Responsabilidade Social

Responsabilidade Social (Nossa Gente)

 

O Portobello Grupo acredita que cuidar do futuro é também cuidar das pessoas, tanto dos seus colaboradores, quanto dos seus familiares e das comunidades nas quais está inserido. Por isso, investe no desenvolvimento, bem estar e saúde destas pessoas, com uma atenção especial à aquelas que farão o nosso amanhã, as crianças e adolescentes.

 

 

 

 

Diretrizes Estratégicas

- promover a saúde, segurança, bem estar e desenvolvimento das pessoas;
- priorizar as crianças e o esporte nos projetos sociais;
- ser parceiro da comunidade apoiando boas iniciativas de responsabilidade social;
- incentivar a cultura e participar das ações de voluntariado de seus colaboradores.

 

Apoio Institucional

Os projetos de apoio institucional da Portobello são divididos em três categorias:

 

Doação de Revestimentos Cerâmicos

Atuamos com a doação de revestimentos cerâmicos tanto na Portobello, quanto na Pointer. Em 2017, foram doados mais de 30 mil metros quadrados de cerâmica, totalizando 84 entidades atendidas.

Apoio às Leis de Incentivo Fiscal

As leis de incentivo fiscal são baseadas no princípio da renúncia fiscal. E a renúncia nada mais é do que o poder público “abrir mão” de receber determinado valor, para que ele seja aplicado diretamente no setor de atuação.
Quem pode destinar:
Pessoas Físicas que fazem a declaração pelo modelo completo, podem destinar até 6% do valor do imposto de renda devido.

Pessoas Jurídicas de Lucro Real podem destinar até 9% do valor do imposto de renda devido.

A Portobello apóia projetos via Lei Rouanet, Fundo do Idoso, FIA (Fundo da Criança e Adolescente), PRONON, PRONAS e Lei de Incentivo ao Esporte. Nos últimos 03 anos, mais de 1 milhão de reais foram destinados à projetos alinhados às nossas diretrizes de responsabilidade social.

 

Patrocínio

A Portobello patrocina o tenista profissional paraolímpico e colaborador da empresa Ymanitu Geon Silva.
Em 2016, Ymanitu venceu vários campeonatos no Brasil e na Inglaterra. E na Paraolimpíada Rio-2016 foi o quinto colocado na categoria Quad, o melhor resultado obtido por um brasileiro até hoje em todas as edições dos jogos. Por este desempenho, recebeu um prêmio do Comitê Paraolímpico Brasileiro, como melhor jogador geral do tênis em cadeira de rodas.

 

Em 2017 com os resultados alcançados ao longo do ano, ele entrou no TOP 10 DO RANKING MUNDIAL na Categoria Quad, fechando o ano na 8° posição.
É a 1ª vez que o Brasil tem um tenista entre os 10 melhores do mundo.
Many, como é chamado, segue treinando e competindo, com o incentivo da Portobello, para representar o Brasil nas Paraolimpíadas de Tóquio, em 2020.

 

 

Projetos Sociais

Programa de Voluntariado Portobello

Inspirado em muitos colaboradores da Portobello que realizavam ações de cunho voluntário, o Comitê Social lançou o Programa de Voluntariado com objetivo principal de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, estimulando os colaboradores a se envolverem em ações sociais.

Nossas Frentes de Atuação:

Programa Crescer

Esporte e saúde para centenas de crianças e adolescentes.

Fruto de uma parceria com a ADEC e SESI, o Programa Crescer atende 200 crianças e adolescentes (6 a 13 anos) no contra turno escolar, oportunizando o conhecimento e a prática de esportes. Cada criança participa durante dois dias por semana de aulas práticas de diversos esportes. E em todas as modalidades oferecidas, os professores ainda transmitem valores como ética, superação, respeito e autoestima.
O Programa Crescer foi criado para substituir o PAF – Programa Atleta do Futuro, que também era desenvolvido em parceria, ao todo são 09 anos desenvolvendo as crianças e adolescentes da comunidade de Tijucas.
O programa inclui ainda minicursos que abordam temáticas como consumo consciente, higiene pessoal, sustentabilidade, educação no trânsito e voluntariado.

