4 motivos para você ser um doador de sangue

Você já pensou em ser doador de sangue? Não é preciso haver um motivo especial ou uma razão específica. Doar sangue é um simples gesto que pode fazer a diferença em situações que envolvem a saúde de alguém. Além de contribuir com isso, muitos doadores relatam sentir grande satisfação pessoal por estar fazendo o bem.

Ajudar a manter os bancos de sangue de hospitais com estoque suficiente é importante, pois a falta de sangue pode significar ao cancelamento de procedimentos de saúde, como cirurgias. Por essas razões e atenta à sua responsabilidade social, a Portobello incentiva a doação regular de sangue. Colaboradores voluntários que participam das Ações pela Vida, um braço do Programa de Voluntariado da empresa, contribuem para manter atualizado o banco de doadores de sangue e plaquetas e, também, incentivam as doações ao Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc).

Por que ser um doador de sangue?

Se as razões acima já lhe animaram e você ficou com vontade de ser um doador de sangue, mas ainda está em dúvida se deve colocar essa intenção em prática, conheça agora mais 4 motivos para contribuir com esse ato de solidariedade:

1) Você pode salvar até quatro vidas com uma única doação

Isso mesmo. Uma única doação de sangue pode ajudar quatro pessoas diferentes. Isso é possível porque o material é separado em componentes que podem ser utilizados em diversas situações clínicas, como tratar hemorragias, anemias e para produção de fatores de coagulação, que servem aos hemofílicos, entre outras indicações.

Os componentes que ajudam nesse processo são os concentrados de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado. E para disponibilizar todos os esses componentes, são retirados cerca de 450 ml em cada doação. Isso não representa nem 10% do volume de sangue que circula em nosso corpo.

2) Doar sangue é rápido, simples, tranquilo e seguro

Quando decidir doar sangue, a primeira coisa que você deve fazer é ir até o hemocentro de sua cidade e preencher um cadastro, informando seus dados pessoais. Depois disso, você será chamado para uma pré-triagem, em que serão coletadas informações sobre seu peso, altura, pressão arterial, pulso e temperatura, além de verificar seu hematócrito e sua hemoglobina.

Após a pré-triagem, você passará por uma entrevista clínica, totalmente confidencial e sigilosa. Você assinará um termo de consentimento, atestando ter compreendido as informações recebidas, ter respondido o questionário com sinceridade, confirmará a intenção de coleta de sangue e afirmará estar ciente de que, em caso de resultados sorológicos alterados, será chamado pelo serviço de apoio ao doador.

Se correr tudo bem nessas duas etapas, você será encaminhado para a etapa seguinte, que é a coleta de sangue. Após a coleta, você receberá um lanche, acompanhado de bebida. O conjunto de todos esses processos leva em torno de uma hora.

3) Você pode obter isenção de taxa em concursos promovidos no estado de Santa Catarina

Quem garante é a Lei 10.567, de 1997. Para obter o benefício, basta apresentar documento expedido pela entidade onde você fez a doação de sangue no ato de inscrição no concurso. É exigida que a doação seja feita em um órgão oficial de coleta ou entidade credenciada pela União, Estado ou Município.

4) Você pode pagar meia-entrada em espetáculos artísticos culturais

Esse benefício é garantido pela lei estadual em Santa Catarina (Lei nº 14.132/2007) e por portaria da Secretaria de Defesa do Consumidor de Florianópolis. Para ter acesso à meia-entrada, você precisa apresentar documento que o ateste como doador de sangue regular. O documento deve ser emitido por um órgão oficial de coleta.

Doar sangue é um ato de solidariedade que faz bem para todos. Por isso, seja um doador de sangue você também! Se você é um colaborador da Portobello e quer participar dessa corrente do bem, clique e preencha o formulário de adesão ao Programa de Voluntariado.


Deixar comentário