saúde no inverno

Saúde no inverno: cuidados para o dia a dia

O inverno começou e o tempo frio exige atenção para que nossa saúde não seja afetada. As temperaturas mais baixas já são sentidas há algumas semanas, como na região serrana de Santa Catarina, onde elas alcançaram índices negativos. Por isso, mesmo quem já está acostumado com o tempo gelado, precisa adotar algumas medidas para cuidar da saúde no inverno.

 

Lembre-se de ingerir bastante líquido

Essa costuma ser uma das principais recomendações para preservar a saúde no verão. Mas você sabia que ingerir líquidos é muito importante também no inverno? É fato que no inverno sentimos menos sede e por isso, acabamos bebendo menos água, entretanto, isso é um erro. Uma boa hidratação – os médicos orientam a beber de 1,5 a 2 litros por dia – ajuda a manter a pele, os cabelos e as unhas saudáveis. No caso do maior órgão do nosso corpo, a pele, a boa hidratação evita o ressecamento e coceiras. Portanto, mesmo se estiver sem sede, procure se hidratar de hora em hora.

 

Evite banhos muito quentes

Para espantar o frio, não tem nada mais acalentador que um bom banho quente. Porém, é preciso ter cuidado com a temperatura da água. Um banho muito quente pode provocar secura, desidratação e até flacidez na pele. Isso ocorre porque a água quente retira toda camada protetora e que hidrata naturalmente a nossa pele. Quem sofre com algum tipo de doença de, como urticária, deve redobrar a atenção. Outro fato ruim para a pele é o uso excessivo de sabonetes, que também prejudicam nossa hidratação natural.

 

Atenção redobrada com a alimentação

Para manter a saúde no inverno é essencial cuidar da alimentação. Nesta época mais fria, sem os nutrientes necessários, o corpo perde imunidade e pode ser atacado facilmente por doenças como gripes e resfriados. Além disso, para manter-se aquecido, o corpo gasta mais energia no inverno. Por isso, é preciso aumentar o consumo de calorias. Alimentos saudáveis como verduras, legumes e frutas devem estar presentes nas refeições.

Segundo o Conselho Federal de Nutrição (CFN), “mesmo nos dias de frio, o consumo de vegetais, é essencial, pois aumenta a saciedade”. Além disso, esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais e são uma fonte saborosa para hidratar o organismo, já que são ricos em água. A dica do CFN é consumi-los in natura, em sopas ou em outras preparações, como cozidos, assados ou refogados.

 

Dormir bem é fundamental

Especialistas garantem que um ambiente mais fresco é melhor para a qualidade do sono. Mas as temperaturas muito baixas também podem prejudicar uma boa dormida. Por isso, vista-se com roupas quentes, proteja seus pés (os primeiros a sentir a queda na temperatura) e não economize na quantidade de cobertores. Se for possível, ajuste a temperatura do quarto para que o ambiente fique agradável e não atrapalhe seu sono. O descuido na hora de dormir pode facilitar o ataque das doenças mencionadas acima e prejudicar sua saúde no inverno.

 

Mantenha-se agasalhado

Proteger-se de ventos e correntes frias, principalmente quando estiver na rua ou em locais descobertos, é o mais básico dos cuidados que se deve ter para manter a saúde no inverno em dia. Portanto, não esqueça de levar um agasalho mesmo que saiba que vai para um ambiente aquecido. No deslocamento de casa para o trabalho ou para qualquer lugar, é preciso estar bem agasalhado. Essa atitude irá evitar o aparecimento de gripes e resfriados.

 

 

Sabendo da importância de se manter o corpo aquecido no inverno, a Portobello iniciou uma campanha de doação de agasalhos, que ocorre até o dia 30 de junho. As contribuições podem ser entregues na portaria da empresa, em sua diretoria ou em no Espaço RH. São aceitos como doação roupas, calçados, roupas de cama, cobertores, entre outros. Todas os itens doados serão entregues a entidades filantrópicas de Tijucas.

Outra iniciativa para contribuir com o bem estar dos colaboradores foi a disponibilização da vacina contra a gripe, que ocorreu em maio. Todos os colaboradores da Portobello que manifestaram interesse receberam a vacina gratuitamente ou o reembolso do valor (unidades fora de Tijucas).


Deixar comentário