Resíduos
Resíduos

Resíduos

A Portobello tem um eficiente sistema de reaproveitamento dos resíduos do processo produtivo que garante o reuso de 100% de tudo o que é gerado.

Os materiais que não podem ser usados na produção, como metais, papelão, óleos, plásticos, sucata de informática, entre outros, são encaminhados para recicladoras. No período, só não houve reaproveitamento dos rejeitos provenientes dos banheiros e do refeitório, ou 0,06% do total.

O desenvolvimento das tecnologias e processos que permitem a reutilização integral começou há mais de 10 anos e envolveu parceiros na busca conjunta de soluções, como, por exemplo, para os abrasivos, um produto complexo. Com isso, a Portobello dá a destinação adequada para materiais com potencial para gerar impactos negativos caso sejam negligenciados.

Para os próximos anos, a meta é encontrar uma alternativa para os lixos dos banheiros e refeitórios, que hoje vão para aterros sanitários. A empresa também tem como objetivo reduzir substancialmente a produção de resíduos. Assim, existem estudos e iniciativas com este propósito, alguns conduzidos em parceria com fornecedores.

As lastras cerâmicas em formatos maiores são embaladas, unitariamente, em folhas plásticas termoencolhíveis. Em 2021, após ajustes, houve uma redução de 27% no uso deste material. No período, também ocorreu uma diminuição de 90% na utilização de plásticos nos pallets fracionados (com diferentes produtos ou completo, mas entregue parcialmente para o cliente) e de 25% na de fitas PET.

Em 2020 foram compensadas 132,89 toneladas de plástico, 809,94 toneladas de papelão e 105,22 toneladas de metal, nos estados de Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. A compensação é feita por meio da emissão de um certificado de reciclagem, que produz um incentivo à cadeia. Os materiais que protegem as cerâmicas e permitem o transporte, como pallet, papelão e plástico, representaram 28.035,81 toneladas métricas no período, das quais 5.208,34 toneladas métricas foram recuperadas.

Nesta frente, outra iniciativa relevante é a orientação sobre a destinação dos produtos não utilizados. As caixas das cerâmicas trazem um QRCode, que ao ser acessado indica para o consumidor o passo a passo de como deve ocorrer o descarte de cada categoria de material. No site são disponibilizadas informações sobre o processo produtivo e dados técnicos e detalhados dos produtos.

Veja também: Orientações para Descarte de Resíduo Pós-Obra Orientações para Descarte de Resíduo Pós-Obra Saiba mais