como-economizar-energia

Como economizar energia elétrica: 5 ações para fazer em casa

Você sabia que a adoção de medidas de redução do consumo de energia elétrica pode resultar em uma economia de até 35% na sua conta de luz? Quem garante é a Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor que, em 2013, realizou uma pesquisa para verificar quais hábitos são adotados pelos brasileiros sobre como economizar energia elétrica e reduzir a conta no final do mês. A pesquisa mostrou que apenas 32% de um total de 1.945 pessoas que responderam à pesquisa disseram tomar ao menos uma atitude para economizar esse recurso.

Mas por que reduzir o consumo? Além de garantir a economia de dinheiro, o uso consciente de energia elétrica é primordial para o meio ambiente. Como se sabe, além de ser um processo caro, produzir energia elétrica causa danos ambientais. As hidrelétricas constituem a principal matriz energética do país e suas instalações acarretam em mudanças nas paisagens de rios, vegetação e toda biodiversidade ao redor das usinas. No caso das termoelétricas, a geração emite gases de efeito estufa, com a queima de óleo e carvão usados em seu processo. Por isso, mesmo se não houvesse a preocupação em gastar menos com energia elétrica, seria preciso considerar os impactos ambientais que esse consumo acarreta.

 

Veja cinco dicas de como economizar energia elétrica em sua casa

como-economizar-energia

 

1 – Aproveite ao máximo a luz do sol e a ventilação natural

Se você ainda não sabe como economizar energia elétrica, verifique se sua casa é possível clarear o ambiente e refrescá-lo abrindo uma janela, em vez de acender uma lâmpada ou ligar o ar-condicionado, por exemplo. Segundo a pesquisa da Proteste, casas com boa entrada de sol e ventilação natural demandam menos consumo da energia elétrica utilizada em iluminação e resfriamento em dias quentes.

 

2 – Use o ar-condicionado com moderação

Seguindo a primeira dica, você passa a entender como economizar energia elétrica usando menos ar-condicionado. Mas se isso não for possível na sua casa, programe o aparelho para quatro ou cinco graus abaixo da temperatura externa. É o suficiente para garantir conforto e evitar o desperdício de energia. Além disso, procure instalar o aparelho no alto, se possível em uma parede onde incida menos sol. E não esqueça de fechar bem as portas, janelas e cortinas do cômodo que está sendo refrigerado.

Outra dica sobre como economizar energia elétrica com o ar-condicionado é trocá-lo, sempre que puder, pelo ventilador. Segundo a Proteste, enquanto um ar-condicionado de 7.500 BTUs, utilizado todos os dias durante oito horas, custa, em média, R$ 59 por mês na conta de luz, o ventilador, utilizado com a mesma periodicidade, sai por R$ 4,25.

 

3 – Cuidados na hora de usar a máquina de lavar roupas

Para economizar não só energia elétrica, mas também água, acumule roupas sujas e lave-as apenas quando alcançar a capacidade máxima de sua máquina de lavar. Se tem secadora, utilize-a apenas nos dias frios e úmidos. E se sua máquina tem aquecimento de água, use essa função apenas quando necessário pois demanda muita energia elétrica.

 

4 – Atenção para o ferro de passar e chuveiro elétrico

Outros dois vilões do alto consumo de energia elétrica são o ferro de passar roupas e o chuveiro elétrico. Ao utilizar o primeiro, serve a dica para a lavagem: acumule roupas para passar. E evite ligar o ferro várias vezes no dia ou na semana. Uma dica da Proteste sobre como economizar energia elétrica é passar as roupas que necessitam de menos calor por último. Você pode passá-las após desligar o ferro, aproveitando enquanto ele ainda está quente.

Já os banhos com chuveiro elétrico não devem passar de 10 minutos. A medida também ajuda a economizar água. É importante, ainda, limpar os orifícios por onde passa água, para um melhor escoamento; e jamais deve-se reaproveitar resistências em mau estado de uso, pois além de aumentar o consumo, elas podem causar choques e curtos circuitos.

 

5 – Evite deixar eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos sem uso ligados

A quinta dica sobre como economizar energia elétrica é uma das menos lembradas pelos consumidores. Adote o costume de ligar eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos apenas quando for utilizá-los. O modo “stand by” dos aparelhos também consome energia. Isso vale para aparelhos de televisão, de som, de micro-ondas e qualquer outro que tenha a função stand by.

 

Conheça como a Portobello economiza energia elétrica dentro de suas fábricas

 

A necessidade de se economizar energia elétrica é levada a sério na Portobello, tanto nos seus processos produtivos quanto em seus processos administrativos. A principal matriz energética da empresa é composta por gás natural, uma fonte mais econômica e mais limpa, sem emissão de gases poluentes na atmosfera. O gás natural corresponde a 100% da energia utilizada em fornos e secadores nas fábricas da Portobello. Essa matriz energética corresponde a 88% do total de energia consumida pela empresa, sendo 12% proveniente de outras fontes.

Além de usar o gás natural, a Portobello investe em alternativas para diminuir o consumo de energia, a exemplo do sistema ar-gás modulante, que permite adequar as quantidades necessárias de gás e ar, conforme a necessidade de calor ao longo dos fornos. Na Pointer, fábrica instalada em Alagoas, o gás natural é utilizado em 100% de sua produção. A eficiência energética no seu processo produtivo é obtida graças ao uso de iluminação 100% LED em toda extensão da fábrica. Além disso, na Pointer os telhados são brancos, o que colabora para o alto índice de refletância. Na fábrica, o calor dos fornos é reaproveitado e existe um jardim de placas fotovoltaicas, para transformação dos raios solares em energia.

Outra ação importante é a reutilização do ar quente, que antes era desperdiçado ao ser lançado para atmosfera, impactando positivamente na redução do consumo de gás natural nos processos de queima, nas etapas de atomização e secagem. Essa ação, em especial, rendeu à Portobello premiação na 19ª edição do Prêmio Fritz Müller.

 

Se você gostou das dicas sobre como economizar energia elétrica e quer aprender mais sobre ações de sustentabilidade, veja como fazer o descarte correto de embalagens, atitude que pode contribuir para a diminuição de lixo no mundo.


Compartilhar

Deixar comentário