5 benefícios do Hapkido para crianças e adolescentes

Seja qual for a modalidade, praticar um esporte na infância e adolescência é um conselho bastante recomendado por profissionais da saúde. Isso porque a prática de esportes resulta em um crescimento – físico e intelectual – saudável. Não é diferente com o Hapkido, uma luta marcial coreana. Como lazer ou atividade física, os benefícios do Hapkido para crianças e adolescentes são vários e a prática tem atraído a atenção dos mais jovens.

Hapkido significa o caminho da união e força (energia) interior e exterior. HAP significa “união”, KI quer dizer “energia interior e exterior”, e DO tem o sentido de “caminho”. Surgiu como esporte de defesa na Coréia no ano de 372 depois de Cristo. Antes disso, por volta do ano 67 antes de Cristo, há indícios de que os movimentos do Hapkido eram treinados por monges budistas que migraram da Índia para a China apenas para o desenvolvimento do KI, ou seja, da força interior, da energia vital.

Veja agora os principais benefícios do Hapkido para a infância e adolescência
Atualmente, a prática do esporte é muito aconselhada para pessoas de todas as idades. Mas, no caso de crianças e adolescentes, os benefícios do Hapkido são vários. Veja a seguir cinco deles:

1 – Melhora a capacidade física

Sem dúvida, é um dos principais benefícios do Hapkido. O treino regular dessa arte marcial trabalha todas as partes do corpo da criança e do adolescente, melhorando a capacidade física e desenvolvendo a coordenação motora. A prática do esporte explora reflexos e fortalece movimentos, aumentando o domínio corporal e facilitando o crescimento. Também capacita o praticante para enfrentar qualquer tipo de atividade com mais intensidade.

2 – Aprimora a capacidade de concentração e aprendizagem

Praticar Hapkido proporciona à criança e ao adolescente a possibilidade de afinar sua capacidade de concentração e aprendizagem. Isso ocorre devido à metodologia de ensino do esporte, que exige que o aluno esteja bastante focado. Ocupada em manter a atenção nos golpes e movimentos, sem se descuidar do equilíbrio do corpo para executá-los, a criança acaba absorvendo ensinamentos com facilidade, aumentando sua capacidade de memorização. Essas habilidades podem ser utilizadas na escola e em qualquer outro ambiente de aprendizagem frequentado por ela.

3 – Desenvolve valores éticos, morais e de compaixão pelo outro

Entre os benefícios do Hapkido destaca-se também a possibilidade de desenvolvimento de habilidades humanas, com o ensino de valores éticos e morais, compaixão, união entre as pessoas, harmonia espiritual e respeito pelo próximo. A prática do esporte também desenvolve a humildade, a consciência cidadã e a empatia.

4 – Oportuniza o desenvolvimento intelectual e da autonomia

O desenvolvimento intelectual e a capacidade de expandir seu pensamento lógico, além do aprimoramento da autonomia e criatividade também estão na lista de benefícios do Hapkido. A prática regular do esporte estimula a atividade construtora, favorecendo a luta (ou a brincadeira) como condição para o desenvolvimento de uma criança ou adolescente autônomos, cooperativos e criativos.

5 – Possibilita o aprendizado de técnicas de autodefesa

Sendo uma arte marcial, o Hapkido possibilita a aprendizagem de técnicas de autodefesa, deixando a criança e o adolescente muito mais alertas para as situações que os rodeiam.

O incentivo da Portobello para a prática do Hapkido

Desde 2016, graças a sua contribuição para o Fundo da Criança e do Adolescente (FIA), a Portobello incentiva a prática do esporte por meio do Projeto Hapkido, que ensina artes marciais para 168 crianças e adolescentes da comunidade de Tijucas. Também participam do Projeto crianças e adolescentes encaminhados pela Promotoria da Infância para o atendimento de medidas socioeducativas.

O investimento nesse esporte, via renúncia fiscal ao FIA, possibilitou que, em 2017, 11 atletas de Tijucas se juntassem à Seleção Brasileira de Hapkido para a competição sul-americana da modalidade. Todos os atletas do município conseguiram bons resultados e se credenciaram para receber a bolsa atleta, concedida pela Confederação do Brasil de Hapkido (CBHO).

Se você gostou de conhecer um pouco sobre os benefícios do Hapkido e quer saber mais sobre o incentivo da Portobello para a prática de esporte na infância, confira o post benefícios do esporte na infância.

Aproveite para deixar um comentário sobre que tipo de esporte as crianças e adolescentes que você conhece costumam praticar.


Deixar comentário