Como limpar o seu porcelanato

Você reformou a sua casa recentemente, trocou o piso, revestiu a parede e, agora, surgiu a dúvida: qual a melhor forma para fazer a limpeza do porcelanato Portobello?

Logo após ser assentado, é comum termos a sensação de que o porcelanato está sem brilho ou manchado. Por isso, é preciso fazer a limpeza adequada das peças após a conclusão da obra.

Limpeza pós obra

Remova a película superficial (bruma) formada sobre o revestimento, com auxílio de pano macio e seco. A limpeza e o acabamento deverão ser realizados no máximo 30 minutos após a aplicação, utilizando uma esponja umedecida em água limpa. Limpe totalmente o revestimento, para evitar manchas. As ferramentas também devem ser limpas com água em abundância, imediatamente após o término do serviço.

Para manter o porcelanato limpo e com brilho, varra o piso com uma vassoura de pelo e, depois, passe um pano de chão molhado. A solução de limpeza deve conter uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro, diluído em cinco litros de água. Depois, seque o piso com um pano seco. Atenção: todos os produtos devem ser diluídos em água.

Na limpeza do rejunte, se o produto não for polido, você pode utilizar o Clean Max da Portokoll, sete dias após o assentamento. Basta diluir o produto em água (1/10), deixar agir por dez minutos e limpar com o lado amarelo da esponja.

Se o porcelanato for polido, aplique saponáceo cremoso (puro) em cima do rejunte. Deixe agir por dez minutos e, depois, limpe com uma esponja, usando o lado amarelo. E, se mesmo assim houver dúvida, dilua o agente de limpeza e faça o teste em uma parte da peça.

Apesar de ser altamente resistente, o esmalte do porcelanato e o próprio rejunte podem ser danificados quando acontecer a aplicação de produtos abrasivos ou substancias químicas inadequadas, causando manchas e deixando a superfície porosa. Por isso, nunca utilize sabão em pó, ceras, escovas, ácidos, água sanitária ou soda cáustica sobre as peças.

Limpeza diária

No dia a dia é facil manter o seu porcelanato limpo e brilhante. Use água e detergente neutro. Para limpeza pesada use CIF ou Assolan saponáceo cremoso.

É importante lembrar que os porcelanatos Portobello estão mais próximos da família das pedras naturais do que da cerâmica, e assim sendo, requerem a mesma cautela necessária ao fazer a manutenção das pedras. Por isso, não utilize ceras ou impermeabilizantes.

Acesse o site da Portobello e encontre mais informações sobre as nossas linhas de porcelanato: portobello.com.br.

Related Posts with Thumbnails