Resíduo Zero

Resíduo Zero

Nosso patamar de reciclagem, reutilização e recuperação dos resíduos gerados no processo produtivo da Portobello é maior que 99%. A cada ano nos aproximamos mais do resíduo zero
Materiais provenientes de reciclagem na massa cerâmica (%)
Destinação de resíduos
Portobello America
96,09% Reciclagem
interna
3,84% Reciclagem
externa
0,07% Aterro

Na unidade fabril de Tijucas (SC), 99,9% dos resíduos gerados são ressignificados ou reciclados, promovendo uma economia circular e responsável. Fazemos a gestão de todos os resíduos, tanto os industriais, quanto os de instalações administrativas, de ambulatório e de refeitório.

A maior parte dos resíduos é reincorporado ao próprio processo produtivo, compondo a massa cerâmica. É o que chamamos de reciclagem interna. O que não podemos aproveitar na massa, como metais, papelão, óleo, correias, sucata de informática, entre outros, é encaminhado para reciclagem externa. Apenas 0,07% dos resíduos não é reciclado, encaminhado para aterros. Estamos caminhando para o resíduo zero, com o objetivo de eliminar completamente essa porcentagem.

Todo o papel utilizado nas embalagens é reciclável, assim como toda a madeira dos pallets é de reflorestamento. Uma iniciativa de logística reversa é desenvolvida nos Centros de Distribuição, recuperando pallets e suportes metálicos que podem ser reutilizados. Em 2020, retornaram 3.088 pallets e 4.254 suportes.

Na unidade fabril de Marechal Deodoro (AL), em 2020 começamos um projeto para a destinação correta dos cacos de cerâmica. Intensificamos a reincorporação desse resíduo na massa cerâmica e também o destinamos para reciclagem externa. Mais especificamente, para uma empresa parceira que utiliza nossos cacos como matéria-prima para fabricar cimento.