Voluntariado no Brasil bateu recorde em 2017

O brasileiro está mais solidário. Foi o que apontou uma pesquisa realizada pela Charities Aid Foundation (CAF), instituição com sede no Reino Unido e que no Brasil é representada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS). Segundo o estudo, denominado World Giving Index 2017, um em cada cinco brasileiros fez algum tipo de trabalho voluntário.

No ano passado, o percentual de pessoas que afirmou ter participado de alguma ação de voluntariado no Brasil chegou a 20%. Foi a maior marca atingida pelo país desde que a pesquisa começou a ser realizada, em 2009. No levantamento anterior, em 2016, o número não passou dos 18%.

Para a pesquisa realizada em 2017, foram entrevistadas 146 mil pessoas em 139 países. No Brasil, mais da metade das pessoas ouvidas (54%) afirmou ter ajudado um estranho, mesmo percentual registrado em 2016. No país, o único índice que apresentou piora na última pesquisa foi o que contabiliza pessoas que doaram dinheiro. O percentual foi de 21%, bem abaixo dos 30% registrados no ano anterior.

No índice global de solidariedade, o Brasil aparece na 75ª posição. Nas primeiras posições do ranking estão: Myanmar (o país é o mais generoso do mundo pelo quarto ano consecutivo), Indonésia, Quênia, Nova Zelândia e Estados Unidos.

 

Motivos para participar de ações de voluntariado

Ser solidário e ajudar em alguma causa é uma daquelas atitudes em que todos ganham. Quem participa de algum tipo de ação de voluntariado no Brasil, ou em outro país, costuma dizer que se sentiu mais beneficiado ao fazer a ação do que quem a recebeu. Além de satisfação pessoal, veja outros motivos para ser voluntário:

– A saúde física e mental costuma melhorar. Isso está relacionado a essa sensação de satisfação e prazer em saber que está ajudando em uma causa que você considera importante.

– Você pode aprimorar as habilidades e, quem sabe, até adquirir novas. Seu campo de conhecimentos se ampliará.

– Você conhece novas pessoas e amplia sua rede de relacionamentos pessoais e profissionais.

– Ao se dedicar a um trabalho voluntário, você ocupa seu tempo. Para pessoas que estão sem emprego ou com tempo sobrando, o voluntariado proporciona a melhora na autoestima, ajudando-as a se sentirem úteis, afastando riscos de depressão.

– Ao participar de uma ação de voluntariado no Brasil, você aumenta suas chances, caso esteja desempregado, de conseguir um trabalho pago. Atualmente, muitas empresas valorizam e incentivam quem faz trabalho voluntário em prol de alguma causa.

– Você tem a oportunidade de conhecer outras realidades e aprender outras visões de mundo, desenvolvendo sua empatia e compaixão pelas dores e necessidades dos outros.

 

 

Como a Portobello incentiva o voluntariado dentro da empresa

Muitas ações de voluntariado no Brasil são desenvolvidas dentro de empresas. Há anos, a Portobello, maior empresa cerâmica do país, incentiva e apoia as práticas de voluntariado de seus colaboradores. Inspirada em ações desenvolvidas por eles, a empresa lançou o Programa de Voluntariado, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, estimulando os colaboradores a se envolverem em ações sociais.

O Programa atua em quatro frentes, que são: ações voluntárias, campanhas solidárias, doações solidárias e ações para vida. Veja a seguir as principais atividades realizadas em cada uma dessas frentes.

1- Ações Voluntárias: festa do trabalhador, festa das crianças, eventos realizados por prefeituras e empresas privadas.

2 – Campanhas Solidárias: natal voluntário, campanha do agasalho, eventos de entidades, visitas em hospitais, asilos e creches.

3 – Doações solidárias: atendimento aos funcionários em caso de necessidade como doenças, perdas materiais em decorrência de desastres naturais (enchentes, vendavais, etc).

4 – Ações para a Vida: doação de sangue, doação de plaquetas, ações de saúde.

Se você apoia o trabalho voluntário e ficou interessado em conhecer melhor cada uma das atividades realizadas pelos colaboradores, acesse o post sobre voluntariado na Portobello.

 


Deixar comentário