26.06.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Faixada de casa moderna com amplo quinta e trabalho de paisagismo
O porcelanato é uma opção adotada por muitos designers e arquitetos, pois traz elegância e modernidade para diversos ambientes, inclusive fachadas e muros (Projeto: José Ricardo Basiches)

Porcelanato, cerâmica e pastilha: conheça os revestimentos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.06.2023
Entenda as diferenças técnicas e estéticas entre porcelanato, cerâmica e pastilha e inspire-se em projetos incríveis
minutos de leitura

A escolha dos revestimentos da casa é uma etapa prazerosa de qualquer obra ou construção. Mas renovar pisos e paredes é uma tarefa que demanda pesquisa, pois há uma imensa variedade de tipos de cerâmica, porcelanato e pastilha. 

Para fazer a escolha certa, é preciso ficar de olho nas características técnicas de cada produto, em suas vantagens e desvantagens no dia a dia. No conteúdo de hoje, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre os principais tipos de revestimentos e uma lista com projetos para inspirar. Confira a seguir!

Porcelanato, cerâmica e pastilha: qual a diferença?

Para começar, vamos conhecer um pouco melhor cada tipo de revestimento? Antes de partir para as inspirações, é importante saber as características e aplicações de cada um: porcelanato, cerâmica e pastilha. 

Porcelanato

Cozinha  monocromática em porcelanato rosa fosco
Essa cozinha traz porcelanato no piso e cerâmica na parede, entendendo a necessidade de resistência de cada superfície (Projeto: Portobello)

Porcelanato é o revestimento mais resistente e tecnológico que existe atualmente. Feito com materiais nobres e queimado altíssimas temperaturas, ele apresenta enorme resistência técnica. A tecnologia da indústria do porcelanato está em constante evolução, o que produz também uma alta qualidade estética – um marco importante foram as Lastras, por exemplo.

Ele está na categoria dos revestimentos cerâmicos, pois ele é feito principalmente de argila e água, junto de matérias-primas nobres que conferem alta qualidade. Por exemplo, o porcelanato possui rochas em sua composição, o que deixa o material com maior resistência mecânica.

O porcelanato pode reproduzir fielmente alguns materiais naturais, como madeiras, mármores e pedras, com mais sustentabilidade e acessibilidade. Seu processo de extração e fabricação resulta em um produto durável, com excelente custo-benefício.

Principais características

Sala de jantar com grande aparador em madeira, piso e balcão em pedra
O porcelanato é ótimo para bancadas, balcões e mesas, especialmente nas versões em grandes dimensões (Projeto: Maria Araújo / Foto: Felipe Araújo)

Altíssima resistência: o porcelanato pode ser aplicado em diversos ambientes, desde aqueles em que transitam poucas pessoas até os espaços de alto tráfego, inclusive industriais. Basta verificar seu “local de uso” e escolher o mais adequado ao projeto.

Indicação para áreas molhadas: os porcelanatos são, sim, indicados para áreas molhadas. O cuidado que deve ser tomado nesse caso é prestar atenção ao atrito do material. Nesses locais, o ideal é dar preferência para os modelos que possuem acabamento natural ou externo: eles são menos escorregadios.

Juntas discretas: outro benefício do porcelanato são as juntas de assentamento discretas. Nos modelos retificados, não existe variação dimensional, ou seja, todas as peças de um calibre têm o mesmo tamanho. Isso permite que elas possam ser assentadas com juntas de 1,5 mm, ou seja, faz com que o rejunte fique mais discreto, quase imperceptível. 

Versatilidade: sua versatilidade também é surpreendente, passando por porcelanato polido, natural e externo. Podem ser destinados para pisos, fachadas ou o que a criatividade mandar — inclusive para a confecção de mobiliários como bancadas, balcões e mesas.

Facilidade de manutenção: a rotina de limpeza é bem fácil. É preciso apenas varrer e passar um pano úmido com água e sabão neutro ou detergente. Em função das características do material, não é comum haver marcas e manchas na superfície.

Beleza em reproduções muito naturais: por garantir tanto conforto e beleza, o porcelanato é considerado uma das melhores alternativas no mercado, principalmente por aliar praticidade à possibilidade de reprodução da estética de outros materiais — como madeira e pedras nobres.

