arquiteto e designer para a Serra do Curral banhada pelo pôr do sol é traduzido por uma paleta terracota com espectros de formas, texturas e materiais em referência a uma arquitetura vernacular modelada no barro.

Da trama entre o briefing, tema da mostra e inspiração da paisagem, nasce o nome Sertões pela sua aridez, força, resistência e beleza extraídas do barro.

Neste contexto poético repleto de contrastes e cercado por obras de artistas mineiros, acontece o lançamento do Balanço Adélia, a releitura das Luminárias São João em versão para piso e a Linha de Sofá Cacique.
Oliveira Francisco
Francisco Oliveira @franciscooliveira_arq
Francisco Oliveira é arquiteto e urbanista (UIT) e pós-graduado em Design de Móveis (UEMG). Com projetos autorais alinhados à memória e cultura local, experimenta diferentes formas e materiais no desenho de móveis e luminárias. Acredita que o design emocional pode trazer significados aos objetos e influenciar a relação do usuário com os produtos.

Fotografia: Bárbara Dutra