Hapkido

O Projeto Hapkido teve início no primeiro semestre de 2016 e ensina artes marciais para crianças e adolescentes da comunidade de Tijucas, abrangendo também crianças e adolescentes encaminhados pela Promotoria da Infância para o atendimento de medidas socioeducativas. 168 crianças e adolescentes participam do projeto.
Em 2017 11 atletas de Tijucas que se juntaram à Seleção Brasileira de Hapkido para a disputa da competição Sul Americana.
Todos os atletas do município conseguiram bons resultados e se credenciaram para receber a bolsa atleta, concedida pela Confederação do Brasil de Hapkido (CBHO).
O contato com a filosofia das artes marciais enriquece a formação educacional, pois trabalham conceitos como respeito, calma, observação e vivem situações nas quais iniciativas agressivas não são a melhor solução e nem valorizadas. A compreensão de que um comportamento cheio de raiva pode levar a uma derrota ajuda a tornar o jovem mais tolerante.
Hapkido: “HAP” SIGNIFICA UNIÃO, “KI” SIGNIFICA ENERGIA INTERIOR E EXTERIOR E “DO” SIGNIFICA CAMINHO. ”HAPKIDO” é o caminho da união e força(energia ) interior e exterior.
Este projeto é apoiado pelo FIA (Fundo da Infância e Adolescência)

 

Musicando

Criado em 2016, junto com a Prefeitura de Tijucas e o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, o Programa Musicando atende crianças e adolescentes em situação de risco social, através do ensino coletivo da música. O Programa dá aulas de canto e iniciação ao clarinete, piston, trombone, sax, entre outros instrumentos.
Em 2017, o projeto atendeu 100 crianças e adolescentes.
O funcionamento do Programa se dá em contra turno escolar, atende crianças e adolescentes na faixa etária dos 06 aos 17 anos.
Este projeto é apoiado pelo FIA (Fundo da Infância e Adolescência)

 

Coral Anjos Luz

O Coral Anjos Luz é um projeto patrocinado pela Portobello há mais de 10 anos. Inicialmente formado por filhos de colaboradores, atualmente é oferecido às crianças e adolescentes de 06 a 13 anos da comunidade de Tijucas, onde são realizados ensaios semanais para apresentações em eventos corporativos e da comunidade. O Coral é composto por 35 integrantes e um professor de música.

Natal Voluntário

Maior programa social da empresa, o Natal Voluntário Portobello existe desde 2003 e conta com a participação dos colaboradores da empresa, que se tornam padrinhos e madrinhas de crianças e idosos carentes de Tijucas (SC) e Marechal Deodoro (AL), doando presentes para os seus afilhados.
A Portobello divulga a campanha e incentiva a participação dos colaboradores. Nos últimos três anos foram arrecadados e distribuídos mais de 4.500 presentes.

 

O Natal na Portobello conta ainda com a ação voluntária dos colaboradores para realização de confraternizações para crianças e idosos. Todos os momentos de descontração, desde a recepção, o lanche oferecido e as atividades de recreação são organizadas com muito carinho por esta equipe do bem!

Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho da Portobello acontece há mais de 10 anos. Em nossa última edição foram arrecadadas milhares de roupas, cobertores e sapatos. As peças foram separadas para uso (masculino, feminino e infantil) e entregues para as instituições parceiras Lar Santa Maria da Paz e Secretaria de Ação Social de Tijucas.

