Fique atento à sua saúde e adote alguns cuidados durante o verão

A estação mais quente do ano chegou. As altas temperaturas costumam ser um convite a passear, se divertir e descansar ao ar livre. Aproveitar o sol na praia, no parque ou no intervalo do trabalho é um prazer para muita gente. Mas, para não correr o risco de transformar bons momentos em lembranças ruins, é preciso estar atento a alguns cuidados durante o verão.

Entre as recomendações está a importância da hidratação. Há quem acredite que ingerir mais líquidos nesta época do ano não é necessário. Entretanto, casos como tonturas, cansaço, dor de cabeça e trânsito intestinal desregulado são alguns dos sintomas causados pela falta de água no organismo. Ingerir líquido em quantidade suficiente ao longo do dia é a principal recomendação dos médicos.

Para não descuidar da hidratação, tenha sempre por perto uma garrafa de água. Sucos naturais e chás gelados também são boas escolhas para ajudar seu corpo a funcionar melhor nos meses mais quentes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo mínimo diário de dois litros de água para manter o organismo hidratado e saudável. Isso equivale de oito a dez copos ao dia.

A Portobello, que incentiva seus colaboradores a adotar cuidados durante o verão, promove campanhas de hidratação nesse período e reforça o estoque de soro no ambulatório da empresa. O soro é oportuno porque repõe os sais minerais que o corpo perde por meio do suor.

 

Proteja-se dos raios nocivos do sol

 

Na lista de cuidados durante o verão, a Portobello também incentiva os funcionários a usarem corretamente o protetor solar, até mesmo no dia a dia no trabalho. Como essa época costuma ter maior incidência de raios ultravioletas, as partes do corpo que costumam ficar mais expostas – como rosto, pescoço, colo e braços – precisam estar protegidas.

Evite expor-se ao sol entre 10h e 16h. Os cremes e loções utilizados precisam ter fator de proteção acima de 15. Além do fator de proteção, eles devem preservar a pele contra os raios UVA e UVB. O raio UVA é o que penetra mais profundamente na pele e é o maior responsável pelo envelhecimento. Já o UVB penetra menos, mas é o principal responsável por manchas e pelo câncer de pele.

Além do protetor solar, você pode intensificar a barreira contra os raios ultravioletas com a ajuda de chapéus e sombrinhas.

Veja mais cuidados durante o verão que você pode adotar

  • Use roupas de tecidos leves e confortáveis.
  • Prefira uma alimentação leve, com pouca ingestão de gordura animal e dê preferências às saladas e demais vegetais. Frutas e sucos naturais também são uma boa pedida para evitar a indigestão.
  • Evite comer na rua ou em locais onde você desconfie que os alimentos não estão armazenados adequadamente. Durante o verão, são comuns os casos de intoxicação alimentar causados pelo consumo de comida estragada.
  • Fique atento às doenças de pele como as micoses. Elas são causadas por fungos presentes na água das piscinas e areia das praias e costumam atacar as partes do corpo mais úmidas, como o espaço entre os dedos e axilas. Para se prevenir, é recomendável:

– manter as áreas do corpo bem secas e limpas;
– não usar sapatos fechados em dias de calor intenso;
– não compartilhar toalhas e calçados de outras pessoas;
– evitar andar descalço na praia e em ambientes públicos.

Percebeu o quanto as dicas são simples de colocar em prática? O reforço aos cuidados durante o verão é mais uma iniciativa do projeto Ações pela Vida. Conheça outras campanhas realizadas pela Portobello em benefício dos funcionários, como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e o Dezembro Vermelho.


Deixar comentário