Grandes formatos: o porcelanato pode ser encontrado em grandes formatos, conhecido como Lastras. Esse tamanho proporciona uma sensação de amplitude ao ambiente. Com as Lastras, também aproveita-se melhor cada peça, adaptando-a para uma paginação perfeita. As Lastras conferem um acabamento fino e elegante, que deixa qualquer ambiente mais bonito. 

Sustentabilidade: o porcelanato também é um material de construção sustentável, pois é reciclável e não causa impacto ambiental ao ser descartado. Esse revestimento pode ser reutilizado como insumo nas etapas básicas da construção civil e não libera substâncias tóxicas no ambiente. Além disso, ele reproduz materiais como mármore, pedras e madeira, sem que eles precisem ser explorados na natureza. 

Cerâmica 

Área gourmet com destaque para o revestimento em verde e elementos da decoração em madeira
A linha de cerâmicas Terralma, da Portobello, traz uma grande variedade de cores que deixam qualquer ambiente mais charmoso (Projeto: Larissa Mendes / Foto: Luiz Franco) 

É a opção que está há mais tempo no mercado brasileiro. As cerâmicas são feitas a partir da mistura de argila e outros compostos (naturais ou sintéticos). Da mesma maneira que o porcelanato, porém com uma diferença importante no processo de fabricação: o consumo de água é bem menor. 

A cerâmica é um material mais básico que o porcelanato, em geral, com formatos menores, menor resistência, menos tecnologia e menos design. Ainda assim, é um ótimo material para pisos de locais de baixo tráfego, paredes e projetos com orçamento mais baixo.

Principais características

Área do bar com revestimento colorido e decorado com suculentas e plantas
Em espaços de grande circulação, a cerâmica funciona bem nas paredes, combinada com o porcelanato no piso (Projeto: Doma Arquitetura / Foto: Fran Parente Fotografia)

Custo acessível: o custo acessível é um de seus melhores atributos. Mas isso não faz com que a cerâmica deixe de lado a qualidade e a durabilidade — inclusive, ela costuma ser tão durável quanto o porcelanato. Além de haver vários modelos à disposição no mercado, tem manutenção simples.

Resistência: a cerâmica é muito resistente, mas somente após aplicada. Antes disso, seu manuseio e transporte demandam cuidados, pois ela pode quebrar caso sofra alguma queda ou impacto.

Facilidade de limpeza: uma boa vantagem para quem tem problemas alérgicos e respiratórios é que a cerâmica não permite a proliferação de bactérias e fungos. A limpeza deve ser feita apenas com detergente neutro e um pano úmido. 

Beleza: Em termos estéticos, pode apresentar vários padrões, alguns mais naturais (que remetem a materiais como a argila), e outros elaborados, com estampas e desenhos. A maioria apresenta bordas arredondadas, pois as peças não são retificadas.

Pastilha

Sala de jantar iluminada com destaque para a cerâmica da parede e balcão de pedra com pastilhas em tons de azul
Misturar cores e texturas em alguns detalhes deixa o ambiente com personalidade (Projeto: Thalita Bozi)

Diferentemente dos demais revestimentos citados, as pastilhas são mais utilizadas como elemento decorativo em paredes, bancadas, piscinas e fachadas. As peças têm formatos pequenos e normalmente são comercializadas teladas.

Elas servem principalmente para criar detalhes e trazer personalização do ambiente conforme o gosto do cliente. Geralmente, são feitas de porcelana, de cerâmica ou de vidro, mas existem novas opções de metal e madeira.

A delicadeza é o principal atributo que difere essas peças de outros acabamentos. O material é geralmente comercializado em placas e exige atenção na hora do assentamento.

Principais características

Cozinha em tons neutros combinando com armários em madeira clara
A linha Botanique da Portobello une a delicadeza dos formatos pequenos com a suavidade dos tons pastel, formando a opção perfeita para ambientes mais clean (Projeto: Laís Abreu)  

Beleza e criatividade: apesar de serem pequenas (ou justamente por isso), elas garantem destaque e um toque de inovação para qualquer ambiente, sem deixar de lado a durabilidade e a resistência. As tonalidades são diversas: existem placas que apresentam nuances diferentes e outras com todas as peças iguais, por exemplo.

Custo alto: as pastilhas tendem a ser mais caras que a cerâmica comum e que o porcelanato, mas compensam porque são geralmente usadas em espaços menores (como uma faixa em uma parede) para não carregar o ambiente.

