atitudes sustentáveis no dia a dia

Responsabilidade de ponta a ponta: atitudes sustentáveis no dia a dia

Adotar atitudes sustentáveis é sempre uma ótima meta para colocar nas resoluções de ano novo. Estamos apenas no segundo mês do ano e, portanto, é possível repensar algumas ações e colocar em prática objetivos para viver com mais responsabilidade, seja ambiental, social e financeira durante todo 2019 e os anos que ainda virão.

Antes de definir quais ações você quer adotar a partir deste ano, saiba que toda atitude é válida e importante, desde as pequenas do dia a dia até a grandes mudanças no estilo de vida. Confira a seguir algumas sugestões de atitudes sustentáveis que você pode começar a tomar a partir de hoje:

 

1 – Pesquise sobre a reputação de uma empresa antes de consumir seus produtos

 

Você pode até ser uma pessoa que se preocupa com o meio ambiente, se posiciona contra o desmatamento ilegal, a poluição, o desperdício de água, a caça aos animais e etc. Mas essa preocupação é em vão se você ajuda a financiar empresas ou organizações que agem totalmente ao contrário desses valores.

Por isso, antes de comprar algum produto, pesquise se a empresa responsável pelo o que você consome se preocupa com a sustentabilidade – ambiental, econômica e social – do seu negócio. Em síntese: evite compra de quem produz sem se preocupar com o meio ambiente.

 

2 – Encaminhe seu lixo para o lugar correto

 

Pode até parecer o contrário, mas o serviço de limpeza do nosso local de trabalho e da cidade onde moramos não são responsáveis pelo lixo que nós geramos. A responsabilidade é nossa como indivíduos e de mais ninguém. O que os auxiliares de limpeza fazem é garantir que lixeiras sejam devidamente esvaziadas e seu conteúdo não vá parar na natureza. Entretanto, os resíduos depositados nas lixeiras é responsabilidade de cada um.

Para garantir que um resíduo seja reciclado ou seja encaminhado diretamente ao aterro sanitário, procure fazer a separação correta de materiais recicláveis e não recicláveis.

 

3 – Pratique a empatia e promova a paz onde estiver

 

Se colocar no lugar do outro é uma das habilidades mais importantes do ser humano. Sentir como o outro sente, acolher e entender apesar de qualquer diferença que possa existir. Isso é ser empático. E essa habilidade podemos desenvolver e praticar em qualquer espaço onde estivermos. Não julgar, discriminar ou ignorar o sofrimento do outro também são atitudes sustentáveis que você pode começar a promover desde já. Isso contribui para a garantir a paz onde quer que estejamos.

Uma forma de praticar a empatia no seu dia a dia é fazer trabalho voluntário. Que tal aproveitar o novo ano para fazer parte das ações do Programa de Voluntariado da Portobello?

 


4 – Evite o desperdício

 

Água, energia elétrica e, especialmente, comida. Nossas fontes de água potável não são infinitas e, por isso, é preciso consumir esse importante recurso de forma responsável. É clichê, mas é verdade: sem água, não existe vida. E sem energia elétrica? O mundo como o conhecemos hoje não funcionaria. Produzir energia elétrica é caro e utiliza recursos naturais valiosos, como a água, no caso do Brasil, a principal fonte vem de hidrelétricas. Embora essa seja uma forma de geração de energia considerada limpa, também causa seus impactos no ambiente.

Evitar o desperdício de alimentos também é uma forma de consumir água e energia com mais responsabilidade. Isso porque a produção demanda recursos naturais e quando jogamos comida no lixo, estamos desperdiçando não só aquele alimento em si, mas todo esforço empregado em sua plantação, colheita e distribuição.

Atitudes sustentáveis da Portobello

Produzir com responsabilidade ambiental, social e econômica é um dos principais valores defendidos e adotados pela Portobello. Conheça algumas atitudes sustentáveis que já fazem parte do dia a dia da empresa:

 

– Combate às práticas de trabalho escravo e infantil: essa atitude é cobrada não só nos processos internos como também de fornecedores da empresa.

 

– Combate às práticas de discriminação em relação a sexo, origem, cor, condição física ou qualquer característica que possa ser fator de tratamento diferenciado contra pessoas.

 

– Proteção do meio ambiente em todos os seus processos, desde a extração de matéria-prima para a fabricação de seus produtos, até a venda final.

 

Para saber mais sobre atitudes sustentáveis adotadas pela Portobello, confira este post sobre a preocupação da empresa em proteger recursos naturais. E você, no seu dia a dia, o que já pratica em prol do meio ambiente? Conte para a gente nos comentários!

 

Deixar comentário