Saúde integral: Novembro Azul na Portobello

Já diz o ditado: com saúde não se brinca! Mas muitos homens não levam seu bem-estar a sério e acabam procurando ajuda médica apenas quando já estão doentes. Em muitos casos, descobrem uma doença já com quadro avançado. Com o intuito de mudar essa realidade, foi criada a campanha nacional Novembro Azul, voltada para a conscientização sobre saúde integral do homem e de prevenção e incentivo para que eles possam estar atentos à sua saúde física e mental.

Um dos principais focos da campanha é a prevenção do câncer de próstata, a segunda causa de morte de homens no Brasil, só perdendo para o câncer de pele não melanoma. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada 36 minutos, um homem morre dessa doença. Em 2015, foram 14.484 vítimas fatais. Atenta a esses dados e preocupada com a saúde de seus colaboradores, a Portobello, assim como fez no mês passado, por ocasião do Outubro Rosa, planejou algumas ações neste Novembro Azul para engajar a todos nesse movimento, especialmente seus colaboradores homens.

Novembro Azul convida os homens à prevenção

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, 20% dos pacientes de câncer de próstata são diagnosticados em estágios avançados da doença. Um dos principais motivos das altas taxas é o preconceito dos homens em fazer o exame de toque retal, fundamental para identificar a doença. Além do exame do toque, o médico pedirá um exame de sangue. Juntos, os dois testes são capazes de diagnosticar precocemente a doença.

De acordo com a entidade, a hereditariedade é um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata, sendo que homens negros têm 60% mais chances de desenvolveram a doença. Por isso, para aqueles dentro da faixa de risco, recomenda-se o monitoramento a partir dos 45 anos de idade. Para os homens fora dessa faixa, é preciso atenção a partir dos 50 anos.

A importância do cuidado integral com a saúde

Optar por uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente e se dedicar a alguma atividade de lazer são algumas recomendações para quem quer estar com a saúde em dia. Seguindo essas recomendações, homens adultos poderão evitar outras doenças que podem afetar suas vidas, como hipertensão arterial, diabetes e acidente vascular cerebral (AVC).

Apesar de atingirem duas vezes mais as mulheres, a depressão também é uma doença com a qual os homens devem se preocupar. Os sintomas tanto para elas quanto para eles são os mesmos: sentimento de tristeza, perda de prazer em fazer coisas que antes eram prazerosas, falta de apetite, insônia, irritabilidade, pensamentos negativos e apatia, entre outros. Segundo especialistas, o diagnóstico de depressão é prescrito quando esses sintomas permanecem por um período mínimo de duas semanas. Procurar ajuda ao perceber a existência desse quadro de sintomas é tão importante quanto quando se trata de outras doenças.

As ações em prol da saúde de seus colaboradores fazem parte do projeto Ações pela Vida, braço do Programa de Voluntariado da Portobello e é um dos pilares da política de sustentabilidade da empresa. Aproveite o mês de novembro para convidar os homens que você conhece a ficarem atentos aos cuidados com a saúde.


Deixar comentário