Mais 6 dicas para evitar dores de cabeça durante sua obra!
13 Faça desde o primeiro momento uma descrição resumida do acabamento. Defina o que melhor couber no valor a partir da verificação da disponibilidade financeira aproximada para a obra que pretende executar, evitando atrasos.
14 Verifique se no local existe rede de energia, água, esgoto, gás e cabos telefônicos. Esses itens auxiliam a prever gastos a mais no orçamento da obra.
15 Prepare-se para custos extras com a limpeza do terreno e, na sequência, com o levantamento planialtimétrico (topográfico).
16 Fuja da desorganização. Faça um projeto com cronograma físico e financeiro definitivo. A partir disso, a equipe de trabalho (pedreiros, encanadores, telhadistas, etc), geralmente coordenada por um mestre de obras, poderá seguir as etapas e cumprir os prazos para concluir o projeto.
17 Cobre a realização das reuniões entre o mestre de obras e o arquiteto. O acompanhamento e a fiscalização permitem que todas as etapas sejam efetuadas corretamente.
18 Acompanhe a obra para entender a origem dos gastos e prazos existentes. Existem fases mais lentas como alicerces e acabamento. Em outras, parece progredir muito, como levantamento de paredes e colocação de piso.
Ainda teremos mais 2 posts com dicas para sua obra não dar dor de cabeça! Se você perdeu o primeiro da série, clique aqui . Se perdeu o segundo também, é só clicar aqui.
Todas as dicas foram dadas pela Arquiteta Valquíria Leite, de Cunha-SP, pelo arquiteto Luis Carlos Diniz, de Itaipava-RJ e pelo engenheiro civil Bernardo Correa Neto, em entrevista dada a revista Construção do Começo ao Fim 2009 da editora Casa Dois











Deixe seu comentário