 

Programa Destaque do mês e do ano

O Programa Destaque do Mês e Destaque do Ano,que nasceu com o intuito de valorizar o comprometimento e a dedicação dos colaboradores, motivando-os na busca pela melhoria contínua da Qualidade e Produtividade, sempre com Segurança.
Os Destaques são aquelas pessoas que se diferenciam no dia a dia dos demais colaboradores. Que possuem atitudes em busca de segurança, organização e limpeza, que primam pela melhoria contínua, pela qualidade e produtividade. São aqueles ainda que estão sempre dispostos a aprender coisas novas e repassar o conhecimento aos seus colegas.
Mensalmente são escolhidos os Destaques de acordo com quantidades definidas de cada área, totalizando 418 colaboradores reconhecidos durante o ano. O “Colaborador Destaque” recebe um valor no cartão Alimentação, além de participar de um almoço especial em seu reconhecimento, com a participação de seus gestores.
Anualmente, dentre os Destaques mensais, são escolhidos os Destaques do Ano de cada setor, totalizando 12 homenageados e seguindo os mesmos critérios da avaliação mensal. Como forma de agradecimento pelo empenho e dedicação, o colaborador destaque do ano é homenageado em um evento, onde participam Diretoria, Presidente do Conselho, os colaboradores Destaques, seus familiares e seus Gestores. Além disso, são entregues placas de homenagem e presentes especiais. Para valorizar a importância do colaborador para a comunidade de Tijucas, uma campanha de comunicação é especialmente montada para a ocasião, com outdoor espalhados pela cidade e região, reportagem em jornal e rádio,além de ações de comunicação interna.

 

Eventos

Dia Do Trabalhador

A festa do dia do trabalhador que acontece na empresa há mais de 30 anos é o evento mais tradicional da empresa. A última edição do evento foi realizada com a participação de 2.411 pessoas, entre colaboradores e familiares. Para garantir a execução deste evento, contamos com a dedicação e apoio de mais de 100 colaboradores voluntários que trabalham na organização e realização da festa.
Na Pointer, em Marechal Deodoro (AL), a comemoração é realizada no dia de São João, em 24 de junho, por se tratar de uma data tradicional da cultura nordestina.

 

Festa das Crianças

A empresa realiza também há mais de cinco anos, a Festa das Crianças Portobello. A atividade consiste na organização de uma comemoração com crianças, filhos de colaboradores.
Na última edição mais de 50 colaboradores se voluntariaram para organizar a festa, desenvolver as atividades e no cuidado com a segurança dos pequenos. O evento de 2017 contou com a participação, de 449 pais e 423 crianças.
Na Pointer, o Dia das Crianças também é comemorado com uma grande festa na fábrica. Colaboradores e seus filhos participam da atividade, que conta com músicas, brincadeiras e apresentações artísticas.

 

 

Apoio ao esporte

A ADEC - Associação Desportiva dos Ceramistas do Vale do Rio Tijucas, é uma parceira da Portobello e promove diversos programas e atividades com o objetivo de congregar empresas e comunidade. Na sede da ADEC, mais de 4 mil associados e seus dependentes desfrutam de ampla área com natureza preservada e infraestrutura completa para o esporte e lazer. Entre as atrações, estão:

. Ginásio de esportes coberto, com quadra poliesportiva e palco para eventos.
. Piscina semiolímpica e piscina infantil.
. Aulas de hidroginástica.
. Campos de futebol e futebol suíço.
. Parque infantil.
. Quadra de vôlei de areia.
. Pista de atletismo.
. Salão de festas.
. Cancha de bocha.
. Churrasqueiras.

Olimpíadas Bello

Com intuito de promover o esporte a Portobello apóia as Olimpíadas da ADEC, incentivando a participação de seus funcionários e familiares.
Na última edição dos jogos cerca de 600 atletas adultos e 130 crianças com idade a partir de 6 anos participaram das competições. Ao todo, foram 14 diferentes modalidades em disputa, como vôlei de quadra, de areia, futsal, ciclismo e natação, além de canastra, bocha, dominó e pebolim.

 

Jogos do SESI

A Portobello incentiva e apóia os seus colaboradores que se destacam no esporte. Por este motivo, os atletas que obtêm os melhores resultados nas Olimpíadas Bello disputam os Jogos do SESI.

Olimpíadas de Tijucas

A Portobello também apóia as Olimpíadas de Tijucas, principal evento do calendário esportivo do município.