Aproveite o carnaval de maneira sustentável

Se você pensa em aproveitar a data para descansar ou se está pronto para curtir a folia com energia total, o post de hoje vai dar algumas dicas para todas as pessoas que querem curtir esses dias sem deixar a sustentabilidade de lado.

Você acha que ser ecofriendly só tem a ver com não jogar lixo no chão e comprar o tal canudo de metal? Vamos ampliar esse conceito. Ainda dá tempo de organizar seu carnaval sustentável e partir para a festa sem peso na consciência.

Aproveite a leitura e descubra algumas atitudes simples que podem fazer seu carnaval mais seguro para você, para os outros e para o meio ambiente.

 

Como pular carnaval sem esquecer da sustentabilidade

De acordo com a jornalista Tania Valéria Gomes no blog Seja Sustentável do Estadão, comportar-se de maneira sustentável é aproveitar o que o mundo nos oferece sem comprometer a disponibilidade para as futuras gerações.  

A Portobello estruturou a gestão de sustentabilidade a partir do conceito clássico do “triple bottom line”:

– Responsabilidade Econômica

– Responsabilidade Social

– Responsabilidade Ambiental

 

Agora, você deve estar se perguntando o que toda essa teoria tem a ver com carnaval. Bom, é simples! Estes pilares norteiam as ações da Portobello e podem servir também para guiar nosso comportamento e fazer não só um carnaval melhor, mas também um mundo melhor.

A jornalista Tania Valeria Gomes sugere que consideremos a nós mesmos, seres humanos, como parte do meio ambiente e não como meros exploradores e usuários do que a natureza oferece. Sendo assim, que tal aprender algumas atividades práticas para ir fazer a festa com sustentabilidade? Confira:

 

Antes do “Allah-la-ô ô ô ô ô”

1. Dirija com cuidado

Antes de pegar o carro, faça uma revisão. Calibre os pneus, cheque os freios, confira a validade dos extintores. Além disso, para ser mais sustentável, você ainda pode organizar a viagem com mais pessoas no carro, assim, você otimiza a viagem e diminui o número de carros nas ruas.  

Além disso, você ainda pode tentar pegar a rodovia antes dos horários de pico. Nunca dirija depois de ter bebido. O mesmo vale para o cansaço. Se estiver cansado, pare em um local seguro e durma. Não siga viagem com sono.

 

2. Reaproveite a fantasia

Antes de gastar dinheiro e comprar mais coisas sem pensar no impacto ambiental, preste atenção no que você já tem no guarda-roupa. Com certeza você tem uma peça com algum brilho, seja um vestido, camiseta ou maiô que pode virar uma fantasia muito criativa.

carnaval sustentável

 

3. Purpurina só se for do bem

Como é feita de pedaços de plástico minúsculos, a purpurina perdeu o glamour e passou a ser considerada um risco para o meio ambiente, pois contaminam a natureza e intoxicam animais. Nos últimos anos, surgiu um tipo de glitter que não causa danos ao ambiente.

Você pode continuar brilhando na sustentabilidade com o chamado bioglitter, glitter orgânico ou eco glitter. Estes substitutos para o glitter de plástico são fabricados com matérias-primas biodegradáveis, como sal, pó de rocha e até gelatina de algas em pó. Por isso, procure a purpurina certa!  

 

4. Coma antes de ir à festa

Alimente-se bem antes de cair na folia. Escolha alimentos com carboidratos que te deem energia. Se quiser optar por uma salada, adicione algum carboidrato, como torradas ou batata.  

Você também pode apostar em frutas: quanto mais colorido, melhor! Para dose extra de energia, adicione carboidratos como granola ou aveia. Frutas ricas em líquido ainda turbinam a hidratação como melancia, melão, abacaxi e mexerica.

 

Durante a festa

 

5. Cuide de você

Sim, faça a festa, dance muito, faça amigos, aproveite a folia. Porém, não esqueça de cuidar de você mesmo. Por isso, leve camisinha. Melhor se for camisinhaS, no plural, que é para garantir que a festa não vire notícia ruim depois da Quarta-Feira de Cinzas.

Doenças sexualmente transmissíveis não têm cara e não tiram uma folga no carnaval! Cuide-se!

 

6. Respeite a festa dos outros

Curta a festa sem perturbar a festa dos outros. É carnaval, é festa, é para curtir. Então não entre em discussões no calor da hora. Além disso, não insista numa aproximação em quem não te deu permissão para isso. Lembre-se que a palavra Não significa apenas uma coisa: Não!

 

7. Olha, olha, olha a água mineral

Se for beber cerveja, caipirinha ou qualquer outra bebida alcoólica, intercale com água. Bebida com álcool não hidrata. Para aguentar a folia de carnaval, ajudar seu fígado a processar o álcool e evitar a ressaca no dia seguinte, os médicos recomendam a proporção de 100ml de água a cada latinha de cerveja, por exemplo.

 

8. Reduza a quantidade de lixo

Fez a festa, bebeu, pulou, dançou pra valer? Não jogue embalagens de plástico ou vidro no chão, procure a lixeira mais próxima. Respeite as pessoas e o lugar onde você está.

 

Curiosidade

O carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e se tornou parte da cultura nacional, pela qual o país é reconhecido mundo afora. Entretanto, o carnaval vem da Antiguidade.

A palavra carnaval é originária do latim, carnem levare, cujo significado literal é ‘suspender ou retirar a carne’.  Representa o período onde as pessoas comem carne antes do período de jejum da quaresma, que faz parte da tradição católica. Durante algum tempo, a Igreja Católica quis classificar o carnaval como uma simples festa pagã, até adaptá-lo aos princípios da religião, visto que a festa antecede a quarta-feira de cinzas, que é quando começa a quaresma.

E aí, gostou das nossas dicas? Conte nos comentários como você vai passar o carnaval!   

Deixar comentário