selo empresa solidária

Doação de sangue: Portobello ganha selo de empresa solidária pelo Hemosc

A Portobello recebeu do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) o Selo Empresa Solidária. A distinção foi dada em reconhecimento às ações de responsabilidade social da empresa para incentivar seus colaboradores a fazerem a doação de sangue regularmente. O projeto Empresa Solidária é desenvolvido  pelo Hemosc com o objetivo de conquistar doadores de sangue e multiplicadores dessa ideia dentro das organizações.

Para participar, as empresas fazem cadastro no sistema do Hemosc. A partir daí, são desenvolvidas ações como palestras e busca de interessados na empresa para fazer a doação de sangue na instituição.  A Portobello já formou três turmas de doadores e para os meses de outubro, novembro e dezembro já há grupos agendados para fazer a doação.

As ações de conscientização dos colaboradores, que resultam na formação de doadores, fazem parte da frente Ações pela Vida, que integra o Programa de Voluntariado da Portobello. Mensalmente, a empresa disponibiliza transporte para que 10 colaboradores possam ir ao Hemosc de Florianópolis fazer a doação de sangue.

A doação regular é importante porque permite o abastecimento dos estoques durante o ano todo. Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, por conta das festas de final de ano, férias e carnaval, a demanda costuma aumentar e, por isso, nessas ocasiões, é necessário um esforço maior para garantir o atendimento a quem precisa.

doação de sangue Portobello
Turma de voluntários que doou em agosto

Como a doação de sangue pode ajudar outras pessoas

Ajudar a manter os bancos de sangue de hospitais com estoque suficiente é importante, pois a falta de sangue pode levar ao cancelamento de procedimentos de saúde, como cirurgias e atendimentos de emergência. Além disso, com apenas uma doação de sangue é possível ajudar até quatro pessoas. Isso ocorre porque o material é separado em componentes que podem ser utilizados em diversas situações clínicas, como tratar hemorragias, anemias e para produção de fatores de coagulação, que servem aos hemofílicos, entre outras indicações.

As partes integrantes do sangue que ajudam nesse processo são os concentrados de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrados de plaquetas, plasma e crioprecipitado (fator específico do sangue). E para disponibilizar todos esses componentes, são retirados 450 ml em cada doação. Pode parecer muito, mas a verdade é que isso não representa nem 10% do volume de sangue que circula no corpo de uma pessoa.

Quem doa sangue, além de ajudar quem precisa, também pode ser recompensado. Veja aqui alguns motivos para ser um doador voluntário.

doação de sangue Portobello
Turma de voluntários que fez a doação este mês

Saiba o que é necessário para fazer uma doação de sangue

Para fazer uma doação de sangue, basta ir até o Hemocentro de sua cidade e fazer um cadastro, informando dados pessoais. Em seguida, você será chamado para uma pré-triagem, em que serão coletadas informações sobre seu peso, altura, pressão arterial, pulso e temperatura. Nessa etapa, será retirada uma pequena porção de sangue do seu dedo para um teste rápido, que vai verificar seu hematócrito e ou sua hemoglobina.

Após a pré-triagem, você passará por uma entrevista clínica, confidencial e sigilosa. Você assinará um termo de consentimento, onde atestará ter compreendido as informações recebidas, ter respondido o questionário com sinceridade, confirmará a intenção de coleta de sangue e afirmará estar ciente de que, em caso de resultados sorológicos alterados, será chamado pelo serviço de apoio ao doador.

Após essas duas etapas, você será encaminhado para a etapa seguinte, que é a coleta de sangue. Uma agulha será inserida em um dos seus braços e serão retirados, como mencionado acima, cerca de 450 ml de sangue, e mais 45 ml para amostras de exames exigidos por lei. Esse processo não demora mais que uma hora. Depois da coleta você receberá um lanche, acompanhado de bebida, para ajudar a repor o volume retirado na doação. Também será orientado a ingerir bastante líquido em casa ou no trabalho, antes e após o procedimento.

Se você quiser saber mais sobre doação de sangue e fazer parte do grupo de doadores da Portobello, inscreva-se no Programa de Voluntariado da empresa.


Deixar comentário