Qualidade de vida: oportunidades para os colaboradores da Portobello

A qualidade de vida dos funcionários é um dos fatores que costumam impactar positivamente nos resultados obtidos por uma empresa. Sabendo disso e preocupada com o bem-estar de seus mais de 2,7 mil colaboradores, a Portobello investe em ações e oportunidades que garantam as melhores condições de vida para cada um deles, dentro e fora do trabalho.

Algumas dessas ações são focadas na promoção da saúde, por meio de iniciativas voltadas para a conscientização e informações sobre a prevenção de doenças. É o caso da série de palestras organizadas desde o mês de maio como preparação para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) deste ano, marcada para o mês de agosto.

As palestras em preparação à Sipat 2018, que nesta edição tem como lema “Eu faço acontecer”, abordaram um tema específico em cada mês. Em maio, o tema de duas palestras realizadas foi “Eu Consciente”, em referência à campanha Maio Amarelo. Com a participação de quase 200 colaboradores, as informações apresentadas focaram na prevenção de acidentes e na importância de garantir um trânsito mais consciente e seguro, o que reflete na qualidade de vida de todos. As palestras foram ministradas pelo sargento da Polícia Militar, Alvino Muller, e pela pedagoga, instrutora e especialista em trânsito, Karine Winter.

No mês de junho, também direcionada à melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, as duas palestras realizadas abordaram o tema “Eu Saudável”. A primeira abordou a importância para a saúde do equilíbrio entre corpo e mente. Para tratar deste assunto, foram convidados um médico, um nutricionista, um preparador físico, um professor de yoga e dois colaboradores da empresa que praticam esportes. Na ocasião, alguns participantes puderam contar experiências positivas que viveram após aderir à prática de atividades físicas.

A segunda palestra do mês de junho abordou o tema “Drogas” e contou com a presença de 147 colaboradores. Rafael Jonatas Storino e Emano Guimarães Neto, médicos da empresa, explicaram as consequências para o corpo do uso de drogas e falaram sobre a importância de manter-se saudável. A palestra também contou com a participação da psicóloga Andreia de Liz e da enfermeira Roselaine Grulke Domingos, que falaram sobre o programa “Respiração”, voltado para o combate ao tabagismo, e do colaborador da Adec, Carlos Silva, que contou sua experiência como ex-fumante.

No mês de julho e agosto, ações de conscientização serão realizadas por meio de intervenções leves e descontraídas, abordando os temas da Sipat “Eu Cuido do Outro” e “Eu Participo”.  


Mais ações da Portobello com foco na qualidade de vida dos colaboradores

Entre as ações para promover a qualidade de vida dos colaboradores, a Portobello desenvolve, de forma contínua, o programa Respiração, mencionado acima. É uma iniciativa voltada para os colaboradores que desejam parar de fumar. Para mudarem seus hábitos em relação ao tabagismo, eles contam com a ajuda de um médico e psicólogos. Em encontros recorrentes, o programa faz uma abordagem comportamental em grupo.

Outras iniciativas que impactam na qualidade de vida dos colaboradores são as campanhas periódicas voltadas para a prevenção de doenças e realizadas simultaneamente a campanhas nacionais de saúde, como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e o Dezembro Vermelho. No Outubro Rosa, o foco é a prevenção ao câncer de mama. O Novembro Azul foca na saúde integral do homem, com destaque para a prevenção do câncer de próstata. Já o Dezembro Vermelho tem o objetivo de conscientizar e prevenir contra a Aids.

Em todas essas campanhas, a Portobello organiza palestras e eventos informativos para os colaboradores. A empresa também promove internamente a campanha de vacinação contra a gripe.

Além das ações voltadas para a promoção de saúde e prevenção de doenças, a Portobello investe em outras iniciativas que também impactam na qualidade de vida de seus colaboradores, como a capacitação profissional. Conheça um pouco sobre como isso é feito dentro da empresa acessando o post Capacitação profissional: as principais iniciativas da Portobello.

Deixar comentário