Já pra fora! Use porcelanatos para áreas externas

Transformar a área externa em um espaço para o dia a dia está se tornando uma tendência. Atividades como curtir uma rede, apreciar um bom vinho ou apenas compartilhar uma boa companhia fazem com que a área externa seja a queridinha da vez.

Para repaginar esse ambiente e torná-lo a estrela da casa, a Portobello oferece produtos com resistência ao escorregamento, ideais para o uso em áreas descobertas e sujeitas ao contato com a água.

As linhas ainda garantem efeitos maravilhosos e, dependendo dos materiais, oferecem a possibilidade de criar espaços simples, criativos, inusitados ou extremamente sofisticados.

Quer conferir como aproveitar o porcelanato em áreas externas, em quais peças apostar e como harmonizar os ambientes? Continue a leitura do post para saber mais!

O porcelanato

Esse tipo de piso é tradicionalmente reconhecido pela beleza e versatilidade, mas ele garante, também, sofisticação, estilo e praticidade para a decoração interior.

O uso do porcelanato em espaços externos, expostos às condições climáticas, também é muito recomendado e o resultado fica incrível, transformando o material em peça-chave para reformas e construções com espaços exteriores.

Entre as principais características do revestimento, estão a uniformidade da coloração, a alta resistência ao desgaste físico e químico, a baixíssima absorção de água — são praticamente impermeáveis —, a resistência mecânica e o alto desempenho. O material é, ainda, extremamente versátil, apresentando várias estampas, cores e texturas.

Materiais como o porcelanato natural, com aspecto não polido, e o rústico, com irregularidades, apresentam a vantagem de possuir uma textura antiderrapante, ideal para garagens, salões de festa e áreas gourmet cobertas, garantindo segurança e conforto. Podem ser utilizados em áreas como piscina, lavanderia, varandas e locais próximos a decks e jardins.

Como escolher o porcelanato para áreas externas?

A escolha do material deve ser baseada, principalmente, no coeficiente de atrito, que precisa ser superior a 0,4 para assegurar estabilidade e reduzir o risco de escorregamento, mesmo em superfícies molhadas.

Nos produtos da Portobello, os acabamentos da superfície chamados EXT e NAT seguem esse pré-requisito — com faces levemente abrasivas —, diferentemente de linhas com acabamento polido ou acetinado, que garantem lugar na decoração interior, mas não são apropriadas para os ambientes mencionados acima.

Outra característica fundamental é a redução do rejunte que conecta as peças, uma vez que a colocação pode ser bem mais próxima que em outros pisos. A aplicação correta garante que o espaço do rejunte seja menor e acumule menos limo, facilitando a limpeza.

Considerando as características estéticas, as novas trends apontam para o uso de tons neutros — conferindo sofisticação, fácil harmonização e naturalidade —, e porcelanatos que imitam pedras — trazendo exclusividade e um requinte a mais, além de remeter ao natural.

Os porcelanatos amadeirados — aparentando decks com todas as famosas características da madeira —, continuam em alta também. Além disso, os revestimentos mais modernos, que remetem ao conceito industrial e urbano, estão sendo muito aplicados em todos os ambientes, inclusive em espaços externos. Nesse caso, investir em tons mais escuros, como o cinza e o marrom, promete deixar o espaço ainda mais sofisticado e contemporâneo.

Decoração de áreas externas

A falta de espaço não é desculpa para não transformar a área externa em um ambiente acolhedor para relaxar e receber os amigos e a família.

Além de porcelanatos para as áreas externas, aposte em móveis confortáveis e invista em itens de decoração que reflitam o seu estilo. A escolha dos móveis deve priorizar o conforto, a praticidade e a harmonização com toda a residência — ou a construção, em casos de empresas e estabelecimentos comerciais.

Selecionamos alguns aspectos que devem ser avaliados, além de dicas para harmonizar o ambiente. Confira:

stone-castle-kesington-marmi-classico-bianco-paonazz

Matérias-primas mais indicadas

Em termos gerais, o mobiliário de madeira, de fibra e de alumínio tem destaque na decoração moderna e confere ao ambiente uma pegada natural e relaxante. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados na hora de escolher os móveis desses materiais.

A madeira, por exemplo, mesmo que de espécies como massaranduba, pinus ou carvalho, deve passar por um tratamento antes de ser instalada. Os mais populares são a vitrificação ou a camada acrílica. Verifique com a loja se a madeira já é tratada e invista em materiais de boa qualidade para usufruir o máximo do móvel.

Assim como a madeira, o alumínio exige cuidados e manutenção, mesmo sendo mais resistente aos fenômenos climáticos. A dica é evitar a exposição por muito tempo ao cloro e escolher cores mais claras, a fim de não desgastar a pintura.

Já a fibra garante um clima mais rústicos e está em alta na decoração. O acabamento, que remete à palha, pode trazer um visual requintado e descolado para o ambiente. O material também é resistente e fácil de limpar.

Montando o espaço

Além de porcelanatos para as áreas externas, aposte em móveis confortáveis e funcionais, como pufes e espreguiçadeiras, mas não exagere na quantidade. Um ambiente muito cheio é justamente o contrário do que se busca em áreas abertas e mais descontraídas.

Uma ideia interessante é a escolha de uma boa mesa. As de centro, por exemplo, podem ter várias funcionalidades, como descansar copos, pratos, livros, artigos de decoração e outros objetos.

