certificado de responsabilidade social

Portobello ganha certificado de Responsabilidade Social

Pelo segundo ano consecutivo, a Portobello recebeu o certificado de Responsabilidade Social, entregue pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A premiação, ocorrida na semana passada, 3 de dezembro, é um reconhecimento público a todas as empresas e entidades que assumem a responsabilidade social como política de gestão.

No caso da Portobello, a responsabilidade social é um dos tripés – ao lado da responsabilidade econômica e ambiental – que compõe sua Política de Sustentabilidade. A empresa atua para que suas atividades contribuam com a melhoria da qualidade de vida da população de Tijucas, município onde está localizada a sede da empresa.

Até a fundação da empresa, em 1979, Tijucas tinha sua economia atrelada à capital, Florianópolis, onde trabalhava grande parte de seus moradores. Seu fundador, Cesar Bastos Gomes, inconformado com o papel de cidade-dormitório de sua terra natal, empenhou-se em construir uma empresa que possibilitasse o crescimento e o desenvolvimento da região.

A atividade cerâmica, comum no local, foi o ponto de partida para uma empresa voltada à inovação e à diferenciação. Mas a contribuição com a população de Tijucas não se limitou a ofertas de empregos e desenvolvimento de seus colaboradores. Atualmente, a empresa desenvolve uma série de ações que visam a contribuir com toda sociedade tijucana, especialmente as crianças e adolescentes. Acesse este link e conheça as principais ações sociais desenvolvidas pela Portobello no município.

Foram essas ações que garantiram a Portobello, além do certificado de Responsabilidade Social da Alesc, outras homenagens, como o Prêmio Empresa Amiga da Criança, concedido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Prefeitura de Tijucas.

 

Saiba mais sobre o Certificado de Responsabilidade Social entregue à Portobello pela Alesc

Certificado recebido na Alesc
Foto: Luis Debiasi/Agência AL

Iniciada há oito anos, a entrega do Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de Santa Catarina é um reconhecimento empresas públicas, empresas privadas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos que têm a preocupação social como uma das bases de sua atuação.

Neste ano, durante a cerimônia de entrega dos certificados, a presidente da Comissão Mista de Responsabilidade Social da Alesc, Elisângela Weigel Schappo, explicou que a premiação tem “o propósito de fomentar e fortalecer uma agenda positiva, pois busca reconhecer, instigar e estimular a prática da inteligência social”.

Um dos pré-requisitos para concorrer à premiação é a comprovação da publicação do balanço social da organização relativo ao ano anterior. Segundo Elisângela Schappo, para ser reconhecida com o certificado de Responsabilidade Social, o balanço social com indicadores econômicos, sociais e ambientais deve ser claro, público, transparente, acessível e periódico.

O balanço social de 2017 da Portobello está disponível no site, acesse aqui.

A análise e julgamento dos ganhadores foi criteriosamente feita, com base nas regras do Edital 2018. A Comissão responsável pela análise é composta por representantes técnicos dos seguintes órgãos públicos e da sociedade civil catarinense.

 

– Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. (Badesc)

– Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc)

– Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)

– Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC)

– Federação Catarinense de Municípios (FECAM)

– Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc)

-Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC)

– Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc)

– Fórum Estadual Permanente das Microempresas, e Empresas de Pequeno Porte e dos Empreendedores Individuais do Estado de Santa Catarina (Fempe/SDS)

– Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) e

– Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC).

 

Junto com a Portobello, outras organizações também foram agraciadas na noite de premiação.

Se você quiser saber mais sobre as iniciativas da Portobello em benefício do bem estar social de seus colaboradores e comunidade, acesse outros posts do blog. Durante todo o ano, nós buscamos mostrar essas atividades, além de trazer outras informações e divulgar os eventos relacionados.

Deixar comentário