Tijolinhos na decoração

A moda dos tijolinhos voltou com tudo. Seja pelo efeito visual ou pelas inspirações, esses elementos charmosos e versáteis abrem um leque de possibilidades para qualquer ambiente.

No escritório com pegada industrial, na sala com móveis de madeira ou no banheiro de estilo clássico, os tijolinhos conferem personalidade e rusticidade à decoração.

Dependendo da proposta decorativa, os tijolos podem aparecer como detalhes ou como protagonistas no ambiente. Mas, quando combinados com outros elementos, eles se adaptam e acabam fazendo parte do todo.

3 dicas para deixar sua casa linda com tijolinhos

Abaixo, separamos algumas dicas e sugestões para você se inspirar com os tijolinhos, os novos preferidos dos arquitetos e designers de interiores.

#1 – Valorize os tijolos com ajuda da iluminação

Atenção especial à iluminação. Lâmpadas mais amareladas, lustres pendentes e luminárias dão um toque todo especial ao ambiente, valorizando a parede com os tijolos à vista.

#2 – Favoreça os contrastes

Busque estabelecer contraste entre os tijolinhos e os outros elementos presentes no prato. As plantas, por exemplo, podem conferir um efeito de profundidade, trazendo vida ao espaço.

Outros artigos decorativos, como espelhos, pôsteres, estantes e ornamentos metálicos, ainda deixam o ambiente mais descolado, dependendo do estilo com o qual você escolher harmonizar.

#3 – Destaque pequenos espaços

Paredes inteiras, ou somente parte delas, podem ajudar a dividir e delimitar espaços sem afetar a sua amplitude. Com a ajuda deste material, também é possível dar vida a espaços até então desvalorizados, como é o caso do corredor e do hall de entrada.

Linhas de Tijolinhos

Liverpool

A azulejaria inspirada no metrô conquista cada vez mais espaço no design contemporâneo. O formato retangular com superfície brilhante e relevo bold da Linha Liverpool, traz a atmosfera das grandes cidades europeias, combinando tradição e modernidade, para novos projetos.

Terracota

A argila moldada úmida e seca em fogo é uma técnica ancestral para uso em artefatos e arquitetura. Terracotta é o nome dessa técnica, que significa “terra cozida” em italiano. Inspirada na tradição artesanal, a Linha Terracota é um revestimento para paredes internas e externas que traz tons contemporâneos da argila para dar calor e aconchego aos ambientes.

Taylor Made Bricks

A linha Taylor Made Bricks é uma releitura autoral dos clássicos tijolinhos. Das mãos dos designers surgem propostas feitas sob medida para ambientes com personalidade própria. Os recursos elaborados de relevo, desenho e composição entre as peças, fazem com que esta linha seja uma versão alta costura da tradição inglesa.

Brit

Os tijolinhos de cerâmica são usados desde a antiguidade na arquitetura, mas o tijolo inglês se destaca dos demais. Uma visita a Londres é uma exposição de fachadas com tijolinhos de diferentes cores e formatos. Por lá é possível apreciar desde os clássicos e históricos, até os mais atuais, que mantém a personalidade em uma versão contemporânea. A partir desse olhar, que percorre o tijolinho inglês através do tempo, foi criada a Coleção Brit em porcelanato, para revestir interiores e fachadas.

All Bricks

Uma curadoria de tijolinhos em seus berços tradicionais como Londres, Chicago e Bruxelas inspirou a Coleção All Bricks. Uma coleção feita para ambientes que buscam atmosfera acolhedora e aconchegante em um mood contemporâneo.

Gostou das dicas? Aproveite que chegou até aqui e deixe o seu comentário! No site da Portobello você ainda encontra uma série de outras dicas e inspirações para o seu projeto.

Esperamos a sua visita!

2 Responses
  1. Bom dia, gostaria muito de ver uma imagem dos tijolinhos da linha stone castle na cor branco aplicados em uma área para uma noção do seu efeito. É possível me enviar? Estou pensando em usa-los em uma lareira. Obrigada!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *