porcelanato grandes formatos

O futuro do porcelanato: Grandes formatos

http://www.portobello.com.br/sustentabilidade/relatorios/O Brasil foi o primeiro país a elaborar uma norma técnica para a produção de um dos revestimentos mais vendidos no mundo, o porcelanato. A norma NBR 15.463 estabelece os parâmetros técnicos específicos para a fabricação desse material, e está em vigor desde 2007. 

A adequação garante qualidade na produção nacional e abre portas para a evolução tecnológica que guia o futuro do porcelanato. 

A norma técnica, que começou a ser elaborada em meados de 2004, foi pensada por uma equipe multidisciplinar que reuniu representantes de indústrias, consumidores, centros tecnológicos, universidades e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ainda antes de entrar em vigor, os fabricantes foram se adequando aos novos padrões de produção, até que hoje, quase 100% do porcelanato feito no Brasil já atende aos requisitos estipulados.

 

O futuro do porcelanato: evolução tecnológica do setor 

Maior empresa de cerâmica da América Latina, a Portobello vem investindo continuamente em pesquisa e inovação nesse setor. Essas pesquisas resultaram em uma das principais novidades oferecidas pela empresa atualmente, os grandes formatos. 

porcelanato grandes formatos

A Portobello é a empresa pioneira a disponibilizar o formato 120×120. O investimento nesse modelo de porcelanato, constitui a primeira etapa do projeto de grandes formatos da empresa. 

Contudo, o futuro do porcelanato não significa apenas tamanhos maiores. A evolução da tecnologia na produção desse tipo de cerâmica permite peças mais finas, que garantem obras com menor impacto ambiental, desde a extração da matéria prima à instalação, diminuição do consumo de energia, gerando assim menos resíduos e otimizando a logística. 

 

Vantagens em utilizar porcelanato em grandes formatos 

A tendência dos grandes formatos se espalhou pela Europa e chegou ao Brasil para ficar. Com peças maiores, é possível revestir ambientes com mais continuidade, utilizar menos rejuntes e garantir um espaço mais limpo, sofisticado e elegante. A sensação de amplitude também é uma característica que tem agradado o consumidor e possibilitado a aceitação do produto.

porcelanato grandes formatos
Foto: Blog Archtrends Portobello

Além de pisos, os grandes formatos de porcelanato podem ser usados em paredes e até mesmo em móveis. A possibilidade de reprodução de materiais naturais nas peças, garante uma vantagem a mais, permitindo a sensação de estar mais próximo da natureza sem lhe causar impactos. 

O investimento em tecnologia, permitiu que a Portobello reproduzisse fielmente vários tipos de materiais, como pedras, madeira, concreto, metal e outros. Para saber por que  a reprodução é mais sustentável, acesse este texto em que explicamos as suas vantagens. 

 

Peças extra-finas: o futuro do porcelanato é com menos impacto ambiental

As peças em grande formato apresentam uma característica também inovadora para o mercado de revestimentos. Elas são extras-finas, leves, resistentes e por isso garantem construções e reformas mais práticas, rápidas, e como já dissemos anteriormente, com menos resíduos e menos impacto ambiental. 

porcelanato grandes formatos

Em reformas, um dos principais benefícios proporcionado por peças extra-finas, é a possibilidade de serem assentadas diretamente sobre o revestimento anterior – seja piso sobre piso ou parede sobre parede. A dispensa de retirada da superfície anterior assegura mais economia, menor tempo de trabalho, menor acúmulo de resíduos e consequentemente, menor impacto no meio ambiente. 

Outra vantagem é que a manutenção das peças extra-finas não necessita de nenhum cuidado a mais, e pode ser feita da mesma forma que os demais porcelanatos de 11 milímetros. Além disso, o corte deve feito usando os mesmo métodos e equipamentos do porcelanato comum. 

 

Futuro do porcelanato = Responsabilidade com o meio ambiente 

Como podemos ver, o futuro do porcelanato é que ele seja um produto não somente de um visual incrível como também: inovador, engajado com o meio ambiente, econômico, elegante e prático. E como não podia deixar de ser, é também sustentável.

Hoje, a sustentabilidade ainda não faz parte do modelo de negócio e posicionamento de algumas empresas, porém já é uma realidade aqui na Portobello. Nosso modelo de negócio está embasado nos três pilares da Sustentabilidade – social, ambiental e econômico. Isso pode ser notado em ações, foco na preservação ambiental, processos mais sustentáveis e iniciativas socioambientais incentivados dentro e fora da empresa. 

Para entender como a empresa atua e se mantém como a maior produtora de cerâmicas do país, olhando também para o futuro do porcelanato, conheça nosso relatório de sustentabilidade. Aqui, você encontra informações sobre a Política de Sustentabilidade da Portobello e como ela se aplica em todos os setores da empresa. 

 

Até a próxima!

Compartilhar

Deixar comentário