Como doar seu IR para o Fundo da Infância e do Adolescente

Até o dia 30 de abril é possível fazer a entrega da Declaração Anual do Imposto de Renda referente aos rendimentos de 2017. Você sabia que pode destinar parte do seu imposto para o Fundo da Infância e do Adolescente (FIA)? Para isso, ao fazer sua declaração, você deve informar à Receita Federal que quer destinar um percentual do valor a cobrar ou a receber para programas de incentivo fiscal previstos em lei.

Um desses programas é o Fundo da Infância e do Adolescente. Os recursos destinados a ele são aplicados em projetos desenvolvidos em âmbitos municipais, estaduais e federais voltados para a promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Segundo o que é definido em lei, pessoas físicas podem destinar até 3% do Imposto quando preenchem a declaração completa, no formulário disponibilizado pela Receita Federal. Já pessoas jurídicas podem doar até 1%.

Veja como doar parte do seu Imposto de Renda para o Fundo da Infância e do Adolescente
Como mencionamos acima, para fazer a doação do IR para o Fundo da Infância e do Adolescente, é preciso fazer a declaração completa do ano calendário, no caso, de 2017. Você pode doar tendo imposto a pagar ou a restituir. Se tiver imposto a pagar, sua doação será abatida do montante a ser pago. Se tiver valores a restituir, o valor será somado à sua restituição e corrigido pela taxa Selic até a data da restituição.

 

Confira agora o passo a passo para fazer sua doação no formulário de declaração do IR:

1 – Preencha normalmente todos os dados da sua declaração. Caso tenha feito alguma doação ao Fundo da Infância e do Adolescente no ano anterior (em 2016), informe em “Doações Efetuadas”.

2 – Selecione a opção tributação “Por Deduções Legais”. Essa opção é necessária para deduzir do Imposto Devido suas doações ao FIA.

3 – Selecione “Doações Diretamente na Declaração – ECA” no Resumo da declaração.

4 – Clique em “OK” e depois em “Novo”.

5 – Escolha o Estado e o Município para onde será destinada sua declaração.

6 – Verifique o valor disponível para doação.

7 – Selecione o tipo de Fundo. Este é o momento em que você vai selecionar Fundo da Infância e do Adolescente. Mas você também pode doar para mais de um fundo ou programa. Para tanto, basta ir acrescentando novos dados de doação até completar o valor disponível.

8 – Vá ao menu “imprimir” e procure a opção “DARF – Doações Diretamente na Declaração – ECA”. Em seguida, selecione o contribuinte e a opção desejada (visualizar, gerar PDF ou imprimir) e clique em OK.

Observações:

A seguir, será gerado um DARF, em duas vias, para cada doação. Ele deve ser pago até 30/04/2018, conforme data de vencimento informada no documento. A doação será declarada automaticamente. Lembre-se de guardar o DARF e o comprovante de pagamento.

 

Os projetos apoiados pela Portobello por meio do FIA

Há alguns anos, a Portobello destina parte do Imposto de Renda da empresa para o Fundo da Infância e do Adolescente e, assim, consegue apoiar dois importantes projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes do município de Tijucas, onde está localizada a sede da empresa. Na cidade, o Fundo é administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

 

 

Um dos projetos apoiados pela Portobello por meio do FIA é o Hapkido – Artes Marciais. Desde 2016, a empresa incentiva o ensino de artes marciais para 168 crianças e adolescentes da comunidade de Tijucas. Também participam do Projeto Hapkido crianças e adolescentes encaminhados pela Promotoria da Infância para o atendimento de medidas socioeducativas.

O investimento nesse esporte, via renúncia fiscal ao FIA, possibilitou que, em 2017, 11 atletas de Tijucas se juntassem à Seleção Brasileira de Hapkido para a competição sul-americana da modalidade. Todos os atletas do município conseguiram bons resultados e se credenciaram para receber a bolsa atleta, concedida pela Confederação do Brasil de Hapkido (CBHO).

Também via renúncia fiscal ao FIA, a Portobello apoia o projeto Musicando, que proporciona o ensino coletivo de música, com aulas de canto e iniciação ao clarinete, pistom, trombone, sax, entre outros instrumentos. Por meio da música, o projeto desenvolve a autoestima e a motivação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

 

 

Caso você queira colaborar com o futuro das crianças e adolescentes de Tijucas doando parte do seu Imposto de Renda para o FIA, informe sua intenção à Portobello. Assim, a empresa pode solicitar à CMDCA que direcione sua doação aos projetos Hapkido e Musicando.

Se quiser conhecer outras ações de responsabilidade social a Portobello voltadas para infância e adolescência, acesse o post Crianças são foco de uma série de ações sociais da Portobello, onde contamos um pouco sobre as principais iniciativas da empresa para esse público.


Deixar comentário