Porcelanato, você sabe o que é?

Lindos e desejados, os porcelanatos são o sonho de muita gente. Mas é comum ver quem acredite que somente os revestimentos brilhosos são porcelanato, e que quanto mais brilhoso o revestimento, melhor é. Você sabe exatamente o que é porcelanato? Não?

Para dismistificar alguns conceitos e facilitar a sua reforma e construção, o Blog Portobello dá esta dica valiosa sobre esse produto que sempre aparece por aqui e é o carro chefe da Portobello.

Porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico caracterizado pelo seu modo de produção, ele pode ser usado tanto interna quanto externamente. Alguns são adequados para áreas de alto tráfego enquanto outros são usados em lojas, escritórios e residências. São muito versáteis e podem inclusive revestir bancadas de banheiros e cozinhas por exemplo.

Suas características principais são: uniformidade de coloração, alta resistência à abrasão física e química, massa homogênea e podem ser classificados como Toda Massa (ou Porcelanato Técnico) e Esmaltado.

Toda Massa ou Técnico

Possui alta resistência mecânica e não recebe esmalte na superfície.

Aqui na Portobello temos exemplares de espessura normal e os Extra Finos com 4,7mm de espessura.

Com a espessura normal você encontrará porcelanatos com os acabamentos de superfície natural (NAT), polido (POL) ou para uso em áreas externas (EXT).

Se você prestar bem atenção, até o acabamento das bordas são diferenciados: quando ele é bem retinho é chamado de retificado (RET) e quando as bordas são levemente arredondadas chamamos de bold.

Geralmente no caso do retificado, o acabamento final é mais uniforme, já que a peça e o rejunte ficam no mesmo nível, e os espaçamentos entre as peças são menores. Enquanto no bold, o rejunte fica um pouco abaixo do porcelanato.

Os formatos para esse tipo de porcelanato são: 60×120, 90×90, 60×60, 45×45.

Extra Fino Nude retificado

 

Brava retificado para áreas externas

Esmaltado

O porcelanato esmaltado assim como o Técnico também possui alta resistência mecânica, mas a diferença é que, como o próprio nome já diz, ele recebe esmalte na superfície.

O acabamento da superfície pode ser natural, que varia de acordo com o produto, por exemplo: o Travertino Navona é acetinado e o Pietra di Savoia é rústico. E para as áreas externas temos porcelanatos um pouco mais ásperos, que evitam quedas em pisos molhados. Ideal para varandas, áreas lazer e piscinas.

Você pode encontrar porcelanatos esmaltados nos seguintes formatos: 10×60, 45×45, 60×60, 45×90, 60×120, 15×120, 20×120, todos com espessura normal.

 

Travertino Bianco e Noce, ambos com acabamento acetinado natural
Pietra di Savoia com acabamento bold e superfície natural rústica

Para aprender ainda mais sobre porcelanatos, visite nosso site www.portobello.com.br. Conheça a área Aplicativos Portobello, com informações técnicas e glossário, faça  o download do iPortobello e dos catálogos impressos, ouça os Podcasts explicativos sobre a nova coleção e muito mais.

Se você gostou ou ainda tem dúvidas sobre este post, pergunte ou deixe seu comentário abaixo!

LogoASSINATURAbranco Na reforma de seu escritório ou na decoração de sua casa, sua melhor escolha em revestimento é Portobello.

Related Posts with Thumbnails