Você conhece a importância da música para as crianças?

Quem não se encanta ao ver uma criança cantando, tocando um instrumento musical ou simplesmente apreciando uma canção? É sempre uma coisa bonita de se ver. Para além de fascinar espectadores, saber tocar, cantar ou ler partituras são habilidades que proporcionam muitos benefícios para os pequenos, especialmente na fase de crescimento. A seguir, conheça alguns benefícios que demonstram a importância da música para as crianças.

 

Desenvolve habilidades de linguagem, alfabetização e de comunicação

Especialistas em desenvolvimento infantil reconhecem que a música provoca o estímulo de vários sentidos e ajuda as crianças em seus processos de formação de habilidades linguísticas, além de desenvolver também as habilidades de escuta, escrita e leitura. Por meio da música, as crianças aprendem novas palavras, como pronunciá-las e seus usos no dia a dia. O contato com o universo musical também desperta a curiosidade para a escrita e leitura.

 

A música estimula o desenvolvimento físico

Ao tocar instrumentos de percussão, como tambores, ou de corda, como violão e outros, as crianças desenvolvem a coordenação motora geral, específica e fina. A possibilidade de tocar instrumentos ou seguir os ritmos de uma música estimulam habilidades importantes para a vida escolar e para a vida profissional, quando ela chegar na fase adulta.

 

A música ajuda a desenvolver habilidades cognitivas

Cantar ou ouvir música – como o estilo clássico, por exemplo – estimula diferentes padrões de desenvolvimento do cérebro. Experiências musicais ativam nas crianças a habilidade de memorização, de concentração, de inteligência espacial e de pensamento.

 

A música estimula o desenvolvimento individual

A importância da música para as crianças é reconhecida também quando se percebe que a criação de canções desperta nelas habilidades sócio-emocionais, como melhor autocontrole, maior confiança e autoestima. Quando tocam em grupos, as crianças aprendem a trabalhar em equipe, a dar e a receber, a aguardar sua vez e a encorajar os que estão se esforçando para acompanhar o grupo. Essas habilidades as ajudam na socialização tanto na escola como na vida em sociedade.

 

A música estimula o desenvolvimento inicial do cérebro

Cientes da importância da música para as crianças, especialistas em crescimento infantil acreditam que quanto mais cedo uma criança é exposta à música, mais efetivamente seu cérebro responde a estímulos. Por isso, o universo musical pode e deve ser apresentado nos primeiros anos. O treinamento musical, por meio da reprodução e escuta da música, oferecido antes dos sete anos de idade, tem efeito significativo em partes do cérebro relacionadas à organização e às habilidades motoras.

A Portobello e seu incentivo à música

 

Por entender a importância da música para crianças, a Portobello apoia um importante programa voltado para o ensino de canto e de instrumentos musicais a crianças e adolescentes do município de Tijucas, onde está localizada a sede da empresa. O Musicando, como o programa é conhecido, oferece aulas de canto e iniciação à aprendizagem de instrumentos como clarinete, piston, trombone, sax, entre outros.

Em 2017, o Musicando atendeu 100 crianças e adolescentes do município, na faixa etária dos 6 aos 17 anos de idade. Elas participam das aulas no contra turno escolar. O programa foi criado em 2016, em parceria com a Prefeitura de Tijucas e com apoio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), para o qual a Portobello destina recursos por meio de renúncia fiscal.

Ainda por entender a importância da música para as crianças, a Portobello também apoia o projeto Coral Anjos Luz. Inicialmente formado por filhos de colaboradores, hoje é oferecido a crianças e adolescentes de 6 a 13 anos de idade da comunidade de Tijucas. Patrocinado pela empresa há mais de 10 anos, o Coral é composto por 35 integrantes e um professor de música. Eles participam de ensaios semanais para apresentações em eventos corporativos e da comunidade.

Se você também reconhece a importância da música para as crianças e adolescentes, saiba que você também pode contribuir para o desenvolvimento delas. Para isso, basta destinar parte do seu Imposto de Renda a projetos sociais como o Musicando. Para entender como funciona, confira nosso post e veja como fazer sua doação por meio do IR.


Deixar comentário