SIPAT 2018 Portobello

Segurança no trânsito: a colaboração que podemos oferecer

Ontem, a Portobello deu início à Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Até o dia 24 de agosto, colaboradores poderão participar de ações de reflexão e conscientização sobre diversos temas, entre eles, os riscos que ocorrem no trânsito. O assunto é antigo e gera estatísticas que nos servem de alerta constante. 

No ano passado, 1.154 pessoas morreram em  Santa Catarina em acidentes envolvendo veículos. Os dados, coletados com base nos registros do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), foram divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no último mês de maio. Os números revelam que a segurança no trânsito ainda precisa receber mais atenção de todos no estado.

Do total das vítimas que acabaram morrendo, 1.255 (80%) eram pessoas do sexo masculino. Os registros revelam 689 óbitos envolvendo adultos jovens com idade entre 20 e 39 anos, o que corresponde a 44,3%. Em relação à condição da vítima, 534 (34%) ocupavam automóveis, 504 (32,4%) utilizavam motocicletas e 231 (14,8%) eram pedestres. Outras 82 vítimas eram ciclistas (5,2%) e em 203 situações a condição não foi especificada.

Os números, apesar de menores do que em anos anteriores, ainda são preocupantes. Por isso, não só em Santa Catarina, mas em todo mundo, foi criado o movimento Maio Amarelo, mês de conscientização para a segurança no trânsito, que tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos em decorrência de acidentes envolvendo veículos.

As ações de conscientização ocorrem nesse mês porque no dia 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o quinto mês do ano se tornou referência mundial para balanço das ações realizadas no mundialmente. A cor amarela representa o movimento por simbolizar atenção e a sinalização de advertência no trânsito.

Para contribuir com o movimento Maio Amarelo, a Portobello promoveu nesse mês – como atividade preparatória para a SIPAT 2018, – duas palestras informativas para os colaboradores focadas em segurança no trânsito. O tema das palestras  foi “Eu Consciente” e teve a participação de quase 200 colaboradores. As informações apresentadas enfatizaram a prevenção de acidentes e a importância de garantir um trânsito mais consciente e seguro, o que reflete na qualidade de vida de todos. As palestras foram ministradas pelo sargento da Polícia Militar, Alvino Muller, e pela pedagoga, instrutora e especialista em trânsito, Karine Winter.

 

Atitudes conscientes melhoram a segurança no trânsito

Seja como motorista de carro ou de motocicleta, como ciclista ou, ainda, como pedestre, cada um pode colaborar para fazer um trânsito melhor para todos. Se você trafega de carro, jamais dirija após ingerir bebida alcoólica e atente sempre para a velocidade da via. Não esqueça de usar sempre o cinto de segurança, de usar seta para indicar sua direção e de não falar ao telefone enquanto dirige. Também é importante respeitar pedestres, ciclistas e motociclistas e, ainda, atentar para os sinais de trânsito. Esses cuidados são válidos não apenas para evitar multas, mas para garantir a segurança de todos na via.

Já se você trafega de moto, use sempre o capacete e demais equipamentos que possam garantir sua segurança no trânsito. Lembre-se que é proibida a ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir e também trafegar usando o telefone celular. Respeitar pedestres, ciclistas, os limites de velocidade da via e atentar para a sinalização são atitudes que colaboram para um trânsito melhor.

E para quem colaborar ativamente com a segurança no trânsito: sabemos que carros e motos são úteis e necessários em diversas situações. Entretanto, cada vez mais identificamos problemas como tráfego lento ou engarrafamento por conta de muitos veículos na via. Por isso, considere trocar seu meio de locomoção por transporte público ou por uma opção que não emite poluentes na atmosfera e ainda traz diversos benefícios para a saúde, como a bicicleta.

Nesse meio de transporte, você também deve respeitar a sinalização e não falar ao telefone enquanto trafega. Dos ciclistas, exige-se ainda o uso de equipamentos de segurança, como capacete, luvas e proteção para joelhos e cotovelos. E se você é pedestre, fique atento à sinalização. Use sempre a faixa de pedestre e jamais atravesse uma via quando o sinal estiver fechado para você. Não se distraia ao usar o celular, especialmente quando estiver cruzando uma via.


Deixar comentário