Responsabilidade Social: Como o Programa Crescer apoia a infância em Tijucas

O apoio à infância em Tijucas é uma das principais diretrizes das ações de responsabilidade social da Portobello. Entre os projetos desenvolvidos em prol de crianças e adolescentes do município onde fica a sede da empresa está o Programa Crescer, coordenado em parceria com a Associação Desportiva dos Ceramistas do Vale do Rio Tijucas (Adec) e Serviço Social da Indústria (Sesi).

O programa atende, em média, 200 alunos com idade entre 6 e 13 anos que participam das atividades no contraturno escolar. São ações de iniciação à prática esportiva e socioeducativas, trabalhando diversos temas como disciplina, responsabilidade, cooperação e respeito. O programa inclui ainda minicursos que abordam temáticas como: consumo consciente, higiene pessoal, sustentabilidade, educação do trânsito e voluntariado.

Ainda dentro das ações de responsabilidade social da Portobello, o Programa Crescer desenvolve atividades como conscientização contra o uso de entorpecentes. Neste mês de julho, no dia 5, os alunos de 11 a 13 anos participaram de uma visita à comunidade Bethânia, na cidade de São João Batista, a 25 quilômetros de Tijucas. A comunidade, criada pelo padre Léo Tarcísio Pereira, atende pessoas em risco social e em recuperação do vício em drogas.

Na visita, os adolescentes do Programa Crescer conheceram o trabalho desenvolvido no local e participaram de uma palestra sobre prevenção às drogas. A apresentação foi feita em forma de bate-papo e interação sobre o que os participantes já sabiam sobre o assunto. Segundo padre Léo, a educação é uma das principais atividades realizadas em prol do desenvolvimento dos acolhidos na comunidade.  

“Educar é chegar antes, é prevenir, intervir e cuidar. É fazer emergir o melhor da personalidade humana. Investimos na educação porque ela restaura a dignidade da pessoa e renova a esperança de que é possível ir além daquilo que se vive atualmente”, disse.

 

Como o Programa Crescer se conecta com outras ações de responsabilidade social da Portobello

As atividades voltadas para os participantes do Programa Crescer também se relacionam com outras ações de responsabilidade social desenvolvidas pela Portobello. Todo ano, os alunos do Crescer tem um stand na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Em 2017, eles fizeram parte de um concurso de brinquedos confeccionados com material reciclado. Os vencedores do concurso ganharam um passeio de dois dias para conhecer  o Projeto TAMAR e o Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis. A visita foi marcada por intenso aprendizado e conscientização sobre a vida de muitos animais que acabam sendo vítimas do tráfico, contrabando e maus tratos. A atividade de educação ambiental contou ainda com orientações sobre como a população em geral pode fazer para ajudar na preservação das espécies marinhas.

Outra atividade de responsabilidade social apoiada pela Portobello com a participação dos alunos do Programa Crescer foram as Olimpíadas Belo, realizadas no mês de abril. Neste ano, eles participaram das competições nas modalidades mirins.

As competições das Olimpíadas Bello são realizadas há 12 anos na cidade de Tijucas. O objetivo da empresa em apoiar o evento é estimular seus colaboradores à prática esportiva, buscando a integração e humanização entre os departamentos/fábricas, bem como com seus familiares, transmitindo os valores inerentes ao esporte.

 

Meio ambiente e cidadania

As crianças e adolescentes do Programa Crescer participam ainda de causas relacionadas aos cuidados com o meio ambiente. Sessão de cinema com filmes que provocam reflexões sobre questões ambientais, palestras e plantio de árvores são algumas das atividades. No ano passado, os alunos plantaram 32 mudas de árvores como Canelinha, Pata de Vaca, Pau de Ferro, Ipê e Quaresmeira.

Programa Crescer Portobello
O plantio de mudas foi feito no Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro

A cidadania também é trabalhada no Programa Crescer com ações solidárias e integradoras. Os participantes visitam e levam doações ao lar de idosos Santa Maria da Paz e também recebem alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Tijucas e São João Batista, durante a Semana do Excepcional. O intuito é promover inclusão na realização de atividades em grupo.

Se você ficou interessado em conhecer mais ações de responsabilidade social da Portobello voltadas para a infância, acesse este post que informa sobre vários projetos desenvolvidos pela empresa e que beneficiam crianças e adolescentes do município de Tijucas.


Deixar comentário