Você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Um mundo sem pobreza, com vida digna para todos e com proteção ao ambiente. Esse, se não é o sonho de todos os habitantes do planeta Terra, ainda vai ser. Se você não acredita, saiba que existe um pacto para tornar realidade esses ideais. São os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alcance, dentro do máximo possível, até o ano de 2030.

Para entender do que se trata, vamos voltar ao início dos anos 2000, quando a ONU lançou os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que tinha o ano de 2015 como data limite para o alcance e cumprimento de seus oito compromissos.  Até então, o Brasil já havia alcançado algumas metas, que depois colocaram o país como um dos líderes em torno da mobilização pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Conheça algumas metas alcançadas pelo país:

  • Redução da pobreza extrema, que era de 25% em 1990 e em 2013 baixou para 3%;
  • Universalização do ensino público, o que colaborou para a diminuição da desigualdade no acesso de crianças de 7 a 14 anos à escola;
  • Alcance da meta de redução da mortalidade infantil para 17,7 óbitos por mil nascidos vivos em 2011;
  • Redução do desmatamento na Amazônia de 27.772 km2, em 2004, para 4.848 km2, em 2014.

*Dados retirados da Cartilha de Perguntas e Respostas dos ODS

Obviamente, nenhum desses aspectos pode ser mantido ou mesmo melhorado sem que haja a colaboração de vários setores da sociedade. Além disso, foi percebido que era preciso especificar ainda mais as metas.

 

De ODM para ODS

Ainda antes de atingir o ano limite de 2015 para o alcance dos objetivos e metas do milênio, no ano de 2010, os países-membros da ONU começaram a discutir a ampliação desses objetivos e a necessidade de centralizar no desenvolvimento sustentável os esforços por um mundo melhor.

Após várias reuniões, negociações e debates, os 193 signatários da Organização, em conferência realizada em setembro de 2015, na cidade de Nova Iorque, aprovaram o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. O documento definiu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas para cumprimento até o fim da terceira década do século 21, e ficou conhecido como Agenda 2030.

Veja quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os ODS indicam como as nações podem alcançar um desenvolvimento equilibrado, lado a lado com a preservação do meio ambiente, resultando em um mundo melhor para todos. Confira quais são eles:

 

1 – Erradicação da Pobreza.

2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável.

3 – Saúde e Bem-Estar.

4 – Educação de Qualidade.

5 – Igualdade de Gênero.

6 – Água Potável e Saneamento.

7 – Energia Acessível e Limpa.

8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura.

10 – Redução das Desigualdades.

11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

12 – Consumo e Produção Responsáveis.

13 – Ação contra a Mudança Global do Clima.

14 – Vida na Água.

15 – Vida Terrestre.

16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

17 – Parcerias e Meios de Implementação.

 

ODS

 

Quem é responsável pelo alcance das metas do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

Na busca por um mundo mais equilibrado e justo, cada um deve fazer a sua parte. É isso mesmo. O cumprimento da Agenda 2030 depende da contribuição de todos: governos, sociedade civil, setor privado, universidades. Como parte da sociedade civil, os cidadãos podem colaborar cobrando dos governos e setor privado ações efetivas em favor dos ODS. Também podem colaborar divulgando a existência desse grande pacto em favor do desenvolvimento sustentável.

Tendo a sustentabilidade como um dos principais valores de seu negócio, a Portobello também tem como compromisso colaborar para o cumprimento das metas e objetivos de desenvolvimento sustentável. Para oficializar esse compromisso, no mês de maio, a empresa se tornou signatária do movimento Nós Podemos Santa Catarina.  Uma das prerrogativas dos signatários é enviar, ao final de cada ano, um relatório informando de que forma a empresa contribuiu com os ODS.

No próximo post, vamos mostrar as ações já realizadas pela Portobello para atingir algumas das metas definidas pela ONU e para colaborar com um futuro mais sustentável não só em Santa Catarina, mas em todo país. Aguarde nosso próximo post! E se você gostou de saber da existência desse grande pacto em prol do planeta e de todos que aqui vivem, compartilhem este texto nas suas redes sociais.

 

Comente sobre "Você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?"

  1. Jane Silva

    Iniciativa e providencias importantíssimas.
    Super apoio. A Portobello a frente do mundo . Parabéns

Deixar comentário