7 ações de melhoria em segurança e saúde no trabalho

O ditado é antigo, mas é sempre válido: prevenir é melhor do que remediar. As empresas que investem em segurança e saúde no trabalho sabem o quanto essa máxima protege colaboradores e a gestão, de problemas como acidentes, doenças e até incapacidade de desenvolver uma atividade. 

Apenas no ano de 2016, segundo dados da Previdência Social, foram registrados em todo país mais de 710 mil acidentes de trabalho. Desse número, cerca de 2,8 mil resultaram em morte, 15 mil trabalhadores tiveram sequelas permanentes e muitos outros perderam dias de trabalho.

Na Portobello, não foi registrado nenhum caso de óbito de trabalhador nos últimos anos. A empresa investe ativamente em segurança e saúde no trabalho, com o objetivo de evitar problemas como os citados acima.

Para ficar longe de estatísticas como essas da Previdência Social, vamos mostrar a seguir algumas dicas importantes para melhoria em segurança e saúde no trabalho.

 

7 ações de melhoria em segurança e saúde no trabalho

Uma empresa realmente preocupada com o sucesso de seu negócio, não investe apenas nos resultados de sua produção, mas valoriza o bem estar de seus colaboradores, proporcionando um ambiente seguro e agradável para que todos possam cumprir suas tarefas. Ações para prevenir doenças ocupacionais são importantes para garantir a saúde da organização como um todo. 

Para que isso seja possível, veja a seguir as 7 ações que consideramos essenciais, e que colaboram para a melhoria em segurança e saúde no trabalho. Elas convertem em ótimos resultados para todos de uma maneira geral.

 

1 – Conscientização para a prevenção de toda a equipe

Esse é um dos primeiros passos para promover a segurança e saúde no trabalho. É preciso que toda equipe entenda a importância de adotar as recomendações repassadas pela empresa, para prevenir acidentes e problemas relacionados às atividades desenvolvidas dentro da organização.

Para possibilitar essa conscientização, é preciso que todas as equipes tenham acesso a informações claras, fundamentadas e auto explicativas, sobre temas relacionados à segurança, saúde e qualidade de vida, entre outros necessários para o bem estar de todos na empresa.

segurança e saúde no trabalho

Essas informações podem ser passadas através de diversas formas, como cartilhas, palestras, dinâmicas, etc.

 

2 – Investimento em ergonomia é essencial

A ergonomia é o estudo das relações entre homem e máquina, em busca de uma maior segurança e eficiência na interação entre eles. 

Ao aplicar os conceitos de ergonomia em todos os ambientes, a empresa colabora com a diminuição de desconfortos e lesões causadas pelo uso inadequado de equipamentos como cadeiras, mesas e demais materiais necessários para o desenvolvimento do trabalho das equipes. 

 

3 –  Promova atividades de ginástica laboral 

De forma regular, os exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, colaboram para a prevenção de problemas de saúde. 

segurança e saúde no trabalho
Além disso, a pausa na rotina do dia a dia, reduz o estresse e melhora o relacionamento entre os colegas de trabalho. 

 

4 – Incentive a alimentação saudável 

Comer é bom e todo mundo gosta. Mas, para garantir saúde e qualidade de vida, é preciso escolher alimentos saudáveis e que forneçam bons nutrientes. Incentive bons hábitos alimentos entre os colaboradores! 

segurança e saúde no trabalho
Invista em programas de alimentação com informações claras e acessíveis, além de oferecer exemplos de refeições adequadas nos refeitórios da empresa, se houver. 

 

5 – Estruture uma CIPA dentro da empresa

Mais uma ação importante para promover segurança e saúde no trabalho. Crie uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, para ser responsável, entre outras atividades, por promover campanhas internas de prevenção de acidentes de trabalho e de conscientização dos colaboradores sobre  segurança, saúde e bem-estar.

 

6 – Promova palestras e informações de qualidade

Nas campanhas de prevenção de acidentes e promoção de saúde é importante oferecer informações fundamentadas sobre os temas repassados aos colaboradores.

segurança e saúde no trabalho
Palestras sobre assuntos ligados à realidade e dia a dia dos colaboradores, também garantem maior engajamento e adesão aos assuntos que se pretende repassar.

 

7 – Estimule os colabores a buscarem qualidade de vida fora do trabalho

Além das ações internas para promover melhor qualidade de vida aos colaboradores, incentive-os a praticarem atividades físicas, se alimentarem bem e participarem de atividades de lazer quando estiverem fora do ambiente de trabalho. 

Fazer meditação, ir ao cinema, caminhar no parque, visitar museus, tomar banho de mar ou de rio, são alguns exemplos de atividades que promovem bem estar e contribuem para a qualidade de vida de todos. 

 

 

Esse conjunto de ações, quando combinadas, ajudam a garantir, além de segurança e saúde no trabalho, resultados importantes para a empresa como um todo e para a vida de cada colaborador. Promover um ambiente saudável em todos os sentidos evita ocorrências ocupacionais, colabora para o bom desempenho dos colaboradores e contribui para o sucesso de todos.

Se você gostou dessas informações e quer saber um pouco mais sobre o que a Portobello faz para promover segurança e saúde no trabalho, conheça todas as ações realizadas através do relatório de sustentabilidade.  Acesse o relatório aqui. 

Até a próxima!

Compartilhar

Deixar comentário