6 formas de praticar a sustentabilidade no dia a dia

Você sabia que colaborar para a sustentabilidade do Planeta, do seu país, da sua cidade e até do seu bairro é mais simples do que parece? Algumas modificações na sua rotina, um pouco de atenção para o que acontece ao seu redor e a vontade de fazer a sua parte são suficientes para conseguir ser mais sustentável no dia a dia.

Sabemos que a sustentabilidade não está relacionada apenas ao aspecto ambiental. Por isso, as escolhas que você faz nos aspectos econômicos e sociais também contribuem para a melhoria não só da sua vida, mas de todos ao seu redor. A Portobello, que tem sua atuação focada em três pilares – responsabilidade social, econômica e ambiental -, coloca em prática várias ações sustentáveis. Inspiradas nelas, veja algumas atitudes que você pode adotar em casa, no trabalho ou onde estiver.

1 – Economize água

Escassez de água em várias partes do mundo, e até mesmo aqui no Brasil, é um importante indicador de que é preciso consumir esse recurso natural com responsabilidade. Fique atento ao tempo que você demora no banho, ensaboe todas as louças antes de enxaguá-las, opte por lavagens a seco sempre que puder, reutilize a água da máquina de lavar para lavar o quintal e a calçada, reduza o consumo de carne e verifique se não existem vazamentos na rede hidráulica.

Essas ações, além de colaborar para a economia de água potável na sua cidade, também farão você economizar dinheiro. Na Portobello, visando à economia desse líquido indispensável para a sobrevivência da humanidade, toda água utilizada em suas instalações recebe tratamento adequado e é reinserida no processo produtivo da empresa. Além disso, na Pointer, fábrica do grupo no Nordeste, a moagem de matéria-prima para a fabricação de cerâmicas é feita a seco, dispensando o uso de água nesse processo.

2 – Separe seu lixo corretamente

O destino adequado dos resíduos que você produz é uma garantia de que eles não irão parar no meio ambiente, poluindo matas, rios, lagos e oceanos. Separe os recicláveis dos não recicláveis e, sempre que puder, utilize seu lixo orgânico para a produção de adubo. Na Portobello, resíduos gerados na produção são enviados para a reciclagem e a empresa faz o reaproveitamento de materiais cerâmicos.

3 – Economize energia elétrica

Desperdiçar energia elétrica é desperdiçar recursos naturais. Fique atento a luzes acesas sem necessidade na sua casa ou no trabalho, diminua o tempo de uso do chuveiro elétrico, e, sempre que possível, reduza o uso do ar-condicionado.

Na Portobello, energia elétrica é um assunto sério, desde a escolha da matriz energética utilizada – no caso, a opção por energia limpa, como o gás natural – até o uso racional em todos os setores e processos da empresa.

 

4 – Fique atento à matéria-prima utilizada nos produtos que você consome

Muitas vezes, compramos produtos sem saber se a matéria-prima utilizada na fabricação veio de fontes confiáveis ou se degradaram a natureza. É importante informar-se sobre o processo de produção e se as pessoas que participam desse processo têm seu trabalho valorizado e registrado segundo as leis em vigor.

A Portobello fiscaliza e garante a idoneidade dos seus fornecedores de matéria-prima. Como a empresa obtém 33,9% do consumo de matéria-prima de jazidas próprias, a recuperação destas, após a extração, faz parte de sua política ambiental. A recuperação de todas as jazidas visa promover o retorno da área à sua vocação natural, que pode ser, principalmente, agricultura, pecuária, piscicultura ou reflorestamento.

Além disso, vários dos seus produtos são ecologicamente mais sustentáveis, como os pisos laminados que reproduzem a madeira. Eles vêm despontando no mercado como uma solução mais ecológica e barata em comparação ao material natural.

 

 

5 – Faça trabalho voluntário

Ajudar a comunidade onde se vive é recompensador. É comum ver depoimentos de voluntários dizendo que trabalhar por uma causa traz alegria e bem-estar. Portanto, veja no seu bairro, na sua escola ou no seu trabalho se há algum projeto social com o qual você pode colaborar.

Na Portobello, os colaboradores participam de ações como arrecadação de presentes (Natal Voluntário) e de agasalhos para crianças e idosos. Além disso, a empresa apoia diversos projetos esportivos e socioculturais.

 

 

6 – Seja um exemplo para outras pessoas

As atitudes sustentáveis que você adota no dia a dia podem servir de exemplo para sua família, seus colegas de trabalho e para as demais pessoas com quem você convive. Por isso, procure colocar em prática todo conhecimento que você adquirir sobre sustentabilidade. Mesmo que você não perceba, suas atitudes vão inspirar outras pessoas a fazer o mesmo.

Conseguiu identificar ações sustentáveis que você já tem aplicado? Aproveite para avaliar as dicas acima e veja se algo a mais pode ser incorporado ao seu dia a dia. Se tiver alguma outra sugestão, compartilhe aqui nos comentários.


Deixar comentário