saúde mental e física exercício Portobello

Atitudes que contribuem com a saúde mental e física

Quem nunca ouviu o ditado “mente sã, corpo são”? A expressão remete à ideia de que para estar realmente saudável é preciso considerar a saúde mental e física. O equilíbrio entre corpo e mente é essencial para uma vida feliz, em todos os aspectos. Qualquer anormalidade ou disfunção na mente afeta o corpo. E vice-versa.

Para além disso, sabe-se que o bem-estar de cada pessoa depende de fatores sociais, ambientais, culturais e até genéticos, contudo, a adoção de hábitos saudáveis contribui significativamente para a qualidade de vida. A seguir, confira algumas dicas que podem contribuir com a sua saúde mental e física.

 

1 – Pratique exercícios físicos

Estudos indicam que fazer exercícios que mexem com o corpo, especialmente em contato com a natureza, são essenciais ao organismo, ajudam a manter a mente saudável. Isso porque o exercício físico estimula a produção de substâncias que ativam o bem-estar psicológico, como as endorfinas, que são os hormônios relacionados à sensação de prazer.

 

2 – Durma bem

Uma boa noite de sono promove inúmeros benefícios para a saúde mental e física. Além de garantir descanso ao corpo, dormir de 6 a 8 horas por dia, ajuda a equilibrar as funções do cérebro, como as áreas que ficam hiperativas durante o dia e outras que ajudam a estabilizar as funções do cérebro.

 

3 – Alimente-se de forma saudável

Não é mais segredo que se alimentar de forma equilibrada é um dos principais componentes para quem quer ter um corpo saudável. Mas pouco se fala que uma boa alimentação também é importante para manter a saúde mental. Alimentos frescos, mais naturais, ricos em nutrientes, além de essenciais para a saúde física, também ajudam a combater depressão e melhoram o humor.

 

4 – Reserve um tempo para as relações sociais

Passar um tempo com pessoas que são importantes na sua vida, sejam familiares ou amigos, faz bem para a cabeça e para o coração. Conversar, dar boas risadas, interagir são ótimas ações para aliviar o estresse e até mesmo para melhorar a autoestima.

5 – Cultive o hábito de ler

O hábito da leitura é ótimo para o cérebro. Ajuda a memória, a criatividade e aumenta a sua bagagem cultural. É também uma oportunidade para vivenciar experiências interessantes sem sair da poltrona.

 

6 – Passe mais tempo na natureza

Cientistas comprovaram que um hábito muito comum dos japoneses, o chamado banho de floresta, realmente faz diferença na saúde mental e física. Estar em contato com a natureza, segundo os estudos, pode ajudar até a combater doenças mais graves. Os cientistas verificaram que  a pressão sanguínea e o batimento cardíaco melhoram após apenas 30 minutos dentro de uma floresta, por exemplo. O estudo foi feito por pesquisadores da Universidade de Chiba, no Japão, que acompanharam 280 indivíduos durante 20 anos medindo os efeitos fisiológicos do banho de floresta. Além dos benefícios para o corpo, o contato com a natureza acalma a mente, alivia o estresse e promove sensação de felicidade.

 

Ações da Portobello para a promoção da saúde mental e física

Sabendo da importância de favorecer o bem-estar de seus colaboradores, a Portobello incentiva ações dentro da empresa com o intuito de promover a saúde mental e física. Uma dessas ações é o programa RespirAção, que auxilia, com apoio médico e psicológico, os interessados em parar de fumar. A empresa também oferece ginástica laboral aos colaboradores e participa ativamente, realizando ações internas das campanhas de prevenção ao câncer de mama (Outubro Rosa), câncer de próstata (Novembro Azul) e à Aids (Dezembro Vermelho).

saúde mental e física SIPAT 2018

Essas ações farão parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), que ocorre entre os dias 20 e 24 de agosto. Serão oferecidas atividades em stands sobre o cuidado do corpo e da mente, como massagem por exemplo. Além de realização de palestras, gincanas, show de talentos, intervenções e jogos interativos que envolverão todos os colaboradores.

A abertura da SIPAT 2018 ocorre no dia 20 de agosto, às 10h30, na fábrica da empresa, em Tijucas. O professor e consultor, Thiago Muniz ministrará uma palestra motivacional, ele já realizou mais de 600 apresentações em SIPAT’s de todo o país.

Porém, engana-se quem pensa que a SIPAT é destinada apenas ao colaboradores da Portobello. Nós entendemos que esse tema também é importante para a comunidade, por isso, há ações especiais para os moradores de Tijucas.

No dia 23, quinta-feira, às 19h, no Centro de Exposição, haverá uma palestra sobre sono, atenção, depressão, atividade física e como criar uma rotina mais saudável. A exposição será feita pelo neurologista formado na Universidade de São Paulo, Mestre em Ciências e Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), Dr. Fabiano Moulin de Moraes. Em seguida, uma apresentação da querida Dona Maricotinha, com seus ‘causos’ do dia a dia. No dia 24 de agosto, a Semana será encerrada com um café saudável, show de talentos, apresentações musicais e de teatro.

Gostou destas dicas? Então compartilhe estas informações nas suas redes sociais e não deixe de participar das atividades da SIPAT 2018 na Portobello.

 

Deixar comentário