coral anjos de luz Portobello

Coral Anjos de Luz e a música como entretenimento e forma de aprendizado

Quem canta seus males espanta. Assim diz um dentre muitos ditados que mostram a importância da música para as pessoas, seja como entretenimento, seja como estímulo ao aprendizado e desenvolvimento. Para crianças, estudos já comprovaram que a música auxilia no progresso intelectual, no equilíbrio emocional, e é importante para aguçar a sensibilidade. Esses e outros benefícios da música são trabalhados com 25 crianças e adolescentes de Tijucas que fazem parte do coral Anjos de Luz.

O grupo, patrocinado pela Portobello há 13 anos, ensaia todas as terças-feiras com um professor de música e se apresenta em festas e grandes eventos da Portobello, como a Convenção Nacional de Franqueados 2018, além de participações em eventos natalinos. Neste fim de ano, o coral Anjos de Luz já tem apresentações marcadas para os dias 12 e 16 de dezembro. Todos os integrantes recebem a uniforme e transporte gratuitamente.

Neste ano, as crianças com idade entre 5 e 14 anos participaram da gravação do cd do músico e professor do coral, Guilherme Franzoi. O grupo cantou e gravou a música Vinheta da Felicidade. Além da participação nos estúdios, o coral Anjos de Luz também subiu ao palco no show de lançamento do CD do músico, realizado no dia 13 de junho, em Tijucas.

No ano passado, o coral participou da abertura do evento de natal do município de Tijucas e se apresentou na entrega de presentes natalinos da Portobello aos colaboradores do Office Park e Backoffice Lojas Próprias, em Florianópolis (SC). As crianças do Anjos de Luz também se apresentaram no refeitório e prédio administrativo da Portobello em Tijucas e, ainda, participaram da festa de natal na comunidade do Jardim Progresso.

Convenção Portobello coral
Apresentação feita na Convenção Nacional da Portobello Shop, ocorrida entre os dias 14 e 16 de agosto deste ano, em Balneário Camboriú (SC).

convenção Portobello coral infantil

Como a música estimula o desenvolvimento infantil

Brincar faz parte da infância. Mesmo na rotina de ensaios e apresentações, as brincadeiras e o uso da música como forma lúdica para aprendizado são levadas a sério no coral Anjos de Luz. Por meio de canções variadas, as crianças brincam, divertem-se e aprendem lições importantes, que depois são levadas para o convívio familiar.

E mesmo que você ou seus filhos não participem de um coral, ainda é possível utilizar a música no dia a dia. Você pode incentivar algumas brincadeiras simples, que além de divertir, também trazem algum tipo de benefício ao desenvolvimento infantil. Conheça três exemplos:

Doce de Laranja

Esta brincadeira é bastante conhecida, de norte a sul do país. Funciona assim: enquanto dançam, duas crianças precisam equilibrar uma laranja entre suas cabeças. O objetivo da atividade é segurar a laranja o maior tempo possível, sem parar de dançar. A brincadeira garante muita diversão e estimula o equilíbrio e concentração das crianças.

Desafio do Jornal

Nesta brincadeira, as crianças são desafiadas a dançar em cima de um jornal, sem sair da delimitação do papel. Também usando música, as crianças dançam e, ao comando dos organizadores, precisam cumprir tarefas como usar uma perna só, dançar com os braços levantados ou pular. A dinâmica trabalha o desenvolvimento cognitivo, o equilíbrio e a interação social. Pode ser usada com crianças a partir de seis anos.

O que é, o que é?

Esta brincadeira nada mais é do que um jogo de adivinhação. Antes de começar, as crianças precisam interagir com objetos variados que possam produzir sons e fazer música. O primeiro passo é deixar as crianças explorarem esses sons. Em seguida, depois de já terem brincado bastante com os objetos, a criança deve fechar os olhos e tentar adivinhar de qual deles vem o som que ela está ouvindo. Essa brincadeira é ótima para treinar o ouvido musical e praticar a concentração.

Se você quiser conhecer mais sobre os benefícios da música para a formação de crianças e adolescentes, acesse este post e continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre ações da Portobello voltadas à infância e adolescência.


Deixar comentário