portobello

Portobello 40 anos de história

Aos 40 anos, já sabemos o que queremos da vida. Não somos mais tão jovens e as decisões são tomadas com mais maturidade. No entanto, estamos na idade de seguir vislumbrando um futuro promissor. 

Comemorando quatro décadas de existência, a Portobello é líder em revestimentos cerâmicos na América Latina e acumula inúmeras experiências que a colocam em outro patamar no desenvolvimento de Santa Catarina. São 40 anos de uma história sólida, veterana no mercado e que ainda tem muitos desafios pela frente.

É por isso que na semana do seu aniversário, a empresa que possui duas importantes fábricas e 140 lojas espalhadas pelo país,  inaugura mais um forno em sua sede principal, no município de Tijucas (SC). A nova unidade de produção foi instalada para atender uma iniciativa ousada da empresa. Chamada de Projeto Lastras, foi pensada para atender obras que necessitam de revestimentos em grandes formatos, com menos peso, melhor continuidade e menor impacto ambiental. O novo projeto é mais um exemplo da inovação de uma empresa que sempre esteve à frente do seu tempo. 

A Portobello é pautada por iniciativas inovadoras, que marcaram sua trajetória e a fizeram alcançar o patamar de uma das maiores empresas do Brasil e da América Latina. Ao longo deste texto, vamos contar um pouquinho dessa trajetória. 

Mas antes de continuar a leitura, que tal dar uma olhada nos relatórios de sustentabilidade da empresa? Acesse aqui.

 

Portobello: 40 anos crescendo juntos. Uma trajetória de inovação e respeito

A Portobello não teria alcançado o patamar de maior empresa da América Latina no setor de revestimentos cerâmicos, se não tivesse baseado seu modelo de negócio em trabalho sério, respeito, responsabilidade e cuidados com o meio ambiente. Também não teria esse reconhecimento, se não tivesse investido em design e inovação.

Além de contribuir para o faturamento anual de cerca de R$ 1 bilhão, o investimento em design e inovação garante à Portobello atuar segundo sua política de sustentabilidade, baseada em três pilares: econômico, ambiental e social. 

Observe algumas ações ao longo dos anos, na linha do tempo da Portobello:

linha do tempo portobello

linha do tempo portobello

 

Sustentabilidade na trilha

Quando o assunto é sustentabilidade, a empresa está na vanguarda, pois em design e inovação, garante soluções mais sustentáveis e uma efetiva política de gestão ambiental em toda sua cadeia de suprimentos. Essas soluções materializam o compromisso da empresa com o meio ambiente. Como destaque, podemos citar:

Redução da distância média entre as suas jazidas e suas fábricas;

100% de circuito fechado de água no processo produtivo;

100% de gás natural em fornos e secadores na unidade de Tijucas;

Investimento em produtos de espessuras reduzidas;

Redução do consumo de água;

99,9% dos resíduos reutilizados ou reciclados; 

1.800m³ de água economizados no consumo humano em campanhas internas de conscientização;

Priorização de estratégias digitais em marketing e comunicação;

Redução do impacto ambiental com sistema a seco e reaproveitável, além da entrega de 36 obras de fachadas ventiladas em 2018;

Recuperação de jazidas. 

 

Para garantir a eficiência ecológica nas obras mundo afora, a Portobello investe em soluções como cerâmicas e porcelanatos que reproduzem materiais como madeira, mármore e outras pedras, contribuindo para a não extração de produtos da natureza e economia de recursos naturais em obras de construção civil. Além disso, a empresa oferece produtos em grandes formatos, que aumentam a eficiência das obras, com diminuição dos custos.


Os cuidados da Portobello com o meio ambiente, podem ser comprovados ainda na Pointer – marca de design democrático do Grupo cuja fábrica fica em Marechal Deodoro (AL). A fábrica possui produção com sistema de moagem a seco, uma inovação brasileira e considerado um dos processos mais sustentáveis para produção cerâmica – que representa grande parte da produção nacional para o segmento mais econômico do mercado.

 

A importância de nossa gente

Mais do que investir na excelência de seus produtos, a Portobello investe em pessoas, pois são elas as responsáveis pelo sucesso da marca. A empresa se esforça para garantir o melhor ambiente de trabalho e o bem-estar de cada um dos seus 3.240  colaboradores.

Além de bom ambiente de trabalho, a Portobello capacita e desenvolve profissionalmente seus colaboradores. Apenas em 2018, a empresa direcionou quase R$ 1 milhão para o desenvolvimento de pessoas, com foco 36 mil horas em treinamento técnico e de lideranças. 

A segurança e a saúde também recebem atenção da empresa. Por conta do alto investimento nesse setor, a empresa não tem nenhuma notificação de óbitos nos últimos anos e a taxa de colaboradores com problemas de saúde ou ausências decorrente do trabalho, não chega a 1% do total. 

coral anjos luz
Coral Anjos Luz 2018

Assim como o público interno, a comunidade ao redor de suas instalações também recebe apoio e assistência. A Portobello investe em programas sociais relevantes para a população de Tijucas, especialmente crianças e adolescentes. Entre os projetos apoiados, destacam-se: Programa Crescer, Coral Anjos Luz, Projeto 4ª Ação Cultural, Laringe Eletrônica, Hapkido para Todos, Estúdio de Pilates do Lar Santa Maria da Paz. 

Além desses, a empresa possui um Programa de Voluntariado, voltado para colaboradores que quiserem contribuir com ações filantrópicas. Também organiza eventos que já fazem parte do calendário da cidade, como a Festa do Trabalhador, Olimpíadas Bello, Festa das Crianças e Natal Solidário. Ações para a comunidade também são realizadas na Pointer, em Marechal Deodoro (AL).

 
É assim que a Portobello chega aos seus 40 anos de história, com reconhecimento e consolidação no mercado de revestimentos cerâmicos. A capacidade da empresa em inovar, ousar e continuar contribuindo para o desenvolvimento dos locais onde atua, só tende a crescer ao longo dos anos. Porque foi o investimento contínuo e a visualização do futuro que a fez chegar onde chegou.

Ficou interessado em saber mais sobre a empresa? Não deixe de conferir os relatórios de sustentabilidade da Portobello. Lá, você encontrará informações detalhadas sobre a nossa empresa. 

Até a próxima!

Compartilhar

Deixar comentário