Comunidade de Tijucas SC

Ações Sociais contribuem para Comunidade de Tijucas SC

Colaborar com o desenvolvimento social da comunidade onde está inserida, para além do desenvolvimento econômico, é uma postura que tem sido cada vez mais cobrada de empresas e organizações. Há 38 anos no mercado, a Portobello sempre levou a sério ações de responsabilidade social que contribuam para o desenvolvimento da Comunidade de Tijucas SC, município onde sua sede está localizada.

As ações de responsabilidade social é um dos três pilares que compõem a Política de Sustentabilidade da empresa. Além de sua responsabilidade econômica e ambiental, a Portobello atua para que suas atividades contribuam com a melhoria da qualidade de vida da população de Tijucas. Por conta das ações realizadas, a empresa foi reconhecida com importantes premiações.

Um desses reconhecimentos veio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, que premiou a Portobello com o Certificado de Responsabilidade Social, em 2017. Também no ano passado, a empresa recebeu o Prêmio Empresa Amiga da Criança, concedido Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA) e Prefeitura de Tijucas.

 

Projetos e programas voltados para crianças e adolescentes da Comunidade de Tijucas SC

Por representarem o futuro, entre as prioridades da Portobello está a aposta no desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes da Comunidade de Tijucas SC. As ações em prol da infância são realizadas por meio de projetos desenvolvidos com recursos do Fundo da Infância e do Adolescente (FIA), para o qual a empresa destina recursos via renúncia fiscal e por meio de parcerias.

Via recursos do FIA, dois importantes projetos para a infância são desenvolvidos no município. São eles o Hapkido – Artes Marciais e o Musicando. O Hapkido, apoiado pela empresa desde 2016, consiste no ensino de artes marciais para 168 crianças e adolescentes da comunidade de Tijucas SC. Também participam do Projeto crianças e adolescentes encaminhados pela Promotoria da Infância para o atendimento de medidas socioeducativas.

O investimento nesse esporte, via renúncia fiscal ao FIA, possibilitou que, em 2017, 11 atletas do município se juntassem à Seleção Brasileira de Hapkido para a competição sul-americana da modalidade. Todos os atletas do município conseguiram bons resultados e se credenciaram para receber a bolsa atleta, concedida pela Confederação do Brasil de Hapkido (CBHO).

Já o Musicando proporciona o ensino coletivo de música, com aulas de canto e iniciação ao clarinete, pistom, trombone, sax, entre outros instrumentos. Por meio da música, o projeto desenvolve a autoestima e a motivação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

 

PARCERIAS – Ainda pensando no futuro e no desenvolvimento social da Comunidade de Tijucas SC, a Portobello apoia o Programa Crescer, coordenado em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e com a Associação Desportiva dos Ceramistas do Vale do Rio Tijucas (Adec). Em sete anos, o Programa já atendeu 1400 crianças e adolescentes.

Hoje atende, anualmente, uma média de 200 crianças e adolescentes de 6 a 13 anos no contra turno escolar. Durante dois dias por semana, cada criança participa de aulas práticas de esportes, em diversas modalidades. Além disso, os alunos também recebem conhecimentos sobre ética, superação, respeito e autoestima.

No programa, as crianças e adolescentes tem acesso, ainda, a informações relacionadas à cidadania e participam de ações de voluntariado, como campanhas de arrecadação de produtos de higiene pessoal para os idosos do Lar Santa Maria da Paz, em Tijucas.

 

Mais ações sociais da Portobello voltadas para a Comunidade de Tijucas SC

A Portobello apoia também o Programa de Voluntariado, voltado para colaboradores da empresa. Estes, ao longo do ano, desenvolvem e participam de diversas ações voltadas para o bem comum da Comunidade de Tijucas SC. Uma dessas ações é o Natal Voluntário, em que os colaboradores se tornam padrinhos e madrinhas de crianças e idosos do município, doando presentes para os seus afilhados. Na edição de 2017, o Natal Voluntário Portobello fez a alegria de 850 crianças e adultos, compreendendo as instituições e a comunidade.

 

Outras ações que tiveram a participação de integrantes do Programa de Voluntariado Portobello foram:

– Festa do Dia das Crianças;

– Páscoa Voluntária;

– Dia do Trabalhador;

– Campanha do Agasalho;

– Doações para vítimas de alagamentos;

– Ações pela Vida;

– Sipat Social;

 

A Portobello também apoia projetos e programas de incentivos ao esporte e à cultura. Entre eles, destacam-se:

– Coral Anjos Luz;

– Olimpíadas Bello;

– Patrocínio a atletas, como o tenista paralímpico Ymanitu Geon Silva;

– Apoio a obras literárias, como o lançamento do livro Memórias do Zé Marmita, do historiador Leopoldo Barentin, que resgata fatos e casos engraçados do município de Tijucas.

 

Se você é colaborador da empresa e quer participar de atividades como as descritas acima, inscreva-se no Programa de Voluntariado.

 

 


Deixar comentário