Acessar Mostra UNLTD 1º Ed.
Varanda | RJ
Stephanie Ribeiro

Caquinhos de cerâmica fazem parte da memória afetiva de muitos e demonstram a reutilização de peças quebradas nos processos antigos de produção de revestimento. Esse foi o ponto de partida para pensar no que se opunha à lastra contínua e seu rejunte praticamente invisível, optando pelo uso da linha Ipanema, de Oskar Metsavaht para Portobello. Fazendo assim, referência à cidade e bairro em que estamos localizados e à imagem do caquinho cerâmico. Por isso, um grande banco, que invade as duas áreas revestidas, é uma linha do tempo que une passado com o futuro. Em um extremo, uma luminária em linha traz a ideia do contemporâneo, do simples e reto. Já do outro, uma obra de arte em cordas mostra o orgânico, o natural, o que sai do nosso controle. O espaço é uma brincadeira de opostos, mostrando que é possível, nas diferenças, chegar num consenso estético sem anular nossas inúmeras essências e possibilidades.

Ribeiro Stephanie
Stephanie Ribeiro @ste_rib

Arquiteta e cofundadora do Issonaoéumestúdio. Acredita na arte, design e cultura como papel fundamental do ativismo e na responsabilidade social do arquiteto para uma sociedade mais justa e igualitária. Recebeu, em 2015, da Assembleia Legislativa de São Paulo, a Medalha Theodosina Ribeiro, que homenageou seu ativismo em prol das mulheres negras. No ano de 2018, foi uma das brasileiras entre os afrodescendentes mais influentes do mundo, segundo o prêmio Most Influential People of African Descent (MIPAD, na sigla em inglês). Em 2020 tornou-se apresentadora do Decore-se (Decora), no GNT, onde transforma o cotidiano das pessoas reformando um cômodo das suas casas. Foi eleita, no mesmo ano, um dos destaques Design, Arquitetura e Urbanismo na lista Forbes Under 30 da revista Forbes Brasil.

Vídeo

Tour Virtual

Você pode utilizar o mouse ou as setas do teclado para navegar pelo ambiente

Produtos e parceiros
BLEU DE SAVOIE 120X270 NAT 
Conheça a linha
KIT JANEIRO OFF WHITE
Conheça a linha
 

Issonãoéumestúdio

Adriana Medeiros Pereira: arquiteta e urbanista formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Estudou por um ano na Catholic University of America em Washington DC.

Gabriel Ramires: formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Estudou na Immediate Architectural Intervention (intervenção arquitetônica imediata) na Umeå University, na Suécia.

José Carrari Filho: formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 2017 com temporada acadêmica na Università Degli Studi di Roma Tre.