sustentabilidade

Como a Portobello atua para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

No post anterior, conhecemos um pouco o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a importância do cumprimento deles, por toda sociedade, para o alcance de um mundo melhor no futuro. Se você perdeu, confira aqui. Agora, vamos mostrar como a Portobello tem contribuído com a chamada Agenda 2030. Esse foi o ano definido como prazo máximo para que os países signatários da Organização das Nações Unidas (ONU) apresentem o balanço de resultados alcançados dentro dos 17 ODS e suas 169 metas.

Como sabemos, o desenvolvimento sustentável está ligado ao crescimento equilibrado em três esferas: ambiental, econômico e social. Esses três pilares compõem a Política de Sustentabilidade da Portobello. Neste ano, a empresa se tornou signatária do movimento Nós Podemos Santa Catarina, que tem como missão facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na prática das pessoas e organizações catarinenses.

Mas, muito antes da adesão, a Portobello já se preocupava em atuar no mercado de forma sustentável, contribuindo assim com os Objetivos do Milênio (ODM) e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Atualmente, a empresa implementa ações que abrangem, diretamente,  sete dos 17 ODS.

 

sustentabilidade

Conheça como a Portobello contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Portobello colabora com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de números 3, 4, 6,8,12,15 e 16.

3 – Saúde e Bem-Estar

Nesse quesito, a Portobello faz: campanhas de saúde; exame periódico para os colaboradores; pronto atendimento no ambulatório; programa de controle auditivo; distribuição de soro; vacina contra gripe; campanhas internas de conscientização sobre saúde e segurança; Programa RespirAção para fumantes; ginástica laboral para colaboradores; campanhas de doação de sangue.

 

4 – Educação de qualidade

A empresa contribui por meio do Programa Jovens Talentos (jovens aprendizes e estagiários), curso técnico em cerâmica, curso de qualificação em eletromecânica e cerâmica, treinamento academia de segurança, Programa Crescer e educação ambiental com a comunidade.

 

6 – Água Potável e Saneamento

Para contribuir com o sexto objetivo, a Portobello faz o tratamento de efluentes de forma correta e responsável e educa os colaboradores sobre o uso consciente da água. Além disso, a empresa é integrante do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas (em Biguaçu).

 

8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico

A empresa, que é referência no município de Tijucas, contribui gerando 2.770 empregos diretos, desenvolvendo fornecedores locais e investimento R$ 283 milhões em impostos pagos apenas no ano de 2017.

 

12 – Consumo e Produção Responsáveis

Em relação ao ODS 12, a Portobello recicla 99,65% dos resíduos gerados e reaproveita o calor dos fornos, reduzindo assim a emissão de CO² para o meio ambiente. A empresa também reutiliza a água captada para o processo produtivo, através de circuito fechado.

 

15 – Vida Terrestre

A Portobello contribui realizando a gestão sustentável e responsável das jazidas utilizadas pela empresa.

 

16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes

A contribuição da empresa se dá ao na promoção e incentivo de projetos sociais de inclusão e desenvolvimento, como por exemplo:

 

– Projeto Hapkido;

Projeto Musicando;

Projeto 4ª Ação Cultural;

– Programa Crescer;

Coral Anjos Luz;

– Campanha Natal Voluntário;

– Campanha do Agasalho;

– Apoio ao Lar Santa Maria da Paz;

– Apoio a APAE;

– Apoio ao Educandário Santa Catarina.

 

O alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e suas metas é uma tarefa que demanda tempo e só será cumprida com a participação de todos: governos, sociedade civil e empresas privadas. Cada cidadão pode e deve fazer a sua parte em busca de um planeta saudável para o próprio para as futuras gerações. Se você quer ajudar nessa tarefa, participe das ações realizadas pela Portobello em prol dos ODS e ajude a divulgar este post nas suas redes sociais.

 

Deixar comentário