Revestindo paredes amplas

Maria Alice, desing de interiores, que também escreve aqui em nosso blog, escreveu essa matéria em resposta a pergunta de nossa leitora Iatiara. Confira quantas dicas preciosas!

Portobello - Revestindo Paredes Amplas

Quando estamos diante de um ambiente amplo para revestir, como uma fachada, um hall de entrada ou um vão de escada, pensamos como se estivéssemos trabalhando em um mural. E como não somos artistas plásticos para criar uma verdadeira “pintura-mural” – apesar do que, em muitos casos, profissionais de interiores lançaram mão justamente deste expediente, trabalhando em conjunto com um artista – pensamos em criar impacto e “peso visual”. E isto normalmente é obtido através de paginações de revestimentos ou do uso de texturas.

Peças da linha Ecoparquet são algumas opções da Portobello para criar belos painéis amadeirados em paredes amplas.

Peças da linha Ecoparquet são algumas opções da Portobello para criar belos painéis amadeirados em paredes amplas.


As chamadas “paginações” são desenhos que criamos com os revestimentos disponíveis, podendo usar várias cores de uma mesma peça, ou tamanhos diferentes numa mesma cor, ou várias peças de mesma bitola – isto é, de mesma espessura – criando um desenho. Também podemos criar uma colocação diferente para um revestimento de determinado formato, isto é, um quadrado colocado na diagonal ou um retângulo na horizontal.

Já as texturas são obtidas pela aplicação de peças que simulam pedras, por exemplo. Uma das mais bonitas peças das coleções da Portobello que pode ser utilizada desta forma é o “Mosaico Naturale”, da linha “Pietra Naturale”, disponível em dois tons e bastante semelhante a filetes de pedra, com todas as vantagens da colocação de uma peça cerâmica. Mas em várias linhas encontramos os chamados “mosaicos”, que se assemelham a pastilhas feitas a partir de pedras, e que podem ser utilizados com sucesso como revestimento de uma “parede-mural”.

Uma outra alternativa bem interessante para estas situações são as peças em formatos retangulares, encontradas atualmente em opções mais estreitas e mais compridas, como 10 x 60 ou 15 x 60 e até 30 x 120 centímetros. As das linhas “Next”, “City” e “Ecoparquet”, entre outras, formam belíssimos painéis simulando revestimentos metálicos, cimentícios ou lambris de madeira, respectivamente – muito atuais e diferenciados.

As pastilhas em vidro ou resina também podem ser utilizadas em paredes amplas e, neste caso, um trabalho com diversas cores pode ficar bastante interessante. Seja uma cor predominante com várias pequenas peças de outras cores colocadas de forma aleatória, sejam placas de diferentes cores compondo um painel bem alegre, tudo vai depender do estilo que se pretenda imprimir no ambiente em questão.

Maria Alice Miller é designer de interiores carioca dedicada a análise e crítica de design, decoração e arquitetura. Colabora para inúmeros sites e blogs na internet e é editora do blog Casa com Design

Related Posts with Thumbnails