Terra

Terra

A matéria-prima da cerâmica é a própria terra, retirada de camadas não profundas e, em sua maioria, de áreas próximas à indústria
  • 90mil m2 de área recuperada
  • 200 mudas nativas plantadas na jazida de Cedro, em São João (SE)
  • 100% fornecedores submetidos a avaliação ambiental

As atividades de mineração demandam especial atenção para minimizar os possíveis impactos na biodiversidade. Nossa matéria-prima vem de fontes próprias e terceiras. As jazidas próprias da Portobello representam 15% das atividades de extração. Temos protocolos de recuperação após a exploração, respeitando a vocação natural da áreas. Em 2020, promovemos a recuperação ambiental de 90 mil m2, ou 9 hectares, em seis diferentes áreas exploradas pela Mineração Portobello.

Por exemplo, na jazida de Cedro, em São João (SE), realizamos o plantio de 200 mudas nativas em 2020. Como o clima local é tropical semi-árido, sem chuvas em boa parte do ano, implantamos um sistema de irrigação por gotejamento, que distribui a água lenta e diretamente na zona radicular das plantas. Assim, garantimos que as novas mudas receberão a irrigação necessária para se desenvolverem, sem perdas de água por evaporação. O solo no entorno da muda fica sempre úmido, utilizando a menor quantidade de água possível.

Também fazemos a gestão dos insumos de mineração fornecidos por terceiros. Nesses casos, seguimos critérios pré estabelecidos para gestão de impactos sociais e de licenças das jazidas, com auditorias periódicas a fim de promover a preservação da biodiversidade, o controle da qualidade da água e a redução da emissão de CO2. Em 2020, realizamos avaliação de impacto ambiental em todos os 16 fornecedores. Nenhum deles apresentou atividades causadoras de impactos ambientais significativos.

Além da extração, estamos atentos também à sustentabilidade do descarte dos materiais. A cerâmica é composta, quase em sua totalidade, por terra. Por isso, quando corretamente descartada, não causa impactos ambientais. O descarte deve ser feito em recipientes de empresas devidamente habilitadas, que encaminham para a reciclagem. A cerâmica é, então, triturada, e vira insumo para a construção civil. As instruções de descarte estão detalhadas no Manual do Cliente Portobello Shop. É objetivo da empresa compartilhar, cada vez mais, essas boas práticas.