Fique atento ao descarte correto de embalagens

Diminuir a produção de lixo no planeta é responsabilidade de cada um. E uma das formas de reduzir a quantidade de resíduos gerados pelo nosso consumo é fazer o descarte correto de embalagens dos produtos que levamos para casa. O processo é bem simples: embalagens feitas de papel, plástico, metal e vidro podem ser destinadas à reciclagem.

É o caso das caixas onde são armazenados produtos da Portobello. Elas são produzidas em material reciclável e, em sua maioria, com design que possibilita a redução desse material. Portanto, as embalagens dos produtos da empresa que serão utilizados em sua obra podem (e devem) ser separadas e encaminhadas para o reaproveitamento e reciclagem.

O cuidado com o descarte correto de embalagens é preocupação da Portobello até mesmo dentro de seus processos internos. Um exemplo são os pallets para montagem das caixas: todos são confeccionados em madeira reflorestada. Além disso, na sede da Portobello, em Tijucas, é mantida uma oficina que recupera pequenas avarias dos pallets de uso interno ou descartados por clientes. Em 2016, 46.725 mil pallets foram recuperados, o que representa 12% a mais em relação ao ano anterior.

Como fazer o descarte correto de embalagens

Para garantir o descarte correto de embalagens de produtos que você leva para casa, fique atento a alguns cuidados, que garantirão a possibilidade de reciclagem desse material:

1) No caso de pisos e revestimento embalados em caixas de papel, guarde-os em local seco e onde você tem certeza de que não molharão.

2) Ao desembalar esses produtos, não deixe as caixas em local descoberto, sujeito à chuva e umidade. Separe e guarde em um local apropriado.

3) Embalagens de plástico, vidro e metal que ficaram em contato com alimentos, ou de alguma forma acabaram sujando, devem ser limpas, pois isso facilita o processo de reciclagem. A limpeza pode ser feita com água de reuso, como da máquina de lavar, por exemplo.

4) Separe diferentes materiais de uma mesma embalagem, como por exemplo, a tampa de metal do pote do vidro, ou o material plástico das caixas de bebidas.

5) Dobre caixas, empilhe potes de plásticos e embalagens de papel de forma que tudo ocupe o menor espaço possível no armazenamento e transporte rumo à reciclagem.

6) Encaminhe tudo para o serviço de coleta seletiva do local onde você mora. Se esse serviço não for oferecido pelo poder público da sua cidade, verifique se existem empresas ou cooperativas que recebem material reciclável para posterior comercialização para a indústria da reciclagem.

7) Se você mora em Tijucas, é possível solicitar a inclusão do seu endereço no serviço de coleta seletiva da cidade. Para isso, basta ligar para o telefone (48) 99924-4663 e informar onde você mora.

Por que é importante estar atento ao descarte correto de embalagens

Quando você cuida para que todas as embalagens feitas em material reciclável tenham o destino correto, você está ajudando a poupar recursos naturais do planeta. Muitos desses recursos, como o petróleo utilizado na confecção de plásticos, são finitos, ou seja, não vão durar para sempre. Até recursos renováveis, como as árvores utilizadas na fabricação de papel, não estão disponíveis na velocidade do consumo exigido pela sociedade. Além disso, é preciso considerar a quantidade de água potável que se utiliza na fabricação desses materiais.

O destino correto das embalagens também garante que elas não acabem descartadas na natureza. É o caso do excesso de plásticos, hoje uma preocupação mundial pelo fato de estarem contaminando rios e mares. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), se nada for feito, em 2050 haverá mais plástico que peixes nos oceanos. Além de contaminar a água, esse material prejudica toda a vida marinha.

Gostou dessas dicas e quer participar desse esforço de produzir menos lixo e colaborar com a sustentabilidade no local onde você vive? Veja estas dicas sobre como você pode praticar a sustentabilidade no seu dia a dia e continue acompanhando nossos posts!


Deixar comentário