Indicação para áreas molhadas: quanto à questão de umidade, é preciso avaliar caso a caso. Se for uma parede que recebe água ou vapor, não há problema nenhum. Mas se houver algum tipo de infiltração na parede, é preciso eliminá-la totalmente antes de aplicar as pastilhas.

Durabilidade: elas são muito duradouras e tendem a permanecer intactas por um bom tempo, sem perder o brilho e as características naturais. Entretanto, é preciso tomar cuidado com produtos químicos. A resistência desse material é igual à do porcelanato ou da cerâmica, mas, dependendo do produto e de sua concentração, as pastilhas podem ser danificadas.

Flexibilidade: por fim, outra vantagem é sua fácil adaptação a diferentes formatos de parede — ela se ajusta muito bem a superfícies curvas, por exemplo.

Porcelanato, cerâmica e pastilha: qual o melhor ambiente para cada um?

Como você viu, cada tipo de revestimento tem características próprias e, por isso, costuma ser utilizado com fins específicos. Mas se ficou alguma dúvida, explicamos a seguir quais as melhores aplicações para porcelanato, cerâmica e pastilha.

Áreas externas

Área externa com piscina e deck com vista para a natureza
Para áreas externas, a Portobello tem uma grande variedade de opções de porcelanato antiderrapante, com maior atrito, mas sem perder a delicadeza e a elegância (Projeto: Fernanda Villefort / Fotos: Jomar Bragança) 

Em primeiro lugar, é importante definir se o ambiente no qual o revestimento será aplicado é interno ou externo. Pois quando pensamos em áreas externas ou molhadas, em residências ou locais públicos, temos que considerar os tipos com resistência ao escorregamento (chamados popularmente de “antiderrapantes”) e maior atrito. 

Além disso, é importante prestar atenção a outras características, como a limpabilidade, resistência química, expansão por umidade e absorção de água.

A norma brasileira define quais características que porcelanatos, cerâmicas e pastilhas devem ter. Nas áreas molhadas, é estabelecido que o revestimento de piso deve ter atrito igual ou superior a 0,4, independentemente de ser utilizado em área interna ou externa. 

Na Portobello, esse valor pode ser considerado baixo para áreas externas, local em que muitos acidentes costumam acontecer. Então, a recomendação é o uso de porcelanato que tenha atrito igual ou superior a 0,6 para áreas externas planas e 0,8 para rampas de até 12,5%.

Áreas internas 

Cozinha com balcão em L verde fosco combinando com o revestimento da parede
As cerâmicas são ótimas para dar mais cor e personalidade a ambientes como cozinhas e banheiros (Projeto: Doma Arquitetura / Fotos: Mariana Orsi) 

Dentro de casa, o ideal é utilizar porcelanatos, cerâmicas e pastilhas com absorção de água de até 10%. Quanto ao atrito, nas áreas secas é possível utilizar o acabamento polido, cujo atrito é 0,3 — e ainda permite um ambiente mais clássico e sofisticado. Como você viu, tanto cerâmicas, quanto porcelanatos funcionam bem nesses ambientes. 

Há ainda opções com texturas e relevos. O porcelanato ripado, por exemplo, é sustentável e resistente. Esse material, que reproduz ripas de madeira, deixa os ambientes mais aconchegantes e adiciona diferentes texturas à decoração. É possível usá-lo como revestimento de parede ou até na cabeceira da cama

Para as áreas internas, as pastilhas também são uma excelente opção para cozinhas e banheiros. No banheiro, você pode aplicar em nichos na parede ou em toda a área do banho. Na cozinha, invista no material para revestir paredes de fundo (atrás da cuba, por exemplo), para dar mais cor e vida ao espaço.

Vale lembrar que, hoje em dia, elas contam com variados modelos e formatos, não só aqueles mais tradicionais. Podem vir em diversas texturas, com estampas, mosaicos e até composições em degradê!

A Portobello oferece muitas opções de porcelanatos, cerâmicas e pastilhas. Que tal escolher uma delas para renovar sua casa? Veja quais são os lançamentos mais atuais.

Se ficou com dúvidas ou quer dar alguma sugestão, deixe seu comentário abaixo!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato, cerâmica e pastilha: conheça o...

Porcelanato, cerâmica e pastilha: conheça os revestimentos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies