Capacitação profissional: as principais iniciativas da Portobello

Sabemos que o aperfeiçoamento é importante para garantir o crescimento profissional, além de contribuir para o alcance de metas pessoais e resultados esperados pela gestão. Por isso, a capacitação profissional deve ser vista sempre como investimento, uma vez que os recursos empregados na melhoria dos colaboradores se transformam em benefícios para todos na empresa e, ainda, impactam positivamente no relacionamento com clientes e público externo.

Apostando nisso, e em atenção à sua responsabilidade social, um dos pilares de sua política de sustentabilidade, a Portobello investe alto em qualificação e capacitação profissional, visando o desenvolvimento dos colaboradores de todas as áreas da empresa. No ano passado, foram várias iniciativas voltadas para a capacitação e aperfeiçoamento, realizadas em parceria com importantes instituições de ensino.

 

Conheça os principais projetos de capacitação profissional desenvolvidos na Portobello em 2017

Treinamentos comportamentais:

Em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Portobello realizou treinamentos comportamentais voltados para os colaboradores. Esses treinamentos focaram em temas como:

– disciplina;

– organização e planejamento;

– otimização do tempo;

– qualidade: responsabilidade individual e coletiva;

– gerenciamento do estresse;

– comprometimento e foco em resultados.

Além desses, em parceria com uma empresa especializada, também foram realizados treinamentos voltados para o desenvolvimento comportamental de colaboradores, com foco em autoconhecimento e motivação. Foram 78 encontros realizados em 2017 com a participação de equipes de coordenação, líderes, operadores, técnicos e administrativos.

 

Capacitação Técnica

Junto com outra instituição parceira, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foi desenvolvido o curso de capacitação técnica em cerâmica. O curso, subsidiado parcialmente pela Portobello, tem carga horária de 400 horas e duração de um ano. Em 2017, 24 colaboradores concluíram essa capacitação.

Em agosto do mesmo ano, uma nova turma, também formada por 24 colaboradores, iniciou o mesmo curso, mas com duração de dois anos. Nesse mesmo mês, outra turma, com 28 participantes, iniciou o curso de Capacitação Técnica em Eletromecânica, que tem duração de um ano. Ambos os cursos recebem subsídio parcial da empresa.

 

Emprego e Capacitação Profissional para Jovens Aprendizes

Ao participarem de cursos com quatro horas diárias de Aprendizagem Industrial oferecidos pelo Senai, jovens de 14 a 24 anos são empregados na Portobello e recebem renda de meio salário mínimo, de acordo com o piso salarial estadual. Em 2017, foram oferecidos quatro cursos: Ceramista, Redes e Manutenção de Computadores, Eletromecânica e Assistente Administrativo.

No curso de Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo, os jovens alternam as horas de aprendizado com aulas práticas nas áreas administrativas da empresa e diretamente nas salas de aulas do Senai. O quadro de aprendizes é composto por 5%, no mínimo, de aprendizes em relação ao total de colaboradores, segundo determina a Lei do Aprendiz (Lei 10.097/2000).

 

Estágio

A Portobello oferece, em média, 30 vagas de estágio por ano, em diversas áreas da empresa. Os estagiários são alocados com a missão de desenvolver um projeto de melhoria para o setor onde atuam. Esse projeto deve seguir a metodologia do PDCA e para o desenvolvimento deste ao longo do ano, os estagiários recebem treinamentos e orientações. No ano passado, seis estagiários foram efetivados na empresa.

 

Multiplicadores internos

Outro foco das iniciativas de capacitação profissional da Portobello é o desenvolvimento de multiplicadores internos. Em 2017, um grupo de 15 colaboradores recebeu capacitação para atuar como multiplicadores. O objetivo dessa iniciativa é apoiar o compartilhamento e a disseminação dos conhecimentos internamente, visando o aprimoramento das competências técnicas.

 

Parcerias com instituições de ensino

Ainda visando à capacitação profissional de colaboradores, a Portobello fez, em 2017, parcerias com diversas instituições de ensino, que possibilitaram descontos aos colaboradores que ingressassem em algum curso superior, de pós-graduação e também em curso de idiomas.

Quer conhecer mais como a Portobello investe em capacitação profissional? Acesse nosso post sobre as iniciativas na área de qualificação e não deixe de acompanhar as demais ações de responsabilidade social, econômica e ambiental desenvolvidas pela empresa aqui no site da Portobello Sustentabilidade.


Deixar comentário