ergonomia

Ergonomia: como esse conceito faz parte do seu cotidiano

Trabalhar sentado em frente ao computador, na fábrica moldando os revestimentos cerâmicos que vão fazer parte dos lares de milhares de pessoas ou em qualquer outra função. Independente da atividade que você desempenha na Portobello, é preciso cuidar para que as tarefas diárias não prejudiquem sua saúde física e mental. Essa é a função da ergonomia, a ciência que estuda as melhores formas de se realizar um trabalho, com foco na redução de danos e na garantia de uma melhor qualidade de vida.

É graças a essa ciência que, ao longo dos anos, móveis e instrumentos de trabalho, por exemplo, foram sendo adaptados para trazer maior conforto para quem os utiliza. A cadeira onde você senta, a altura da tela do seu computador, a iluminação e a temperatura do seu setor, ou o formato dos instrumentos mais comuns no seu dia a dia, não foram disponibilizados pela empresa ou pelos fabricantes de forma aleatória. Por trás de cada decisão, houve a aplicação de conceitos da ergonomia.

E existem três tipos de áreas de estudo em que se pode aplicar esses conceitos. Elas são conhecidas como ergonomia física, cognitiva e organizacional:

A área de ergonomia física abrange  estudos como postura no local de trabalho, uso de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueléticos relacionados à atividade desempenhada, arranjo espacial do local de trabalho, segurança e saúde.

Na área de ergonomia cognitiva são estudados temas como carga de trabalho mental, tomada de decisão, desempenho qualificado, interação humano-computador, confiabilidade humana, estresse no trabalho e treinamento.

Já a área de ergonomia organizacional engloba estudos sobre comunicação, gerenciamento dos recursos da equipe técnica, formas de arranjo do trabalho, arranjo do tempo de trabalho, trabalho em equipe, participação, ergonomia comunitária, cooperação, novos paradigmas de trabalho, organização virtual, trabalho à distância e gerenciamento de qualidade.

 

O Comitê de Ergonomia da Portobello e seus objetivos

Atenta à importância do bem estar do colaborador, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes  (CIPA) da Portobello implantou, em 2017, o Comitê de Ergonomia. O Comitê é responsável por analisar as condições ergonômicas dos postos de trabalho e propor melhorias e é formado por representantes das áreas de Produção, Logística, SESMT e áreas Administrativas.

Com tudo que foi dito até aqui, podemos afirmar que a aplicação correta da ergonomia em prol dos colaboradores resulta em vários benefícios. Entre eles, podemos citar:

– Maior produtividade, com aumento da disposição, eficiência e a motivação para que cada um possa cumprir suas tarefas.

– Sabendo da preocupação em oferecer o melhor ambiente e os instrumentos de trabalho mais adequados, o colaborador se sente valorizado e reconhecido, aumentando a sensação de pertencimento à empresa.

– Equipamentos ergonômicos, aliados a intervalos, ginástica laboral e outros métodos podem garantir melhor qualidade de vida aos colaboradores de uma empresa. Além disso, ajudam a reduzir faltas e licenças solicitados por conta de problemas de saúde.

 

Veja dicas do que você pode fazer para que o trabalho não afete sua saúde

Móveis, materiais, instrumentos e um ambiente salubre nem sempre são capazes, por si só, de evitar lesões ou problemas de saúde em função das atividades que exercemos no trabalho. Você também precisa fazer sua parte. Confira algumas dicas:

 

– Se você trabalha sentado, não esqueça de ajustar sua cadeira. Se não souber a melhor forma de ajustar, peça ajuda.

– Ajuste também o monitor do computador para que ele fique na altura ideal da sua vista. A iluminação e brilho da tela também devem ser ajustados de forma a trazer melhor conforto.

– Jamais deixe de usar os equipamentos de proteção individual disponibilizados para a realização da tarefa que você executa.

– Siga corretamente o manual de instruções para o uso de máquinas e equipamentos.

– Verifique a temperatura e a iluminação do ambiente do trabalho. É importante que as duas providências proporcionem conforto para todos no setor.

 

Uma última dica: Evite ficar muito tempo na mesma posição. Sempre que possível, movimente-se, alongue-se, faça uma pausa. E não deixe de participar das atividades de ginástica laboral (se houver) da sua empresa. Na Portobello, existe um programa de ginástica laboral que possibilita aos trabalhadores participarem de prática de exercícios funcionais, visando à prevenção de lesões e problemas de saúde. As atividades ocorrem semanalmente.

Compartilhe essas informações nas suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer a importância da ergonomia no dia a dia.

Deixar comentário