Alunos do Programa Crescer têm lições sobre cidadania e ecologia

Quando se fala em Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), logo vem à cabeça a ideia de que são atividades realizadas apenas para quem trabalha dentro de uma organização. Na Portobello, contudo, as ações envolvem toda a comunidade, até mesmo as crianças que fazem parte de um dos mais importantes projetos desenvolvidos pela empresa em prol da infância: o Programa Crescer. Todos os anos as 200 crianças que integram o programa são convidadas a participar das atividades da SIPAT.  foram incluídas nas

Entre os dias 20 e 24 de agosto, mês no qual ocorre a Semana, as crianças formaram equipes e participaram de ações ligadas aos temas Saúde e Segurança. Na edição deste ano, elas pintaram telas usando como inspiração o problema das drogas. As obras mais votadas de duas turmas foram premiadas com um passeio. Uma turma visitou a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, e  outra foi ao Zoológico e a Vila Encantada, em Pomerode.

programa crescer SIPAT 2018

Nas visitas, que tiveram uma abordagem educativa, os alunos do Programa Crescer de 10 a 13 anos, aproveitando o mês de eleições, aprenderam lições sobre política e cidadania, conheceram como funciona a Assembleia Legislativa e os temas tratados pelos deputados estaduais.

programa crescer passeio à Alesc

programa crescer visita à Alesc

Já os alunos de 6 a 8 anos tiveram aulas sobre educação ambiental. No zoológico de Pomerode, de maneira divertida, as crianças conheceram o funcionamento do lugar, aprenderam sobre a alimentação dos animais e sobre a importância da preservação da fauna e da flora. Na Vila Encantada, eles puderam aprender sobre a era dos dinossauros, conhecendo as principais espécies.

programa crescer visita ao zoo

programa crescer visita ao zoo

A próxima programação voltada para os alunos do Programa Crescer será a Festa das Crianças. A comemoração, que acontece todos os anos, já é uma das mais tradicionais realizadas pela Portobello. Neste ano, a festa será realizada no dia 13 de outubro.

 

Saiba como o Programa Crescer apoia a infância e adolescência em Tijucas (SC)

O Programa Crescer é coordenado pela Portobello em parceria com a Associação Desportiva dos Ceramistas do Vale do Rio Tijucas (Adec) e Serviço Social da Indústria (Sesi/SC). O programa atende, em média, 200 alunos com idade entre 6 e 13 anos que participam das atividades no contraturno escolar. São ações de iniciação à prática esportiva e socioeducativas, trabalhando diversos temas como disciplina, responsabilidade, cooperação e respeito. O programa inclui ainda minicursos que abordam temáticas como: consumo consciente, higiene pessoal, sustentabilidade, educação do trânsito e voluntariado.

As crianças e adolescentes do programa também recebem lições sobre cidadania e participam de ações solidárias e integradoras. Os participantes visitam e levam doações ao lar de idosos Santa Maria da Paz e também recebem alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Tijucas e São João Batista, durante a Semana do Excepcional. O intuito é promover a inclusão na realização de atividades em grupo.

Ano passado, também na Sipat, em que participaram de um concurso de confecção de brinquedos com material reciclado, os alunos do Programa Crescer ganharam um passeio para conhecer o Projeto TAMAR e o Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis. A visita foi marcada por intenso aprendizado e conscientização sobre a vida de muitos animais que acabam sendo vítimas do tráfico, contrabando e maus tratos. A atividade de educação ambiental contou ainda com orientações sobre como a população em geral pode fazer para ajudar na preservação das espécies marinhas.

Atividades sobre educação ambiental e ligadas aos cuidados com o meio ambiente são constantes na rotina de aprendizado do Programa Crescer. Sessão de cinema com filmes que provocam reflexões sobre questões ambientais, palestras e plantio de árvores são algumas das atividades. No ano passado, os alunos plantaram 32 mudas de árvores como Canelinha, Pata de Vaca, Pau de Ferro, Ipê e Quaresmeira.

Outra atividade apoiada pela Portobello com a participação dos alunos do programa foram as Olimpíadas Belo, realizadas no mês de abril. Em 2018, eles participaram das competições nas modalidades mirins.

Por conta da importância e abrangência, as ações do Programa Crescer são reconhecidas não apenas pelas famílias dos alunos, mas por toda sociedade de Tijucas. Neste ano, o reconhecimento veio por meio do Prêmio Empresa Cidadã. Para saber mais sobre esse prêmio, acesse este post e continue acompanhando nosso site para saber mais sobre o apoio da Portobello à infância e adolescência.

 


Deixar comentário