segurança no trabalho Portobello

Segurança no trabalho: ações da Portobello aos seus colaboradores

Investir em segurança no trabalho é uma das ações em que todos da – administração, gestores e colaboradores – saem ganhando. Engana-se quem pensa que a medida gera custos ou deve ser implantada apenas para cumprir a lei. A médio e longo prazo, promover a segurança na realização de todas as atividades da empresa retorna como ativos e é determinante para o crescimento da organização.

Oferecer um ambiente de trabalho seguro e agradável mantém colaboradores motivados para o cumprimento das metas da organização. As ações da Portobello em relação à saúde e segurança no trabalho visa a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas envolvidas em suas atividades, desde colaboradores, fornecedores, parceiros até a comunidade em que atua. Nos últimos cinco anos, a empresa teve como foco a mudança cultural em relação ao tema investindo continuamente em treinamentos.

Além dos treinamentos mandatórios, baseados nas NRs (Normas Reguladoras), são ministradas práticas de conscientização em relação à segurança tanto para o nível operacional quanto para lideranças. As capacitações para a equipe operacional passaram a ser ministrados em grande parte pelos próprios gestores.

 

Como a Portobello garante a segurança no trabalho dentro da empresa

Uma das principais ferramentas é o investimento em horas de treinamentos para todos os colaboradores. Desde 2013, o aumento de horas de capacitação levou à redução significativa da taxa de frequência com afastamento.

No processo de mudança cultural, entre as ferramentas utilizadas, destaca-se a abordagem comportamental realizada pelos gestores para identificar desvios de conduta e orientar os colaboradores na maneira correta de agir. Em 2017, a prática que era realizada pelos gerentes e coordenadores foi ampliada para o nível dos líderes de produção.

Outra ferramenta importante é a realização da investigação de todos os acidentes, buscando as causas-raízes que ajudam a eliminar os perigos e riscos da operação. Esse processo de investigação foi aprimorado e passou a ser realizado em um nível para incidentes de alto potencial. Em 2017, a empresa ampliou o registro das investigações para esses incidentes. Em 2018, a meta é que todas as ocorrências sejam registradas.

 

A contribuição da SIPAT para a segurança no trabalho dentro da Portobello

A legislação brasileira obriga a realização de atividades que promovam a segurança no trabalho dentro das empresas, como é o caso da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Na Portobello, as atividades são realizadas não apenas para cumprir a lei, mas são vistas como oportunidade para realizar treinamentos e capacitação. Neste ano, a SIPAT ocorrerá entre os dias 20 e 24 de agosto, mas as atividades de conscientização sobre segurança e saúde vêm sendo realizadas desde o mês de maio. Veja mais aqui.

O principal objetivo da SIPAT é promover conhecimento aos colaboradores sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança para criar uma consciência crítica com o intuito de buscar melhorias no seu ambiente de trabalho e assim, torná-lo mais seguro e saudável.

 

SIPAT 2018 Portobello

 

Este ano, o tema escolhido pela Portobello para ser trabalhado nas atividades foi “Eu faço acontecer”. A ideia é levar a consciência de que cada um é o protagonista quando se trata de saúde e segurança. Por meio de palestras, são repassadas informações que possam auxiliar o colaborador e sua família em práticas seguras no dia a dia.

As orientações de segurança são apresentadas para todas as áreas da empresa, seja as que podem oferecer mais riscos, como fábricas e logística, seja nas áreas com menos riscos, como os setores administrativos e pessoal. Veja a seguir, algumas recomendações para quem atua nesses setores:

 

– Use o corrimão quando estiver subindo ou descendo escadas;

– Tenha atenção ao andar sobre pisos molhados ou úmidos, para não escorregar;

– Não ande ou dirija usando o celular – isso pode esconder os perigos à sua frente;

– Tenha cuidado com canaletas ou fiação soltos no chão;

– Não realize nenhum tipo de reparo ou manutenção em equipamentos energizados sem prévia autorização;

– Posicione-se corretamente ao executar a atividade laboral, mantendo a coluna ereta. Lembre-se de usar sempre a postura adequada;

 

Importante ressaltar que, como mencionamos acima, as atividades voltadas para garantir a segurança no trabalho dentro da Portobello ocorrem o ano todo, sendo intensificadas durante a SIPAT. Se você também acredita na importância de se garantir a segurança e saúde dentro do trabalho, compartilhe este texto nas redes sociais. E não deixe de participar das atividades da SIPAT 2018.


Deixar comentário