Portobello investe em qualificação profissional

Apostar em qualificação profissional é um daqueles investimentos em que todos ganham, especialmente os colaboradores e seus gestores. Aperfeiçoamento resulta em crescimento profissional, pessoal e melhores resultados para a empresa. É por isso que dentro de seu compromisso com a responsabilidade social, um dos pilares de sua política de sustentabilidade, a Portobello emprega esforços e recursos na qualificação profissional de seus colaboradores.

Exemplo disso foi o investimento feito pela empresa em um portal de Ensino à Distância (EAD) para capacitação on line. A plataforma é focada na qualificação de equipes da área comercial, direcionada aos consultores de pontos de vendas, executivos de contas, representantes, gerentes comerciais e superintendentes, tratando de assuntos técnicos e conceituais. Nesse portal, segundo dados de 2016, estão cadastrados 1.800 alunos, sendo 400 ligados à Portobello e 1.600 à Portobello Shop (funcionários das lojas franqueadas).

Além do aperfeiçoamento obtido pela internet, os colaboradores da Portobello também podem participar de cursos presenciais de qualificação profissional. Em 2016, a empresa disponibilizou 11.615 horas para treinamentos de seus colaboradores. Receberam capacitação, nesse ano 4.035 pessoas ligadas à Portobello. A capacitação presencial é garantida tanto para equipes internas da empresa quanto para profissionais da áreas de Arquitetura, Design e Engenharia.

Em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai), dois cursos de formação técnica foram disponibilizados e subsidiados pela empresa: Técnico em Cerâmica e Técnico em Eletromecânica. Em parceria semelhante, foram construídas salas de aula e um laboratório que conta com uma linha de produção para a formação técnica de operadores na Pointer, fábrica da Portobello instalada em Marechal Deodoro (AL). O ano de 2016, nesta unidade, foi marcado pelo treinamento sobre o processo de certificação de produto junto ao Centro Cerâmico Brasileiro (CCB), para atender demandas necessárias.

Também no decorrer do ano passado, foram treinados 90% dos colaboradores da empresa em políticas que garantem certificação de qualidade do produto. Além disso, 100% da equipe comercial da Pointer recebeu treinamento de processos de vendas de forma a garantir o melhor atendimento aos clientes.

Conheça alguns programas voltados para a qualificação profissional desenvolvidos na Portobello

 

Além dos treinamentos e cursos de capacitação, a Portobello desenvolve dentro da empresa alguns programas voltados para melhorar o desempenho profissional e pessoal de seus colaboradores. Veja quais são eles:

Programa Líder Portobello: é voltado para apoiar o desenvolvimento dos líderes da empresa, por meio de práticas vivenciais, potencializando comportamentos e atitudes esperados na atuação da liderança. Tem o objetivo de mobilizar os líderes para o fortalecimento da gestão de suas equipes.

Programa de Desenvolvimento de Competências: por meio de workshops e jogos em uma plataforma on line, tem o objetivo de alinhar a prática e o entendimento dos papéis dos diferentes níveis na instalação das competências. Em 2016, ano de implantação, participaram do programa 140 lideranças, entre superintendentes, gerentes e coordenadores.

Programa de Imersão: são apresentadas ferramentas práticas de liderança, que são aplicadas rapidamente, com resultados positivos. Nesse programa, o participante atua em várias competências identificando pontos fortes e oportunidades para serem desenvolvidas. No ano passado, 42 lideranças da empresa foram beneficiadas.

Mentoring: nesse programa, um profissional experiente (mentor) orienta outra pessoa (mentorado), com o objetivo de repassar informações e experiências para ampliar perspectivas, conhecimentos e visão de mercado. Ao todo, 20 mentores e 20 mentorados participaram do programa em 2016.

Por que é importante investir em qualificação profissional

Reter talentos e aprimorar capacidades dos colaboradores, com vista a oferecer o melhor atendimento ao cliente, são alguns dos benefícios que levam a Portobello a investir em qualificação profissional. Motivação e desenvolvimento pessoal também são resultados positivos dessa política.

Segundo o fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e presidente da SBCOACHING Corporate, Villela da Matta, investir na qualificação dos colaboradores também é uma forma de estreitar a relação desses profissionais com a empresa. O trabalhador que se sente apoiado pela organização na qual atua ganha motivação para defender os ideais do negócio e alcançar as metas estabelecidas, visando sempre melhores resultados.

Quer saber mais sobre a política de sustentabilidade da Portobello e conhecer que ações a empresa desenvolve para garantir o desenvolvimento profissional e o bem-estar de seus colaboradores? Continue acompanhando nossos posts aqui no site!

 


Deixar comentário