A natureza é outro aspecto que vale preservar e ressaltar, assim como a sustentabilidade e o meio ambiente em si. Cultive plantas, flores e frutas das mais variadas espécies e, se sobrar um espaço, por que não cuidar de alguns temperos fresquinhos? Prefira as espécies resistentes ao sol e ao vento e de baixa manutenção, como alfazema, orquídeas, samambaias e aspargos.

Aproveite e espalhe pelo lugar alguns vasos coloridos, além de luminárias ou velas para produzir um clima harmonioso. Dê vida ao seu paraíso particular!

Em relação a tecidos utilizados em estofados e almofadas, invista em materiais impermeáveis. Os tecidos mais modernos não são duros, sem graça e pouco confortáveis, como os de antigamente. Hoje, o mercado disponibiliza tramas variadas, com texturas, estampas e tonalidades infinitas, muito mais duráveis e fáceis de limpar que as anteriores.

Não tenha medo de apostar nas cores e em diferentes estilos para compor o ambiente e deixá-lo a com a sua personalidade!

Cuidados especiais

Os porcelanatos para a área externa são mais resistentes que as cerâmicas e as pedras naturais, uma vez que possuem baixo índice de absorção de água. Por isso, não há necessidade de impermeabilização das peças.

Porém, justamente por isso, é necessária a instalação de ralos para o escoamento da água da chuva, da água de piscina ou duchas e dos produtos de limpeza diária.

Além disso, porcelanatos de cores mais escuras e menos uniformes ajudam a disfarçar as possíveis manchas que surgem com o tempo, devido às intempéries sofridas pelas áreas externas.

Para garantir a versatilidade, o design e a resistência do projeto, passe longe de escovas abrasivas, ceras e produtos que prometem realçar o brilho. Eles podem causar um efeito contrário ao porcelanato externo, danificar o piso e acabar com a beleza do resultado final. Esqueça também ácidos, produtos de limpeza para pedras e químicos contra ferrugem ou para limpar alumínio.

O processo de limpeza do porcelanato, em qualquer área, é relativamente fácil e bem prático. O primeiro passo é tomado logo após a instalação, quando é preciso fazer uma limpeza com bucha e sabão para tirar a bruma formada sobre o revestimento, prevenindo manchas.

A aplicação do produto Clean Max, da Portokoll, deve ser feita depois dessa limpeza para deixar o piso com aparência perfeita, e repetida para retirar manchas mais difíceis sempre que for preciso.

Durante a limpeza diária, prefira as escovas e vassouras de cerdas macias para varrer, e, ao realizar a limpeza dos porcelanatos para as áreas externas, utilize apenas detergente ou sabão neutro diluído em água.

Para a limpeza pesada, você pode usar produtos com o CIF, o Veja Cloro Ativo ou o Saponáceo Cremoso.

Qualquer um desses produtos deve ser diluído em água, usado em sua versão neutra, aplicado com um pano umedecido nessa solução e depois retirado com pano seco.

Inspirações

Para ajudá-lo a escolher a melhor peça dentre a variedade que temos, separamos algumas linhas da Portobello. Continue a leitura para se inspirar!

porcelanatos-para-as-areas-externas

Linha Gibraltar

A Linha Gibraltar, com superfícies mais intensas e relevos expressivos, vem com a proposta de ocupar ambientes internos e externos. Os modelos Ash, Sand e Ash Chevron são apresentados em grande formato 90×90 com uma atmosfera mais rústica, inspirados na famosa pedra Gibraltar. A linha é reconhecida por tons mais claros e naturais.

gibraltar-ash-chevron-indonesia-volcano

Linha Karst

Porcelanato externo, de massa colorida e com relevo específico, a Linha Karst garante elegância em projetos contemporâneos. Os traços do porcelanato fazem referência à formação geológica das pedras limestone, formando uma peça elaborada e suave, com desenho que se manifesta levemente em tom sobre tom.

geppetto-mos-nero-rigati-karst-nude

Linha Indonesia

Inovação em projetos outdoor, a Linha Indonesia reproduz as pedras vulcânicas em diversos formatos e três tonalidades, eternizando o movimento das erupções. O formato 25×25 é ideal para projetos de paisagismo e de áreas de lazer, seja no piso, seja revestindo a piscina ou os muros.

indonesia-sea-area-externa

Linha Ma.De

Criada para representar uma atmosfera contemporânea é a Linha Ma.De, Matéria Design. O inovador e exclusivo formato 120×120, nos modelos Pietra di Luserna e Pietra di Bercy, completa sua proposta clean e urbana.

made-pietra-di-luserna

Inspire-se com as nossas ideias e surpreenda com projetos simples ou mais arrojados. A escolha é sua e nós podemos ajudar. Entre em contato com a equipe Portobello para saber mais sobre os nossos produtos!

4 Responses
  1. A Portobello não poderia ter melhor e eficiente representante nesta àrea .Esse,sim veste a camisa desta maravilhosa empresa.Meus parabéns.

    1. Olá Hildete, tudo bem?

      Agradecemos o carinho!

      Qualquer coisa ficamos à disposição!

      – Equipe Portobello SA

    1. Olá Adinaldo, tudo bem?

      Você pode conferir todas as opções que temos para o revestimento de áreas externas neste link.

      Qualquer coisa ficamos à disposição!

      – Equipe Portobello SA

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *